de 25/03 a 02/04
- Sala Circuito Spcine – Paulo Emílio
- Verifique a classificação indicativa de cada filme
- Grátis
- Retirada de ingressos na bilheteria física do CCSP, 1h antes de cada sessão
A mostra “100 Anos de Filme” traz uma seleção especial de clássicos que completam 100 anos em 2025. Uma homenagem especial em que todas as sessões serão exibidas em 16mm direto do acervo da Cine 16 com a melhor qualidade de preservação das cópias. Além de filmes como o raro “Paris Adormecida”, “A Greve”e “Em Busca do Ouro”, serão exibidos clássicos como “Uma Rua Chamada Pecado” e “Era Uma Vez Em Tóquio” para montar uma cronologia inédita da história do cinema mundial. Essa celebração enriquecedora demonstra a herança ao longo de um século de linguagem cinematográfica e será apreciada em seu formato mais nobre.
“100 Anos de Cinema”é uma parceria entre o Centro Cultural São Paulo e a produtora Cine 16. Os filmes fazem parte dos acervos da Cine 16 e da Fundação Japão, e foram selecionados observando a qualidade das cópias para permitir uma experiência de alto nível com o 16mm.
Programação:
25/03
16h00 A GENERAL
19h30 A GREVE
26/03
17h00 UMA RUA CHAMADA PECADO
19h30 A GREVE
27/03
16h00 MULHER NA LUA
19h30 NOSSO BARCO, NOSSA ALMA
28/03
16h30 GIRASSÓIS DA RÚSSIA
19h00 MULHER NA LUA
29/03
15h00 A ÚLTIMA GARGALHADA
17h00 UMA RUA CHAMADA PECADO
19h30 EM BUSCA DA GLÓRIA
30/03
15h00 GIRASSÓIS DA RÚSSIA
18h00 PARIS ADORMECIDA
19h30 EM BUSCA DO OURO
01/04
17h00 A ÚLTIMA GARGALHADA
19h30 A GENERAL
02/04
16h30 ERA UMA VEZ EM TÓQUIO
19h30 HORIZONTE PERDIDO
Filmes:

A ÚLTIMA GARGALHADA, de F.W. Murnau
Der letzte Mann, Alemanha, 1924, 101′, 16mm, Livre
Com Emil Jannings, Hermann Valentin, Maly Delschaft
Em A Última Gargalhada, um idoso porteiro do Atlantis, um elegante hotel de Berlim, sente orgulho do seu trabalho, que faz com dedicação, e se comporta como um general em seu resplandecente uniforme, sendo tratado com respeito pelos seus amigos e vizinhos. Entretanto, o novo gerente do hotel se mostra insensível quando o velho porteiro para um pouco para se recompor, após carregar uma pesada bagagem, e assim o gerente decide que o atual porteiro é velho demais para o cargo e o rebaixa para criado do banheiro masculino. Isto provoca um efeito desastroso no prestígio do homem e na sua autoestima.

A GREVE, de Sergei Eisenstein
Stachka, URSS, 1925, 95′, 16mm, Livre
Com Grigoriy Aleksandrov, Yudif Glizer, Maksim Shtraukh
Um operário se mata após ser injustamente acusado de roubo e esse é o estopim para o início de uma greve numa fábrica russa. No começo é tudo empolgação, mas logo o lento processo de negociação ataca os ânimos dos grevistas. Reivindicações são negadas, a espionagem avança e os militares são chamados para resolver o problema

PARIS ADORMECIDA, de René Clair
Paris qui dort, França, 1925, 60’, 16mm, Livre
Com Henri Rollan, Albert Préjean, Madeleine Rodrigue
Um guarda noturno descobre que Paris inteira foi paralisada pelo feixe de uma máquina. Ele e alguns outros, imunes ao feixe, exploram a cidade deserta.

A GENERAL, de Buster Keaton e Clyde Bruckman
The General, EUA, 1926, 89’, 16mm, Livre
Com Buster Keaton, Marion Mack, Glen Cavender
Durante a Guerra Civil Americana, um maquinista confederado embarca em uma missão para resgatar seu amado trem e sua namorada, sequestrados por espiões da União.

MULHER NA LUA, de Fritz Lang
Frau im Mond, Alemanha, 1929, 169’, 16mm, Livre
Com Willy Fritsch, Gerda Maurus, Klaus Pohl
Uma equipe de cientistas e aventureiros embarca em uma viagem ousada para a lua, descobrindo segredos e enfrentando desafios inesperados no caminho.

A NÓS A LIBERDADE, de René Clair
À nous la liberté, França, 1931, 71’, 16mm, Livre
Com Henri Marchand, Raymond Cordy, Roland Toutain
Dois amigos escapam da prisão e tentam começar uma nova vida, mas enfrentam dificuldades enquanto buscam a liberdade e a felicidade.

UMA RUA CHAMADA PECADO, de Elia Kazan
A Streetcar Named Desire, EUA, 1951, 122’, 16mm, 14 anos
Com Vivien Leigh, Marlon Brando, Kim Hunter
Blanche DuBois vai morar com sua irmã Stella e seu cunhado Stanley em Nova Orleans, levando a conflitos intensos e revelações dolorosas sobre seus passados.

ERA UMA VEZ EM TÓQUIO, de Yasujirô Ozu
Tokyo Monogatari, Japão, 1953, 136’, 16mm, Livre
Com Chishû Ryû, Chieko Higashiyama, Setsuko Hara
Um casal de idosos viaja para Tóquio para visitar seus filhos, mas descobre que estão muito ocupados para passar tempo com eles, refletindo sobre as mudanças nas relações familiares.

EM BUSCA DA GLÓRIA, de Lindsay Anderson
This Sporting Life, Reino Unido, 1963, 86’, 16mm, Livre
Com Richard Harris, Rachel Roberts, Alan Badel
A história de um jogador de rugby que luta para alcançar sucesso profissional enquanto enfrenta problemas pessoais e conflitos internos.

GIRASSÓIS DA RÚSSIA, de Vittorio De Sica
I Girasoli, Itália, 1970, 107’, 16mm, Livre
Com Sophia Loren, Marcello Mastroianni, Ludmila Savelyeva
Durante a Segunda Guerra Mundial, uma mulher italiana viaja para a Rússia em busca do marido desaparecido, enfrentando dificuldades e descobrindo a realidade devastadora da guerra.

OS BOAS VIDAS, de Federico Fellini
I vitelloni, Itália, 1953, 107’, 16mm, Livre
Com Franco Interlenghi, Alberto Sordi, Franco Fabrizi
Em uma pequena cidade italiana, cinco amigos enfrentam a transição da juventude para a vida adulta, lidando com a falta de ambição e os desafios das expectativas sociais.

HORIZONTE PERDIDO, de Frank Capra
Lost Horizon, EUA, 1937, 132’, 16mm, Livre Com Ronald Colman, Jane Wyatt, Edward Everett Horton Durante uma fuga da guerra civil chinesa, um grupo de refugiados descobre um vale escondido no Tibete, conhecido como Shangri-La, onde encontram paz, harmonia e mistérios antigos.

NOSSO BARCO, NOSSA ALMA, de Noël Coward e David Lean
In Which We Serve, Reino Unido, 1942, 114’, 16mm, Livre
Com Noël Coward, John Mills, Bernard Miles
Inspirado em eventos reais da Segunda Guerra Mundial, o filme acompanha a tripulação do destróier britânico HMS Torrin, mostrando suas vidas e sacrifícios durante e após uma batalha naval.

EM BUSCA DO OURO, de Charles Chaplin
The Gold Rush, EUA, 1925, 72′, 16mm, Livre
Com Charles Chaplin, Mack Swain, Henry Bergman
No Alasca, Carlitos tenta a sorte como garimpeiro em meio a corrida do ouro de 1898. Lá ele conhece o gordo McKay, com quem cria bastante confusão após uma tempestade de neve, e se apaixona por uma dançarina.