9 podcasts pra ouvir enquanto está em casa

Nesses tempos de prédio fechado e programação adiada, o #CCSPdeCasa é uma iniciativa de textos que busca sair dessa inércia e dar continuidade à nossa missão de democratização da cultura do melhor jeito possível: pela internet. Nos artigos desse período, você vai poder acompanhar algumas indicações culturais e compilações de atividades que podem ser acessadas virtualmente, para que juntos possamos espairecer e, mais que isso, nos conectarmos com a arte e suas reflexões independentemente da rotina ou geografia.

 

1. CCSP PODCASTS
O CCSP possui seu próprio podcast para registros, curiosidades e manutenção da memória. Os conteúdos variam entre entrevistas e apresentações de artistas, discussões sobre as programações com curadores e curiosidades sobre os nossos espaços. Vale conferir!

Disponível em: CCSP Podcasts, Google Podcast.

 

2. Autoconsciente
Um podcast quinzenal produzido e apresentado por Regina Gianetti, especializada em autoconhecimento e mindfullness. Cada episódio traz uma reflexão sobre um tópico da saúde mental e sua manutenção, sempre de forma acessível e acolhedora. Nas palavras da apresentadora: “nossos cérebros andam super-ocupados! A gente se envolve com uma infinidade de coisas, e se desconecta de si mesmo. Dispersa energia com o que é irrelevante, e não consegue focar no que é importante. A gente faz, faz, faz, faz, e não realiza. Nossa mente viaja no tempo e no espaço, e ignora o aqui, agora, que é onde a vida realmente acontece. Isso faz sentido pra você? Então escuta aqui!”

Disponível em: Spotify, Deezer, SoundCloud, Apple Podcast e no próprio site.

 

3. Rádio Piauí
A Revista Piauí também produz vários conteúdos de áudio, disponíveis online e gratuitamente. No site, você pode acessar os quatro podcasts que eles produzem: Maria vai com as outras, Foro de Teresina, A Terra é redonda e Tudo o que você não quer e não precisa saber sobre a Copa (TQVNQENPSSC).

>>> Maria vai com as outras: Apresentado por Branca Vianna, o podcast consiste numa série de entrevistas sobre a mulher e sobre posição dela na sociedade.

>>> Foro de Teresina: esse é o podcast de política da Revista Piauí. É apresentado por Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Malu Gaspar. 

>>> A Terra é Redonda: apresentado por Bernardo Esteves e produzido pela Rádio Novelo, esse podcast fala sobre ciência.

>>> Tudo o que você não quer e não precisa saber sobre a Copa: atualmente inativo, o podcast foi ao ar durante a copa de 2014. Entretanto, o conteúdo produzido pelos botafoguenses João Moreira Salles e Flora Thomson-DeVeaux, pelo pontepretano João Brizzi e pelo ateu clubístico e nominalmente vascaíno Alexandre Gontijo estão disponíveis para os amantes do futebol.

Disponível no: Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Castbox, Soundcloud, Youtube, RSS.

 

4. Nova Acrópole
Para os fãs de filosofia, a Nova Acrópole é uma Organização Internacional que atua nas áreas de Filosofia, Cultura e Voluntariado. Promove palestras filosóficas e busca, com seu conteúdo, contribuir com a evolução individual e coletiva. Os podcasts são gravações de palestras que aplicam sobre as coisas cotidianas um olhar filosófico e psicológico, como na saga Star Wars, nos contos de fada e no filme Alladin.

Disponível em: Spotify e no próprio site.

 

5. Mitografias
O Projeto Mitografias é um site que busca divulgar, analisar e refletir sobre diversas mitologias e lendas, religiões, folclore, história, antropologia, psicologia e diversas outras áreas de conhecimento. São diversos os temas dos podcasts que o Mitografias organiza, sempre propondo uma discussão leve e acessível.

Disponível em: Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, e-mail, RSS e no próprio site.

 

6. Mamilos 
Um podcast semanal liderado por Ju Wallauer e Cris Barthes. A cada semana são trazidas discussões de temas variados (economia, política, comportamento, educação, ciência, saúde e muito mais), elaboradas por especialistas convidados que geralmente possuem opiniões contraditórias ou complementares, permitindo que os ouvintes elaborem uma opinião crítica própria. 

Disponível em: Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Pocket Casts e no próprio site.

 

7. Selvagerias Podcast
Uma iniciativa dos alunos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. A ideia falar de antropologia para quem não é especialista no assunto, divulgando conhecimentos e fazendo uma ponte entre as pessoas da Universidade e de fora dela. sam circular para fora dos muros da universidade e impactar o debate público

Disponível em: Spotify e no próprio site.

 

8. Respondendo em Voz Alta 
O podcast humorístico chamou muita atenção pela forma com que Laurinha Lero aborda temas que surgem das supostas perguntas que recebe de seus ouvintes. De forma autodepreciativa, a carioca de Niterói faz seu monólogo sobre assuntos cotidianos de maneira espontânea e humorística. Fazendo sentido ou não, é uma escuta leve e com conteúdo.

Disponível em: Spotify, Apple Podcasts, Anchor Podcasts, Soundcloud.

 

9. Falando NIsso 
Christian Dunker é psicanalista e professor titular da faculdade de psicologia da Universidade de São Paulo (USP). No quadro Falando NIsso, em seu canal do Youtube, Christian abre o diálogo com os seguidores, que propõem temas variados para serem abordados. São abordados temas que variam entre política, gênero, sociedade e o próprio esclarecimento de conceitos da psicanálise.

Disponível em: Spotify e Youtube.

 

*Os artigos poderão ser atualizados conforme o desenrolar das programações!

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
plugins premium WordPress