07/12

  • Domingo, às 16h
  • Praça das Bibliotecas
  • Classificação indicativa: livre
  • Grátis
  • Sem necessidade de retirada de ingressos
Apresentação
Composto por 85 poemas, o livro Antes do Carnaval reúne uma poética caleidoscópica ao convocar nossa tradição cultural por meio do seu folclore, crençasce costumes. Neles ganham vozes os habitantes da cidade, suas ruas, animais e seres diversos, com humor e crítica, todos reconstruídos por uma metáfora que os orienta ora de forma filosófica, ora fantasiosa. Desde o seu título, somos levados a interrogar os dias vividos com as máscaras que assumimos para interpelar — ou suportar — o cotidiano, de modo que um certo calendário vai sendo mapeado e desenhado para trazer ao horizonte das nossas percepções, mais do que uma simples representação de datas, as marcas de uma memória que se equilibra fragilmente, pelo seu exercício de linguagem, entre o desejo e a realidade.
 
Já a conferência “A experiência poética como lucidez do mundo” abordará a poética de dez poetas brasileiros. São eles: Gilka Machado (Rio de Janeiro, 1893 – Rio de Janeiro, 1980); Cecília Meireles (Rio Comprido, 1901 – Rio de Janeiro, 1964); Zila Mamede (Nova Palmeira, 1928 – Natal, 1985); Hilda Hilst (São Paulo, 1930 – Campinas, 2004); Renata Pallottini (São Paulo, 1931 – São Paulo, 2021); Adélia Prado (Divinópolis, 1935); Roberto Piva (São Paulo, 1937 – São Paulo, 2010); Orides Fontela (São João da Boa Vista, 1940 – Campos do Jordão, 1998); Claudio Willer (São Paulo, 1940 – São Paulo, 2023) e Antonio Cicero (Rio de Janeiro, 1945 – Zurique, 2024). Cada um dos poetas elencados tem, a seu modo, uma poderosa contribuição para a literatura brasileira. Os poetas reunidos conformam um século de poesia, de modo que abordá-los é também abordar a cultura poética brasileira do século XX e sua presença até os dias de hoje.
 
Sobre o autor da obra e conferencista, destacamos sua sólida formação e ampla experiência no campo das Letras. Além de poeta, atuou como professor de Literatura na Universidade de São Paulo e foi professor de português e redação no Instituto Federal. Autor de crônicas, livros de poesias, livro de contos e textosv dramatúrgicos, também é consultor e provocador literário de teatro. Agradecemos à Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo (SCEIC-SP) que, por meio do Programa de ação cultural (ProAC/2024), tornou possível a realização deste projeto.
 
Participante: Ivan Martucci Forneron