de 10 a 14/12

  • Quarta, Quinta, Sexta, Sábado e Domingo
  • Vários locais e horários
  • Classificação indicativa: livre
  • Grátis
  • Consulte toda programação no site da SMC

Evento traz companhias do Brasil, México, Argentina, Uruguai e Canadá e ocupa espaços culturais da capital

A cidade de São Paulo abre espaço para o riso com a realização do Festival CidadeCirco, que acontece de 10 a 14 de dezembro, com programação gratuita dedicada às artes circenses. O evento reúne companhias brasileiras e internacionais e ocupa espaços como o Centro Cultural São Paulo (CCSP), Parque do Carmo, Teatro Flávio Império, Centro Cultural Olido, Centro de Memória do Circo e outras lonas e centros culturais do município.

Promovido pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, o festival é realizado com recursos do Edital de Festivais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e marca as comemorações do Dia do Palhaço, celebrado em 10 de dezembro. A abertura será feita com um cortejo que percorre as ruas do centro da cidade, do Centro de Memória do Circo até o Largo do Paissandu, reunindo artistas e público em uma grande celebração urbana.

A programação conta com grupos e artistas do Brasil, além de companhias internacionais vindas da Argentina, México, Uruguai e Canadá, como Cabaret Capricho (México), Payaso Cenizas (Argentina), Tato Villanueva e coletivos argentinos, Plataforma Clo (Uruguai) e o projeto canadense Acting for Climate Montreal. A agenda inclui espetáculos, sessões de cinema dedicadas ao circo, debates, encontros profissionais e oficinas formativas.

Para o secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Totó Parente, o circo vai além da linguagem artística: é memória afetiva e formação cultural.

“Eu cresci em uma cidade do interior e o circo foi meu primeiro contato com a arte. A primeira vez que vi artistas de perto, que senti aquele frio na barriga da emoção, foi debaixo de uma lona. O circo tem esse poder raro de tocar todo mundo, de falar com crianças, jovens e adultos ao mesmo tempo. Por isso, esse festival é tão especial, ele reconecta a cidade com esse afeto, com essa experiência transformadora que é a cultura”, afirma.

Reconhecida oficialmente como patrimônio imaterial do Estado de São Paulo pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), a arte circense integra a política cultural da cidade, que tem ampliado o apoio à circulação de espetáculos, à formação e ao fomento.

Além da programação de dezembro, a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa anuncia uma nova celebração em 2026: no mês de março, São Paulo realiza mais uma edição da tradicional Noite de Gala do Circo, em comemoração ao Mês do Circo, reunindo artistas e companhias em uma grande homenagem à trajetória e à força simbólica da linguagem circense na cidade.

Toda a programação do Festival CidadeCirco é gratuita e pode ser consultada nos canais oficiais da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura de São Paulo.

 

A agenda está sujeita a alteração.