Cia. Quadrela traz interpretação em linguagem corporal do compositor clássico

Como parte do circuito municipal do Abril pra Dança, o Centro Cultural São Paulo (CCSP) recebeu no último fim de semana (19 e 20), o espetáculo Notas de Villa, da Quadrela Cia. de Dança, uma interpretação de expressão corporal das obras do compositor Heitor Villa-Lobos, maior nome da Música Clássica brasileira do Século XX.

Villa-Lobos como talvez antes nunca visto. Além da música, a Quadrela trouxe ao palco uma visão de Dança bem original do que comumente é mostrado, principalmente pelos movimentos suaves e envolventes dos bailarinos, levando o público a ‘caminhar’ nos passos do bailado, em cada nota do piano, flauta e saxofone.

Notas de Villa é resultado de profundos estudos na obra e vida de Villa-Lobos, que foi o grande nome da Música Nacional que trouxe elementos das culturas dos povos indígenas e pretos para a Música Erudita. Roberto Santos, produtor e diretor do espetáculo, conta a experiência de como chegou a este projeto.

O espetáculo Notas de Villa foi criado a partir de curiosidades e experiências de bastidores vividas pelo compositor. É uma oportunidade de compartilhar com o público a sua satisfação em conviver com a poluição sonora, que contrasta com o silêncio absoluto de suas noites, quando revisava tudo o que pensara durante o dia. Foi uma experiência fantástica! Devemos muito a Villa-Lobos por nos proporcionar a possibilidade de investigação e de um verdadeiro laboratório de experimentações no universo das Artes. Sua contribuição é inesquecível e inspira novas buscas e descobertas – salientou.

Villa-Lobos deixou um legado de que a música deveria ser para todos, não por acaso foi um dos nomes lembrados a participar da Semana da Arte Moderna de 1922, e um dos artistas que participaram do projeto de identificação nacional do Governo Vargas, sendo responsável pela produção e educação musical a jovens em projetos estatais.

Se apresentar no CCSP é uma grande realização pessoal. É o maior espaço de diversidade cultural e artística de São Paulo. Ter a oportunidade de fazer parte e expressar nossa voz nesse cenário faz com que nos sintamos pertencentes e contribuintes de uma comunidade plural, acolhendo todas as classes sociais, sejam elas intelectuais ou não. Espero que o CCSP continue promovendo essas iniciativas, pois elas beneficiam toda a nossa sociedade – encerrou Roberto Santos.

Saiba mais da programação do Abril pra Dança no site do CCSP.

Foto: Paulo Cesar Lima

plugins premium WordPress