de 01 a 11/05
- Sala Circuito Spcine – Lima Barreto
- Verifique a classificação indicativa de cada filme
- Grátis
- Retirada de ingressos na bilheteria física do CCSP, 1h antes de cada sessão
Dentro da literatura de horror, alguns nomes sempre estiveram no pódio como sendo os mais ambiciosos e emblemáticos de uma geração. Citado pelo próprio Stephen King: “Eu vi o futuro do horror, e seu nome é Clive Barker”, talvez Barker seja um destes escritores, considerado um dos mais influentes na literatura de terror ao lado do próprio King, principalmente quando se pensa no impacto cultural gerado a partir de suas criações. Em meados dos anos 1980 a literatura de horror passava por um revisionismo gótico que deixava de apresentar algumas amarras, se aproximando de sentimentos humanos mais crus. Toma a frente o horror corporal, ou Body Horror, em que a perversidade e os males surgem como uma manifestação direta da carne humana. São termos viscerais que ganharam notoriedade nas obras de Clive Barker, marcadas por cenas que elevam o gore a seu ápice na literatura de horror.
De certa forma, transfigurar imagens grotescas produzidas em palavras para uma linguagem cinematográfica é uma tarefa bem desafiadora que testa os limites do que pode ser aceito. Não demorou muito para que Barker recebesse ofertas para adaptações cinematográficas de suas principais obras, com a condição de que ele próprio estaria próximo do processo, fosse como diretor, produtor ou roteirista. São poucos os autores que têm a oportunidade de acompanhar a imersão de seus universos para o cinema. A mostra “Carne Feita de Palavras” faz alusão a um dos primeiros sucessos do autor, Livros de Sangue, e exibe as principais adaptações das obras para o cinema, além de filmes com histórias exclusivas dos quais Clive Barker dirige e produz. A mostra também conta com um bate papo especial com o Paulo Raviere, tradutor de todos os seis volumes da coleção Livros de Sangue, Jéssica Reinaldo, editora assistente da Macabra, Raissa Ribeiro, contista de horror e influenciadora literária e idealizadora do Blog da Rary, e Cesar Bravo, editor e autor da DarkSide Books, que entra como parceira na programação.
Sobre os convidados:
Cesar Bravo nasceu em 1977, em Monte Alto (SP), e nos últimos anos deu voz à sua relação visceral com a literatura. Já trabalhou na música, construção civil e varejo, e é farmacêutico de formação. Autor de romances, contos e roteiros, Bravo é dono de uma escrita afiada e perturbadora. Inspirado por mestres como Clive Barker — para quem colaborou em várias edições da DarkSide®, incluindo a introdução brasileira de Livros de Sangue —, transforma o horror em arte. Pela editora, publicou Ultra Carnem, VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue, DVD: Devoção Verdadeira a D. , 1618, Amplificador e Três Rios.
Jéssica Reinaldo é editora assistente da Macabra, selo da DarkSide Books dedicado ao terror em todas as suas formas. Cinéfila incurável e leitora voraz, cresceu entre páginas sangrentas e filmes sombrios. Fascinada pelo universo de Clive Barker, trabalhou em grande parte das edições publicadas pela editora no Brasil. Para ela, o terror é casa — e Barker, um mestre absoluto.
Paulo Raviere é escritor, tradutor e editor. Nascido em Irecê-BA em 1986, concluiu o doutorado na FFLCH-USP em 2024. É roteirista do curta Quebra-Cabeça (dir.Sandoval Dourado, 2012) e colaborou com revistas como Pesquisa FAPESP, Barril, Canarana, Serrote e Piauí. Editor da DarkSide Books, é tradutor da coleção Livros de Sangue, de Clive Barker, além de ter vertido para o português obras de autores como Bret Easton Ellis, Robert Louis Stevenson, Joseph Conrad e Dave McKean. É autor do romance Todos se Lavam no Sangue do Sol (2022).
Raissa Ribeiro é contista de horror, influenciadora literária e idealizadora do Blog da Rary, espaço onde o horror em suas diversas formas encontra uma audiência fiel e engajada. Sua jornada entre páginas obscuras e narrativas intensas rendeu parcerias com editoras, como a DarkSide Books, e consolidou sua presença como criadora de conteúdo no universo literário de horror. Fã declarada de Clive Barker, encontra no autor e suas obras o equilíbrio perfeito entre poesia e pesadelo — dois pilares que também sustentam sua própria escrita.
Cesar Bravo: https://www.instagram.com/cesarbravo_autor/
Paulo Raviere: https://www.instagram.com/pauloraviere/
Jessica Reinaldo: https://www.instagram.com/letsscarejesca/
Raissa Ribeiro: https://www.instagram.com/blogdarary/
Programação:
01/05
18h00 RAÇA DAS TREVAS
19h30 A LENDA DE CANDYMAN
02/05
18h00 MESTRE DAS ILUSÕES
20h00 LENTES DO MAL
03/05
15h30 O ÚLTIMO TREM
18h00 O MISTÉRIO DE CANDYMAN
20h00 CANDYMAN 2 – A VINGANÇA
04/05
16h00 MONSTER – A RESSURREIÇÃO DO MAL
18h00 HELLRAISER – RENASCIDO DO INFERNO
20h00 HELLRAISER II – RENASCIDO DAS TREVAS
06/05
17h00 A LENDA DE CANDYMAN
19h00 DEUSES E MONSTROS
07/05
17h00 MONSTER – A RESSURREIÇÃO DO MAL
19h00 LENTES DO MAL
08/05
17h00 O MISTÉRIO DE CANDYMAN
19h00 CANDYMAN 2 – A VINGANÇA
09/05
17h00 O ÚLTIMO TREM
19h00 MESTRE DAS ILUSÕES
10/05
14h00 RAÇA DAS TREVAS
16h00 BATE PAPO – “Clive Barker: Carne, Sangue e Imaginário”. Uma conversa sobre a obra do autor como um marco da literatura de horror contemporânea, sua adaptação para o cinema e a importância editorial do seu trabalho no Brasil.
19h00 HELLRAISER – RENASCIDO DO INFERNO
11/05
15h30 DEUSES E MONSTROS
18h00 HELLRAISER II – RENASCIDO DAS TREVAS
20h00 A LENDA DE CANDYMAN
Filmes:

RAÇA DAS TREVAS, de Clive barker
Nightbreed, Reino Unido/EUA, 1990, 102’, DCP, 18 anos
Com Craig Sheffer, David Cronenberg, Anne Bobby
Um jovem problemático é atraído para um lugar mítico chamado Midian, onde uma variedade de monstros amigáveis se esconde da humanidade.

A LENDA DE CANDYMAN, de Nia DaCosta
Candyman, EUA, 2021, 91’, DCP, 16 anos
Com Yahya Abdul-Mateen II, Teyonah Parris, Nathan Stewart-Jarrett
Em A Lenda de Candyman, em um bairro pobre de Chicago, a lenda de um espírito assassino conhecido como Candyman assolou a população anos atrás, aterrorizando os moradores do complexo habitacional de Cabini Green. Agora, o local foi renovado e é lar de cidadãos de alta classe. O artista visual Anthony McCoy e sua namorada, diretora da galeria, Brianna Cartwright, se mudam para Cabrini, onde Anthony encontra uma nova fonte de inspiração. Mas quando o espírito retorna, os novos habitantes também serão obrigados a enfrentar a ira de Candyman.

MESTRE DAS ILUSÕES, de Clive Barker
Lord of Illusions, EUA/Reino Unido, 1995, 109’, DCP, 14 anos
Com Scott Bakula, Kevin J. O’Connor, J. Trevor Edmond
Um detetive particular recebe mais do que negocia quando conhece Philip Swan, um artista cujas surpreendentes ilusões cativam o mundo, mas não são realmente o que todos pensam.

LENTES DO MAL, de Anthony DiBlasi
Dread, EUA, 2009, 108’, DCP, 16 anos
Com Jackson Rathbone, Shaun Evans, Laura Donnelly
Stephen, Quaid e Abby são três estudantes universitários com traumas que decidem estudar aquilo que as pessoas mais temem. Porém, quando o estudo sai do controle e um deles surta e decide usar a informação coletada para aterrorizá-los, suas vidas se tornam verdadeiros pesadelos.

O ÚLTIMO TREM, de Ryûhei Kitamura
The Midnight Meat Train, EUA, 2008, 96’, DCP, 16 anos
Com Bradley Cooper, Vinnie Jones, Brooke Shields
Leon Kaufman é um talentoso fotógrafo cujo trabalho é marcado por produzir imagens altamente provocativas. Em busca de um tema para o próximo ensaio, ele está pronto para ir mais longe na exploração dos aspectos mais sombrios da humanidade. Para isso, acaba em contato com um assassino em série, conhecido por violentos crimes cometidos no metrô, colocando em risco a sua vida e a de pessoas próximas.

O MISTÉRIO DE CANDYMAN, de Bernard Rose
Candyman, EUA/Reino Unido, 1992, 98’, DCP, 16 anos
Com Virginia Madsen, Tony Todd, Xander Berkeley
Fascinada pela história do espírito Candyman, Helen Lyle decide escrever uma tese sobre ele. A fim de provar que o “ser” não existe, Lyle vai até o local onde ocorreu um bárbaro assassinato e o invoca, chamando seu nome cinco vezes. Quando Candyman aparece, ele inicia uma série de mortes que recairão sobre Helen, já que a polícia não acredita em entidades.

CANDYMAN 2 – A VINGANÇA, de Bill Condon
Candyman : Farewell to the Flesh, EUA, 1995, 99’, DCP, 16 anos
Com Tony Todd, Kelly Rowan, William O’Leary
Candyman retorna a Nova Orleans, ainda mais maléfico, com a intenção de atormentar e aterrorizar a vida de todos os que continuam repetindo seu nome cinco vezes, e assim o invocando de volta à “vida”.

MONSTER – A RESSURREIÇÃO DO MAL, de George Pavlou
Rawhead Rex, Reino Unido, 1986, 89’, DCP, 18 anos
Com David Dukes, Kelly Piper, Hugh O’Conor
A Irlanda nunca mais será a mesma depois que Rawhead Rex, um demônio particularmente desagradável, for libertado de sua prisão subterrânea por um fazendeiro inconsciente.

HELLRAISER – RENASCIDO DO INFERNO, de Clive Barker
Hellraiser, Reino Unido, 1987, 94’, DCP, 18 anos
Com Andrew Robinson, Clare Higgins, Ashley Laurence
Frank, um pervertido sexual, compra um cubo mágico e abre a porta de uma dimensão cheia de dor e tortura. Quando uma antiga amante se muda para sua casa, ele tenta convencê-la a ajudá-lo a voltar ao mundo dos vivos.

HELLRAISER II – RENASCIDO DAS TREVAS, de Tony Randel
Hellbound: Hellraiser II, Reino Unido, 1988, 97’, DCP, 18 anos
Com Doug Bradley, Ashley Laurence, Clare Higgins
Kirsty Cotton, após ter escapado das garras de Pinhead e dos demoníacos Cenobitas, encontra-se em um hospital psiquiátrico. Mas seus tormentos estão longe de acabar.

DEUSES E MONSTROS, de Bill Condon
Gods and Monsters, EUA/Reino Unido, 1998, 105’, DCP, 14 anos
Com Ian McKellen, Brendan Fraser, Lynn Redgrave
Os últimos dias do diretor James Whale, criador do Frankenstein (1931), são explorados.