28/01
- Domingo
- Aniversário da cidade de São Paulo
- Sala Circuito Spcine – Lima Barreto
- Classificação 16 anos
- Grátis
- Retirada na bilheteria física com 1h de antecedência (cinema)
- Confira a programação completa abaixo
No mês em que a cidade comemora 470 anos, o Cineclube Disgraça entra em seu segundo ano de morada no CCSP com uma proposta especial. Dentro da programação de aniversário de São Paulo, o Disgraça traz 03 sessões ao longo do dia, carregadas de curtas que nos conduzem às distintas ruas, bairros, décadas e imaginações que compõem a complexidade da capital paulista.
Na primeira, PARAÍSOS DO AMOR, dois coletivos/produtoras nascidas nos cursos universitários de São Paulo de diferentes épocas, mostram a amargura, a loucura e a violência da cidade em imagens de experimentação plástica e de modo de produção. A Paraísos Artificiais, surgida na ECA-USP nos anos 90, encontra a Filmes de Amor, surgida nos anos 2000 no curso de cinema da FAAP.
Em CINCO VEZES SÃO PAULO, as perambulações pelas ruas em que só é perene o constante ato de destruir e reconstruir. Dos vagabundos de Fragmentos da Vida (1929) aos jovens entediados de Documentário (1966); do submundo de Demônios (2004) ao alto das torres de O Paraíso em suas Mãos (2010).
Por fim, a zona sul de São Paulo sob a ótica de um rebento direto de suas esquinas. VISTAS CAPÃO REDONDO: LINCOLN PÉRICLES. Uma viagem pela prolífica produção do realizador em que a história do bairro e sua própria história se amalgamam numa sensível reflexão sobre trabalho, afeto, pertencimento, classe e coletividade.
PROGRAMAÇÃO
15h00 – Sessão 01_PARAÍSOS DO AMOR
O universo, Nicolas Thomé Zetune
2015, 21min, 16mm (exibição em digital)
Sinopse: “Será que dessa vez a gente vai conseguir se separar?”
Kyrie ou o início do caos, Debora Waldman
1998, 14min, 35mm (exibição em 35mm)
Sinopse: Uma mulher é hipnotizada por um som místico e a partir daí o caos começa a se espalhar.
São Paulo com Daniel, Deborah Viegas & Nicolas Thomé Zetune2015, 30 min, 16mm (exibição digital)
Sinopse: O amor é confiança mútua no tempo presente.
Noite final menos cinco minutos, Debora Waldman
1994, 10min, 35mm (exibição em 35mm)
Sinopse: Enquanto há gasolina, um Maverick avança em alta velocidade por estradas vazias.
Sinhá Demência e outras histórias, Carlos Botosso, Christian Saghaard
1995, 18min, 16mm
Sinopse: Uma presença anímica que flui e clareia
17h00 – Sessão 02_CINCO VEZES SÃO PAULO
Fragmentos da vida, José Medina
1929, 30min, 35mm, (exibição em digital)
Sinopse: Numa obra, um operário agoniza, após um acidente, e conta ao filho as virtudes do trabalho honesto, mas não é ouvido. Transformado em vagabundo e tendo como companhia pessoas más, o jovem decide ser preso para encontrar um consolo contra o inverno.
Documentário, Rogério
Sganzerla
1966, 11min, 16mm (exibição em DCP)
Sinopse: Em uma tarde de ócio e falta de rumo pelas ruas de São Paulo, dois jovens dialogam sobre o que fazer, tendo somente como motivação aquilo de que trata esta estreia de Sganzerla no cinema: o próprio cinema.
O paraíso em suas mãos, Carolina Ghidetti
2010, 14min, 35mm, (exibição em digital)
Sinopse: Na cidade que não pára, todos trabalham para a Grande Construção.
Meressias, Christian Saghaard
1994, 6min, 16mm
Sinopse: Homem comum ingressa em gangue de messias assassinos.
Demônios, Christian Saghaard
2004, 25min, 35mm
Sinopse: Luz, som e sangue; um pesadelo alucinante com personagens do universo underground do centro de São Paulo.
19h00 – Sessão 03_VISTAS CAPÃO REDONDO: LINCOLN PÉRICLES
Cohab, Lincoln Péricles
2013, 9min, digital
Sinopse: Um dia no meu prédio: o horizonte, as crianças, os amigos e os blocos.
Mutirão: o filme, Lincoln Péricles
2022, 10min, digital
Sinopse: Uma criança apresenta a construção da sua quebrada.
Aluguel: o filme, Lincoln Péricles
2015, 16min, digital
Sinopse: A reunificação pacífica não acontecerá.
Ruim é ter que trabalhar, Lincoln Péricles
2015, 9min, digital
Sinopse: Alguns dias antes da copa do mundo no Brasil, um operário reflete sobre seu trabalho.
Filme dos outros, Lincoln Péricles
2014, 20min, digital
Sinopse: Primeiro cinema. A classe média filme e nóis assiste.