#CCSPindica: Conheça o acervo online de Carolina Maria de Jesus

Nesta quinta-feira, dia 19 de agosto, comemora-se o dia em que Carolina Maria de Jesus lançou seu primeiro livro, Quarto de Despejo. A ex catadora de papéis narrou em seu diário as suas próprias experiências de vida na favela do Canindé, em São Paulo, onde vivia com sua família. 

Uma das primeiras escritoras negras a ganhar visibilidade na história brasileira, Carolina Maria de Jesus se consagra na memória literária e ganha espaço no acervo de literatura do IMS. A coleção, disponível em carolinamariadejesus.ims.com.br, traz aspectos de sua vida e obra, reunindo manuscritos, vídeos e conteúdos diversos.

O acervo também disponibiliza o disco Carolina Maria de Jesus canta, gravado há exatos 60 anos atrás, em 1961. Poucos podem saber, mas além de escritora, Carolina Maria compunha canções e era multiartista. Pertencente ao acervo de José Ramos Tinhorão, hoje sob guarda do IMS, as gravações podem ser escutadas na Rádio Batuta

Além disso, sob curadoria Raquel Barreto e Hélio Menezes, curador de Arte Contemporânea do Centro Cultural São Paulo, o IMS Paulista traz a exposição Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os brasileiros. A exposição celebrará a trajetória e produção literária da mineira, podendo ser visitada a partir de setembro deste ano. Para mais informações, acesse aqui a programação completa. 

Texto: Lara Tannus

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
plugins premium WordPress