Público assiste às palestras e leva exemplares de vários temas para casa

Por Alexandre César | Redação CCSP | Fotos: Acervo pessoal

20/08/2025

Confira toda programação do CCSP

Você irá encontrar: Artes Visuais, Ação Cultural, Cinema, Dança, Literatura, Música e Teatro.

Cada Tijolinho do CCSP

Registro Oral, Escrito e Imagético das Histórias de Quem Construiu e Constrói o Centro Cultural São Paulo

O público que visitou as salas de teatro e cinema do Centro Cultural São Paulo (CCSP) durante as palestras com escritores e ilustradores, na abertura do FLI Sampa, nesta terça-feira, 19, pôde levar para casa livros gratuitos de vários assuntos, oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação (SME).

Dentre os vários oferecidos, podia-se encontrar biografias de escritores renomados da literatura brasileira, de pesquisas sobre a arte e a cultura nacionais, romances e sobre a história da música.

À frente da iniciativa estava Samir Mustapha, coordenador do projeto Academia Estudantil de Letras (AEL), que falou um pouco sobre esse trabalho.

Buscamos trazer visibilidade sobre a importância da leitura e da literatura. Essa iniciativa de doação de livros para professores e demais visitantes faz parte de uma parceria com editoras de livros que já foram publicados, tanto pela SME como de parceiros que doaram para nós, como é o caso dos livros do Instituto Moreira Salles. Além disso, temos os livros à venda na feira das editoras parceiras, assim como sorteios de obras em vários momentos do evento – explicou Samir Mustapha.

Devidamente trajado com uma camisa com um dos maiores personagens da literatura clássica universal, Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, Samir Mustapha falou com orgulho sobre a escolha da indumentária neste dia.

Esse é um dos meus livros preferidos. Dom Quixote representa, para mim, uma utopia, do homem imaginário, da fabulação, porque a gente tem essa referência do Dom Quixote como alguém que ficou louco, não é? É uma provocação dos Miguel de Cervantes, mas tem essa coisa metafórica também da pessoa sonhadora, idealista. É uma obra muito legal, e não é por acaso que é uma obra viva, pois está atual há 500 anos – finalizou o coordenador.

O FLI Sampa, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com as Secretarias de Relações Internacionais (SMRI) e da Cultura (SMC), é uma grande celebração da literatura e da cultura, que reúne escritores, artistas, estudantes, educadores e toda a comunidade para promover o encantamento pela leitura e a formação de novos leitores.

Veja a programação completa do FLI Sampa no site da SME.