Direto da Curadoria: literatura com Thiago Carvalho

O curador de literatura Thiago Carvalho, em parceria com as Bibliotecas do CCSP, indica o livro Sejamos Todos Feministas, da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, acreditando ser uma boa leitura de introdução ao feminismo:

O que significa ser feminista no século 21? Por que o feminismo é essencial para libertar homens e mulheres? Neste ensaio agudo, sagaz e revelador, Adichie parte de sua experiência pessoal para pensar o que ainda precisa ser feito para que as meninas não anulem mais sua personalidade para ser como esperam que sejam, e os meninos se sintam livres para crescer sem ter que se enquadrar nos estereótipos de masculinidade. “Sejamos todos feministas” é uma adaptação do discurso feito pela autora no TEDx Euston, que conta com mais de 1 milhão de visualizações, e que foi musicado por Beyoncé (vídeo a seguir).

O texto de Chimamanda apresenta a fluidez e o didatismo dos grandes discursos. Ecoa o “I have a dream” de Martin Luther King Jr. por toda a escrita da autora, brilhantemente performada na palestra. A igualdade aqui, no entanto, é um apelo que envolve classe, raça e, fundamentalmente, gênero. Com descrições potentes do cotidiano, no recorte de uma mulher negra e nigeriana, Chimamanda expande as questões a respeito do feminismo a quem queira notá-las. Seu didatismo e profundidade acertam a todos que não se façam surdos às urgências que a desigualdade entre mulheres e homens provocam.

Ideal para introduzir os mais desavisados às discussões sobre o tema, é largamente utilizado em salas de aula e pode facilmente servir de suporte aos professores que queiram se alongar na análise e na produção textual, fundamentos para quaisquer vestibulares que estejam no horizonte dos alunos. 

Saiba onde baixar:
Saraiva
iBooks
Kobo
Amazon

Saiba mais sobre Chimamanda Adiche, por Juliana Cristina, em Chimamanda Adiche – Escrevendo uma nova história para África

>>> Veja mais matérias do #CCSPdeCasa aqui!

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
plugins premium WordPress