24 a 28/9
- Quarta, Quinta, Sexta, Sábado e Domingo das 10 às 17h
- Praça das Bibliotecas
- Classificação indicativa: livre
- Grátis
- Sem necessidade de retirada de ingressos
Instituto Lado a Lado pela Vida lança a exposição imersiva interativa para promover uma viagem pelo corpo humano
Evento gratuito no Centro Cultural São Paulo será realizado de 24 a 28 de setembro. Ação tem como objetivo abordar de forma lúdica e educativa a importância da prevenção, diagnóstico precoce de doenças e cuidados com a saúde
O Instituto Lado a Lado pela Vida lança em São Paulo a primeira etapa da Exposição Caminhos da Saúde e convida o público a literalmente caminhar por dentro do corpo humano e aprender, de forma lúdica e envolvente, sobre prevenção, diagnóstico precoce e cuidados com a saúde, começando pelo Coração. O evento acontece no Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000), entre os dias 24 e 28 de setembro de 2025 (quarta-feira a domingo), das 10h às 17h.
A exposição é uma ação que integra o Programa Caminhos da Saúde, que visa a promoção de ações integradas à saúde, educação e cultura, que contribuam para a prevenção de doenças e o diagnóstico precoce das duas principais causas de mortalidade no país — o câncer e as doenças cardiovasculares. Segundo Marlene Oliveira, fundadora e presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, o objetivo é aproximar a população de temas prioritários de saúde pública em uma experiência transformadora. “Ao promover conhecimento de forma lúdica e acessível, queremos que cada visitante saia mais consciente sobre seu corpo, seus cuidados e a importância da prevenção”, afirma.
Para a estreia, o circuito leva ao público paulistano a réplica gigante do coração humano de mais de 7 metros de comprimento e com altura de 4 metros, com um túnel arterial que simula o sistema circulatório com som dos batimentos cardíacos. Os visitantes poderão observar e entender o funcionamento das artérias, além de ter acesso a vídeos informativos de condições que afetam o coração como o colesterol alto, por exemplo.
No dia 27 de setembro, sábado, será disponibilizado entre 10h e 17h, alguns serviços para os visitantes que participarem do evento nessa data. São eles: aferição de pressão arterial, glicemia, eletrocardiograma, bioimpedância e massageador de eletroterapia. Todos os serviços, assim como a visitação são gratuitos para a população, sendo apenas necessário fazer a visitação à exposição.
“Dia 29 de setembro é o Dia Mundial do Coração, estamos no mês do Setembro Vermelho e por isso, estamos iniciando a exposição pelo módulo do Coração. Chamamos a atenção da população para as doenças cardiovasculares desde 2014 com a criação da campanha Siga seu Coração, pois precisamos fortalecer campanhas de prevenção, incentivar escolhas mais saudáveis e garantir que quem já convive com fatores de risco receba apoio contínuo, para isso a população precisa ter acesso à informação e se tornar protagonista da sua saúde. Nas doenças cardiovasculares, o controle por parte dos pacientes é tudo”, explica Marlene.
Circuito completo
A exposição ‘Caminhos da Saúde’ quando instalada de forma completa, com todos os módulos Coração, Intestino e Aparelho Reprodutor Feminino resultará em um inflável modular de mais de 210 m². Logo na entrada, os visitantes atravessam um rosto gigante de 6 metros de altura, ponto de partida de uma trilha de conhecimento que aborda temas essenciais como autocuidado, prevenção e diagnóstico precoce do câncer, saúde do coração e imunização.
Após passar pelo coração e túnel arterial, os visitantes chegam ao intestino, onde terão oportunidade de fazer uma viagem por dentro da estrutura que soma 17 metros de comprimento e aprenderão sobre o órgão por meio de vídeos interativos, além de ver a personificação de condições que podem afetar o seu funcionamento, como por exemplo, os pólipos e o câncer colorretal.
O tour é encerrado no aparelho reprodutor feminino, que apresenta de maneira acessível e educativa seu funcionamento e os riscos de doenças como o câncer por HPV e a Endometriose.
Os trechos da exposição receberam os nomes ‘Eu cuido do meu coração’, ‘Eu cuido do meu intestino’ e ‘Colo de útero: prevenção e vida’. “Com isso podemos levar trechos separados e atuar simultaneamente em regiões e ações distintas, mas com o mesmo propósito de atuar na prevenção e no diagnóstico precoce, porque isso salva vidas”, conclui Marlene Oliveira.
A exposição ‘Caminhos da Saúde’ segue para Brasília, em outubro, de 7 a 9, marcando um compromisso do Instituto Lado a Lado pela Vida, em orientar a população acerca da importância do diagnóstico precoce de doenças e de uma saudável mudança de hábitos, neste caso, apresentando o módulo Coração e o módulo Intestino. Com a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (Lei 14.758/23), já em vigor, é importante sensibilizar a todos para a urgência do câncer e o Instituto Lado a Lado pela Vida que atuou intensamente para a aprovação da nova lei e continua trabalhando para a sua efetiva implementação na ponta, sendo essa, uma grande oportunidade de levar o tema para a população em um formato que soma ciência, saúde e diversão.
Os visitantes receberão material informativo e ao fim da exposição também poderão checar seus conhecimentos de uma forma interativa por meio de uma enquete sobre o que aprenderam na jornada.
As visitas monitoradas serão realizadas em grupos de até 10 pessoas.
Sobre o Instituto Lado a Lado pela Vida
Fundado em 2008, o Instituto Lado a Lado pela Vida é uma Organização da Sociedade Civil que atua na prevenção, diagnóstico precoce e no cuidado integral de doenças crônicas como o câncer e as doenças cardiovasculares, além do intenso trabalho relacionado à saúde do homem. Todas as iniciativas do Instituto são guiadas pelo Programa Caminhos da Saúde, que visa a promoção de ações integradas à saúde, educação e cultura, que contribuam para a prevenção de doenças e o diagnóstico precoce das duas principais causas de mortalidade no país — o câncer e as doenças cardiovasculares. Esse caminho é construído com a vivência da instituição junto às realidades locais, fortalecendo o vínculo com comunidades e gestores e a partir da coleta e análise de dados regionais. O programa orienta estratégias em saúde pública e fortalece o papel do Instituto Lado a Lado pela Vida como agente de advocacy, com forte presença na articulação de políticas públicas de saúde e ações de impacto social. Idealizador do Novembro Azul — o maior movimento em prol da saúde do homem no Brasil — e de campanhas como Respire Agosto, Siga seu Coração e Mulher Por Inteiro e Câncer por HPV: o Brasil pode ficar sem, o Instituto alia informação de qualidade, mobilização, engajamento comunitário e escuta ativa em sua atuação nos territórios. A organização é a única representante na América Latina no Comitê de Advocacy da World Heart Federation.
Site: https://ladoaladopelavida.org.br/