10/8
- Domingo, às 17h e 19h
- Sala Circuito Spcine – Lima Barreto
- Verifique a classificação indicativa de cada filme
- Grátis
- Retirada de ingressos 1h antes da programação, apenas na bilheteria física do CCSP
Filmes que exploram o sombrio, o desconhecido, o extraordinário. Esse é o universo do Cineclube Phenomena, que desde 2014 oferece exibições mensais de obras cultuadas que desafiam convenções e incendeiam a imaginação. O cinema fantástico, em sua essência, catalisa transformações sociais e individuais, trazendo questões filosóficas e contemporâneas à luz por meio de metáforas e mitologia, consolidando o Phenomena como um polo de inovação cultural em São Paulo. E se um filme transformasse sua vida? Nossa missão é manter vivo o ritual de mergulhar no escuro com uma tela gigante e som envolvente e deixar um filme nos transportar para mundos estranhos e aventuras inesperadas. Junte-se a nós e vamos comemorar a centésima sessão do cineclube com sorteios e surpresas no CCSP!
Cidade das Sombras e O Homem Duplo explora onde tecnologia e escuridão distorcem a realidade. Cidade das Sombras arrasta para uma metrópole gótica manipulada por alienígenas, num quebra-cabeça hipnótico. O Homem Duplo reflete a paranoia de um futuro drogado, com animação em rotoscopia que fragmenta a percepção. Uma noite de sci-fi inquietante.
Programação:

17h00
O HOMEM DUPLO, de Richard Linklater
A Scanner Darkly, EUA, 2006, 100’, DCP, 16 anos
Com Keanu Reeves, Winona Ryder, Robert Downey Jr.
O agente secreto Bob Arctor infiltra-se entre usuários da droga Substance D, que fragmenta a percepção, mas perde o controle ao vigiar seus amigos com tecnologia de anonimato. Baseado em Philip K. Dick. Curiosidade: A rotoscopia cria um visual que espelha a realidade distorcida, com um elenco estelar improvisando diálogos.

19h00
CIDADE DAS SOMBRAS, de Alex Proyas
Dark City, Austrália/EUA, 1998, 100’, DCP, 14 anos
Com Rufus Sewell, Kiefer Sutherland, Jennifer Connelly
John Murdoch acorda sem memória numa cidade sombria, acusado de assassinatos que não lembra. Perseguido por Strangers, seres que manipulam a realidade, descobre que a cidade é um experimento alienígena. Curiosidade: Lançado antes de Matrix, compartilha temas de realidade fabricada, com uma estética gótica única.