#CCSPindica: Semana do Rock – 12 documentários para você mergulhar no gênero

Na semana de celebração ao Rock, preparamos uma lista de documentários nacionais e internacionais que vão te fazer mergulhar nesse universo tão plural e determinante no comportamento cultural das últimas gerações. Se você quer viver a nostalgia dos rock nacional dos anos 90 ou conhecer mais sobre a biografia de uma figura icônica, então já rola essa lista pra baixo e dá uma olhada nas indicações!

Janis: Little Girl Blue

sinopse: O documentário gira em torno de Janis Joplin, uma estrela do rock norte-americano. Porém, é abordado uma visão fora da música, revelando a mulher doce, sensível, confiável e poderosa que era por trás da lenda. Um relato de uma vida épica e turbulenta que mudou o mundo da música para sempre.

Sem Dentes: Banguela Records e a Turma de 94

sinopse: Nunca o Brasil foi tão rock’n’roll quanto nos anos 1990. Confira como Raimundos, Chico Science, Skank, Planet Hemp, Mundo Livre S/A e outras jovens bandas mudaram o jeito de fazer música elétrica no país.

Rolling Thunder Revue: A Bob Dylan Story by Martin Scorsese

sinopse: O filme dirigido por Martin Scorsese é um pseudo-documentário americano, composto de material fictício e não ficcional, que cobre a turnê de Bob Dylan em 1975.

The Punk Singer

sinopse: Um olhar sobre a vida da cantora Kathleen Hanna, criadora e vocalista do Bikini Kill. Sucesso nos anos 1990, a banda foi pioneira do movimento Riot Grrrl, que inseriu o feminismo na cena punk. Ao contar a trajetória da artista, o filme também revela sua luta contra a Doença de Lyme.

Raul – O Início, o Fim e o Meio

sinopse: Enquanto o mundo fervilhava no ritmo frenético de Elvis Presley, um menino da Bahia deu a luz ao Rock no Brasil. Um jovem sem limites que conquistou o coração e a mente de milhares de fãs, Raul Seixas foi um homem que virou mito. O filme desvenda por imagens raras de arquivo, encontro com familiares, conversas com artistas, produtores e amigos, a trajetória da lenda do Rock brasileiro.

Faça Você Mesma

sinopse: Faça Você Mesma é um documentário de longa metragem que busca pelos desdobramentos do movimento punk feminista Riot Grrrl a partir da trajetória de mulheres que foram e são atuantes na cena brasileira, e em paralelo resgata a história do movimento através de imagens de arquivo de diferentes épocas e entrevistas com diferentes mulheres que viveram na cena punk desde a década de 90.

O Barato de Iacanga

sinopse: O documentário relata a história do Festival de Águas Claras, o lendário festival ao ar livre de música brasileira que fez sucesso entre a década de 1970 e de 1980. Conhecido como o Woodstock do Brasil, o evento se tornou símbolo da contracultura no país.

Feito Por Elas – O Rock Feminino e Feminista da Cidade de São Paulo

sinopse: Durante muito tempo, lugar de mulher no Rock era na plateia ou, no máximo, cantando, e ainda só se fosse bonita. Mas elas pegaram os instrumentos e foram ocupando todos os lugares do palco. “Feito por Elas” é um instantâneo de como muitas mulheres, empunhando guitarras, baixos e esmurrando baterias combatem o machismo e a misoginia no underground paulistano.

Keith Richards: Under the Influence 

sinopse: Num documentário original e ímpar, conheça as pessoas e os sons que inspiraram a lenda do rock ‘n’ roll Keith Richards, desde a sua infância até aos dias de hoje.

Cássia Eller – O Filme

sinopse: Repleto de imagens de arquivo e entrevistas, o filme reconstrói a trajetória de Cássia Eller e traz cenas inéditas da vida pessoal da cantora, desde seu surgimento na cena musical, no final dos anos 80, até a sua morte precoce em 2001.

Loki! Arnaldo Baptista

sinopse: O documentário gira em torno da vida e obra do músico brasileiro Arnaldo Baptista, fundador da banda Os Mutantes, um dos grupos mais importantes da Tropicália.

Rock Brasil 70 – Viagem Progressiva

sinopse: Documentário realizado em 2013 com o objetivo de descrever, contextualizar e trazer para a atualidade a história do rock progressivo feito no Brasil, um movimento artístico/musical que, apesar de ter representado uma gigantesca importância histórica para a cronologia do rock e da música nacional, acabou não tendo tanto destaque em sua época, muito menos lembranças de grande reconhecimento no presente.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
plugins premium WordPress