Evento latino-americano acontecerá até 21 de setembro

Por Alexandre César | Redação CCSP | Fotos: Danilo Amaral

17/09/2025

Confira toda programação do CCSP

Você irá encontrar: Artes Visuais, Ação Cultural, Cinema, Dança, Literatura, Música e Teatro.

Cada Tijolinho do CCSP

Registro Oral, Escrito e Imagético das Histórias de Quem Construiu e Constrói o Centro Cultural São Paulo

Nesta quarta-feira, 17, o Centro Cultural São Paulo (CCSP) foi o palco da abertura da Virada Sustentável 2025, o maior festival de sustentabilidade da América Latina, com a presença de autoridades públicas, acadêmicos e representantes de empresas públicas e privadas. Vários temas foram e serão abordados, como: meio-ambiente, conservação de biomas, práticas sustentáveis e soluções para tragédias naturais.

Um dos palestrantes do dia foi o renomado meteorologista Carlos Nobre, um dos principais cientistas nos estudos sobre o Aquecimento Global, sendo pesquisador sênior do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP). Em seu discurso, o professor comentou sobre a ação indiscriminada do homem ao seu meio ambiente, e como o aquecimento global tem causado tragédias naturais cada vez mais recorrentes, o que não acontecia há algumas décadas.

Globalmente, o aquecimento global que nós atingimos 1,5º por 21 meses de 2023 a 2025 mostrou todos esses eventos batendo recordes. Quando você aquece o planeta, você faz as chuvas ficarem mais fortes. As ondas de calor batem recordes, incêndios florestais, tudo isso acontece. Mas quando você está numa cidade grande como São Paulo, região metropolitana toda, enorme e não tem vegetação, você também tem esses eventos batendo em recordes. Ondas de calor, chuvas super intensas e fortes rajadas de vento. Então, combater a emergência climática que nós vivemos para a região metropolitana de São Paulo, não é só esperar que a temperatura não passe muito de 1,5º no aquecimento global, é acelerar demais a restauração florestal cristal da região metropolitana da Capital. Nós não podemos esperar décadas e décadas para fazer isso. Eu estive na China alguns dias, e é lindíssimo ver as cidades como Xangai e Beijing, gigantescas áreas, parques com floresta, todas as ruas, avenidas, estradas, têm árvores e nos dois lados, até as casas têm, então é isso. Nós temos que dar uma urgência enorme para essa restauração florestal da região metropolitana de São Paulo, se não, nós podemos entrar numa situação muito perigosa, porque se o aquecimento global continuar, a temperatura chegará, em 2050, 2° ou mais de 2° e nós não restaurarmos a vegetação aqui na região metropolitana. Nós podemos chegar em 2100 com mais de 100 dias de temperatura intensa em que aqui será inabitável, o corpo humano não vai resistir – informou o professor.

Presente ao evento, o diretor do CCSP, Zé Mauro, destacou a importância do evento na conscientização para a proteção do meio ambiente.

A Virada Sustentável surge com uma proposta que é de debate, fórum, troca de ideias para emergir assuntos que são delicados e que a gente precisa abordar, não é? É muito interessante receber a Virada quando ela completa 15 anose a gente pensar que o Centro Cultural São Paulo é o palco deste encontro. O CCSP foi um local pensado para eventos como esse, onde as práticas que acontecem descentralizadas no município possam se encontrar aqui. Esses debates nos fazem pensar sobre o nosso próprio meio, trazer para consciência de todos para que a gente coletivamente possa promover mudanças para o futuro do planeta, para o futuro das pessoas, da nossa comunidade – salientou Zé Mauro.

Para conhecer toda a programação, acesse o site da Virada Sustentável.