Mais do que uma maneira de valorizar a cultura à qual pertencemos, o consumo de literatura nacional se tornou uma forma de resistência e de empoderamento – especialmente para combater episódios recentes que beiram a censura. Para valorizar a essência revolucionária da literatura e encurtar a distância entre quem lê e quem escreve, assista a uma coletânea de entrevistas raras disponíveis no YouTube sobre alguns grandes nomes da literatura brasileira:
Conceição Evaristo
Conceição Evaristo é um nome essencial para a literatura brasileira contemporânea e para o ativismo negro no Brasil. Nessa entrevista, a autora mineira relembra sua trajetória na escrita e fala da luta por uma literatura que empodere a mulher negra.
Clarice Lispector
Essa é uma das raras entrevistas concedidas pela escritora Clarice Lispector, mulher de contos, romances e ensaios que nos revelam o nosso interior mais profundo sem que se perceba. Ucraniana naturalizada brasileira, Clarice é uma das nossas escritoras mais importantes do século XX.
Carlos Drummond de Andrade
Drummond é um dos nomes mais reverenciados da poesia brasileira, principalmente pelo poema No Meio do Caminho. Essa breve entrevista traz encantadoras respostas do Drummond que nos permitem conhecer o porquê de sua obra transcender a academia e dialogar com tantos leitores.
Guimarães Rosa
Num raro registro em vídeo, Guimarães Rosa explica sua obra com simpatia e simplicidade para o alemão Walter Höllerer. É um ótimo conteúdo para conhecer o homem que concebeu o monumental Grande Sertão: Veredas. O diálogo é legendado e as respostas de Guimarães são em português.
Mário Quintana
Nessa entrevista você pode assistir a leveza e a sabedoria que marcam a obra e a pessoa de Mário Quintana, poeta gaúcho autor dos famosos versos “Eles passarão… / Eu passarinho!”. Nas suas respostas, o autor, jornalista e tradutor discorre sobre o que é ser poeta e o que é ser gaúcho, passando por sua própria história de vida.
Texto: Isabela Pretti
>>> Veja mais matérias do #CCSPdeCasa aqui!