#CCSPindica: conheça o Dicionário de Ruas de SP

Na correria do dia a dia muitas vezes não paramos para pensar ou nos perguntar sobre o significado dos nomes das ruas e avenidas que fazem parte da nossa cidade, até mesmo do nosso próprio endereço, onde residimos por anos, ou a rua do nosso trabalho que frequentamos diariamente. Mas acredite, por trás de todos os nomes há uma história para ser contada e rememorada, que nos ajuda a entender parte da trajetória e das transformações de nossa cidade. 

Pensando nisso, o Arquivo Histórico Municipal de São Paulo disponibiliza um portal na internet chamado Dicionário de Ruas. O objetivo dessa ferramenta é apresentar informações a respeito dos logradouros públicos do município. Você sabia, por exemplo, que no início do desenvolvimento das cidades, não havia muito critério para nomeação das ruas? Esse processo era feito espontaneamente pela população, e só mais tarde começou a ser regulamentado pelo poder público. Através do Dicionário, qualquer pessoa pode procurar dados sobre os inúmeros endereços da capital, além de ter acesso a uma galeria de fotos e mapas antigos de São Paulo, entre outras informações super interessantes. 

Todo esse acervo e pesquisa é administrado pela Coordenação de Denominação de Logradouros e Próprios Municipais, do Arquivo Histórico Municipal de São Paulo. Fazem parte das atribuições desse segmento público analisar e emitir pareceres para os órgãos da Administração Pública Municipal sobre as denominações de logradouros, bem como propor nomes que possam ser utilizados segundo os critérios definidos em lei. 

Clique aqui e conheça o Dicionário! 

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
plugins premium WordPress