Público terá opção de retirar seu ingresso de forma online e evitar filas
Por Alexandre César | Redação CCSP | Fotos: Nina Gocke
08/08/2025
Confira toda programação do CCSP
Cada Tijolinho do CCSP
Mais comodidade, praticidade e conforto para os munícipes e demais visitantes que vêm prestigiar os eventos artísticos no Centro Cultural São Paulo (CCSP). No início de agosto, a casa estreou a nova estrutura de Bilheterias, que garantirá mais rapidez no atendimento ao público aos eventos, shows, concertos, apresentações e exibições culturais. Em um trabalho conjunto com várias equipes, o CCSP trará uma série de novidades de serviços personalizados para quem deseja ser atendido de forma presencial ou online.
Esse foi um trabalho em conjunto, primeiro, fizemos um projeto, que foi se modificando com as sugestões das curadorias de Cinema, de Teatro, da equipe de Produção, enfim, de quem necessita do uso da Bilheteria. Por último, foi sugerido um local para atendimento de VIPs, que não tivesse contato interno com as bilheterias, então, essas entradas não interferirão na circulação de quem está indo ser atendido na bilheteria padrão. Não podemos nos esquecer da equipe interna de manutenção que executou com todo esforço, retirou todo o material que existia, reaproveitou conseguiu colocar portas, conseguiu deixar aberturas, e temos agora um espaço muito bem composto, e que atende a todos que vêm prestigiar os eventos do CCSP – afirmou Zilah Florence, arquiteta do CCSP.
Para começar, a primeira novidade é a instalação de totens eletrônicos, onde o próprio visitante poderá retirar seu ingresso, e em se tratando das salas de cinema e de teatros, escolher a sua poltrona.

Nós precisávamos de um espaço maior para receber o público, porque a bilheteria era apertada e a gente está com um novo contrato de serviço que vai facilitar o atendimento, que é a Ticket Mais, que vai trazer mais novidades para os frequentadores do Centro Cultural. Através desse serviço, o visitante poderá reservar o seu ingresso de forma online, o que vai diminuir as filas nas bilheterias físicas. Então, a partir de agora, você vai poder reservar o seu ingresso com seu lugar que você prefere, tudo isso dentro do site ou na nossa bilheteria física também, você escolhe o local que você quer sentar na sala. E temos também outras novidades, que vai ter um autoatendimento por totem, basta escolher o seu ingresso, pagar e imprimir, caso seja necessário, se for gratuito, é só retirá-lo de forma normal. O totem vai ficar ao lado da bilheteria – salientou o administrador de salas, Agnaldo Pavoni.
Outra inovação foi o aumento da estrutura das Bilheterias, que agora conta com bancos de praça no Foyer, e disponível no mesmo local, mas agora bem mais visível. Um dos grandes atrativos do setor é que o público poderá retirar seus ingressos de forma online, sem correr o risco de perder seu bilhete por esperar numa longa fila.
A nova estrutura da bilheteria foi elaborada para o aperfeiçoamento do atendimento. Nós nos preocupamos com a qualidade do serviço prestado, então, se haviam filas, principalmente em grandes eventos, em que os visitantes ficavam 30 minutos ou mais para conseguir seu ingresso, agora será em menos tempo, ate porque, todos os boxes de atendimento estarão disponíveis – ressaltou Renato Luís, coordenador de Manutenção e Zeladoria.

Segundo a coordenadora de eventos da Ticket Mais, Eliana Meira, o público terá mais facilidades através do ingresso online, mas também se espera dele a cortesia de avisar ao CCSP se por acaso não puder mais comparecer ao evento desejado e já estiver ter retirado o seu bilhete.

O internauta poderá retirar o seu ingresso de forma online com antecedência de 48 horas. Disponibilizaremos um ingresso por CPF, e quando se tratar de eventos para menores de idade, o pai, a mãe ou responsável poderá retirar o seu e mais um para o menor que levar. No entanto, ressaltamos ao público que, caso não possa ir mais ao evento, comunique pelo próprio site do CCSP, para que seu ingresso possa ser utilizado por outra pessoa. E caso o interessado não consiga seu ingresso online por algum motivo, poderá procurar a bilheteria física, aqui mesmo no CCSP – disse Eliana Meira.
Uma das preocupações do setor de Produção era a previsão de público, o que impacta na disponibilidade de setores nas salas de espetáculo, como é o caso da Sala Adoniran Barbosa, que pode ter todo ou parte de seu espaço aberto.
A Produção está sempre atenta ao detalhe da presença de público. Às vezes, o artista vem na visita técnica e pede casa cheia, e o nosso pessoal da Administração de Salas observa se o show terá mesmo todo o público esperado ou se só ‘meia casa’ será o suficiente. Não há sentido uma sala com capacidade para 622 pessoas ter toda a carga de ingressos para esse número e recebermos apenas 200 visitantes. Então, essa questão de ingressos online vai nos propiciar a preparação adequada com antecedência, e não, somente momentos antes do evento começar – encerrou Kazuaki Shinjo, supervisor de Produção.