de 25/03 a 02/04

  • Sala Circuito Spcine – Paulo Emílio
  • Verifique a classificação indicativa de cada filme
  • Grátis
  • Retirada de ingressos na bilheteria física do CCSP, 1h antes de cada sessão

A mostra “100 Anos de Filme” traz uma seleção especial de clássicos que completam 100 anos em 2025. Uma homenagem especial em que todas as sessões serão exibidas em 16mm direto do acervo da Cine 16 com a melhor qualidade de preservação das cópias. Além de filmes como o raro “Paris Adormecida”, “A Greve”e “Em Busca do Ouro”, serão exibidos clássicos como “Uma Rua Chamada Pecado” e “Era Uma Vez Em Tóquio” para montar uma cronologia inédita da história do cinema mundial. Essa celebração enriquecedora demonstra a herança ao longo de um século de linguagem cinematográfica e será apreciada em seu formato mais nobre.

“100 Anos de Cinema”é uma parceria entre o Centro Cultural São Paulo e a produtora Cine 16. Os filmes fazem parte dos acervos da Cine 16 e da Fundação Japão, e foram selecionados observando a qualidade das cópias para permitir uma experiência de alto nível com o 16mm.

 

Programação:

25/03 

16h00 A GENERAL 
19h30 A GREVE

26/03 

17h00 UMA RUA CHAMADA PECADO
19h30 A GREVE

27/03 

16h00 MULHER NA LUA
19h30 NOSSO BARCO, NOSSA ALMA

28/03  

16h30 GIRASSÓIS DA RÚSSIA
19h00 MULHER NA LUA

29/03 

15h00 A ÚLTIMA GARGALHADA
17h00 UMA RUA CHAMADA PECADO
19h30 EM BUSCA DA GLÓRIA

30/03  

15h00 GIRASSÓIS DA RÚSSIA
18h00 PARIS ADORMECIDA
19h30 EM BUSCA DO OURO

01/04 

17h00 A ÚLTIMA GARGALHADA
19h30 A GENERAL

02/04 

16h30 ERA UMA VEZ EM TÓQUIO
19h30 HORIZONTE PERDIDO

 

Filmes:

A ÚLTIMA GARGALHADA, de F.W. Murnau
Der letzte Mann, Alemanha, 1924, 101′, 16mm, Livre
Com Emil Jannings, Hermann Valentin, Maly Delschaft

Em A Última Gargalhada, um idoso porteiro do Atlantis, um elegante hotel de Berlim, sente orgulho do seu trabalho, que faz com dedicação, e se comporta como um general em seu resplandecente uniforme, sendo tratado com respeito pelos seus amigos e vizinhos. Entretanto, o novo gerente do hotel se mostra insensível quando o velho porteiro para um pouco para se recompor, após carregar uma pesada bagagem, e assim o gerente decide que o atual porteiro é velho demais para o cargo e o rebaixa para criado do banheiro masculino. Isto provoca um efeito desastroso no prestígio do homem e na sua autoestima.

A GREVE, de Sergei Eisenstein
Stachka, URSS, 1925, 95′, 16mm, Livre
Com Grigoriy Aleksandrov, Yudif Glizer, Maksim Shtraukh

Um operário se mata após ser injustamente acusado de roubo e esse é o estopim para o início de uma greve numa fábrica russa. No começo é tudo empolgação, mas logo o lento processo de negociação ataca os ânimos dos grevistas. Reivindicações são negadas, a espionagem avança e os militares são chamados para resolver o problema

PARIS ADORMECIDA, de René Clair 
Paris qui dort, França, 1925, 60’, 16mm, Livre 
Com Henri Rollan, Albert Préjean, Madeleine Rodrigue 

Um guarda noturno descobre que Paris inteira foi paralisada pelo feixe de uma máquina. Ele e alguns outros, imunes ao feixe, exploram a cidade deserta.

A GENERAL, de Buster Keaton e Clyde Bruckman 
The General, EUA, 1926, 89’, 16mm, Livre 
Com Buster Keaton, Marion Mack, Glen Cavender 

Durante a Guerra Civil Americana, um maquinista confederado embarca em uma missão para resgatar seu amado trem e sua namorada, sequestrados por espiões da União.

MULHER NA LUA, de Fritz Lang 
Frau im Mond, Alemanha, 1929, 169’, 16mm, Livre 
Com Willy Fritsch, Gerda Maurus, Klaus Pohl 

Uma equipe de cientistas e aventureiros embarca em uma viagem ousada para a lua, descobrindo segredos e enfrentando desafios inesperados no caminho.

A NÓS A LIBERDADE, de René Clair 
À nous la liberté, França, 1931, 71’, 16mm, Livre 
Com Henri Marchand, Raymond Cordy, Roland Toutain 

Dois amigos escapam da prisão e tentam começar uma nova vida, mas enfrentam dificuldades enquanto buscam a liberdade e a felicidade.

UMA RUA CHAMADA PECADO, de Elia Kazan 
A Streetcar Named Desire, EUA, 1951, 122’, 16mm, 14 anos
Com Vivien Leigh, Marlon Brando, Kim Hunter 

Blanche DuBois vai morar com sua irmã Stella e seu cunhado Stanley em Nova Orleans, levando a conflitos intensos e revelações dolorosas sobre seus passados.

ERA UMA VEZ EM TÓQUIO, de Yasujirô Ozu 
Tokyo Monogatari, Japão, 1953, 136’, 16mm, Livre 
Com Chishû Ryû, Chieko Higashiyama, Setsuko Hara 

Um casal de idosos viaja para Tóquio para visitar seus filhos, mas descobre que estão muito ocupados para passar tempo com eles, refletindo sobre as mudanças nas relações familiares.

EM BUSCA DA GLÓRIA, de Lindsay Anderson 
This Sporting Life, Reino Unido, 1963, 86’, 16mm, Livre 
Com Richard Harris, Rachel Roberts, Alan Badel 

A história de um jogador de rugby que luta para alcançar sucesso profissional enquanto enfrenta problemas pessoais e conflitos internos.

GIRASSÓIS DA RÚSSIA, de Vittorio De Sica 
I Girasoli, Itália, 1970, 107’, 16mm, Livre 
Com Sophia Loren, Marcello Mastroianni, Ludmila Savelyeva 

Durante a Segunda Guerra Mundial, uma mulher italiana viaja para a Rússia em busca do marido desaparecido, enfrentando dificuldades e descobrindo a realidade devastadora da guerra.

OS BOAS VIDAS, de Federico Fellini 
I vitelloni, Itália, 1953, 107’, 16mm, Livre 
Com Franco Interlenghi, Alberto Sordi, Franco Fabrizi 

Em uma pequena cidade italiana, cinco amigos enfrentam a transição da juventude para a vida adulta, lidando com a falta de ambição e os desafios das expectativas sociais.

HORIZONTE PERDIDO, de Frank Capra 
Lost Horizon, EUA, 1937, 132’, 16mm, Livre Com Ronald Colman, Jane Wyatt, Edward Everett Horton Durante uma fuga da guerra civil chinesa, um grupo de refugiados descobre um vale escondido no Tibete, conhecido como Shangri-La, onde encontram paz, harmonia e mistérios antigos.

NOSSO BARCO, NOSSA ALMA, de Noël Coward e David Lean 
In Which We Serve, Reino Unido, 1942, 114’, 16mm, Livre 
Com Noël Coward, John Mills, Bernard Miles 

Inspirado em eventos reais da Segunda Guerra Mundial, o filme acompanha a tripulação do destróier britânico HMS Torrin, mostrando suas vidas e sacrifícios durante e após uma batalha naval.

EM BUSCA DO OURO, de Charles Chaplin
The Gold Rush, EUA, 1925, 72′, 16mm, Livre
Com Charles Chaplin, Mack Swain, Henry Bergman

No Alasca, Carlitos tenta a sorte como garimpeiro em meio a corrida do ouro de 1898. Lá ele conhece o gordo McKay, com quem cria bastante confusão após uma tempestade de neve, e se apaixona por uma dançarina.

plugins premium WordPress