04/06
- Sábado, das 18h30 às 20h30
- Na Sala Adoniran Barbosa
- Classificação Indicativa: livre
- Grátis
- Os ingressos estarão disponíveis na bilheteria uma hora antes da apresentação. Para retirá-los, será necessário apresentar o comprovante de vacinação da Covid-19 (físico ou digital), com no mínimo duas doses.
Em mais uma edição das Dialéticas Afro-Musicais, o CCSP recebe a roda de conversa (gira de conversa) “Heranças Afro-banto na formação da identidade brasileira”, e o show musical “Dos batuques aos sons contemporâneos”.
Através das giras de conversa e apresentação artístico-cultural, o projeto “Dialéticas Afro-Musicais” trará algumas narrativas fundamentais para compreendermos parte do processo de elaboração das manifestações culturais existentes no país, com recorte especial nas manifestações culturais afro paulistas. As apresentações musicais serão realizadas a partir das danças e toques dos tambores tradicionais fazendo uma conexão com os ritmos contemporâneos. Importante ressaltar que os palestrantes convidados para a mesa de debates são destacadas personalidades da intelectualidade afro brasileira, nos proporcionando um debate bastante construtivo e relevante.
Este projeto, sobretudo, contribui para a construção de uma contra narrativa do povo negro nesse país e sua conexão com as diversas áfricas que nos constituem culturalmente. Portanto, enseja estar em lugares que possam ser acessados pelo maior número de pessoas, da periferia ao centro. Por fim, o projeto pretende mostrar as contribuições históricas e estruturais na formação das culturas populares de matriz africana no Brasil a partir da diáspora negro-africana do século 16, bem como inserir as atuais formas de reflexões e narrativas discutidas nos espaços acadêmicos, educacionais, políticos, culturais, na atuação dos diversos atores e organizações que compõem o pensamento crítico-cultural brasileiro.
Ficha técnica
Palestrantes convidados: Kelly Adriano e Salloma Salomão | Mediação: Tadeu Augusto Matheus (Tadeu Kaçula) | Artistas convidados: Banto Samba Club e Acarahyba Trio.