Exposição e lançamento do livro DesMonumento

EXPOSIÇÃO

  • 29/01 a 20/03
  • Terça-feira a sexta-feira, das 10h às 20h
  • Sábado, domingo e feriados, das 10h às 18h
  • No Piso Flávio de Carvalho 
  • Grátis
  • Classificação Indicativa: livre
LANÇAMENTO DO LIVRO “DesMonumento”, de Evandro Prado 
  • 29/01
  • Sábado, às 15h
  • No Piso Flávio de Carvalho
  • Grátis
  • Classificação Indicativa: livre 

O Centro Cultural São Paulo apresenta a exposição e o lançamento do livro “DesMonumento” do artista Evandro Prado. Fruto de pesquisa que o artista vem desenvolvendo nos últimos anos, e focada na produção de mais de 80 aquarelas de monumentos da América do Sul, a exposição é composta por trabalhos que levantam questões sobre a urgência da discussão dos monumentos de agressores de minorias, escravocratas, colonizadores e militares que ostentam seus corpos em cobre e base de mármore pelos espaços públicos das cidades. A exposição apresenta aquarelas sobre papel, esculturas e um vídeoarte.  

Sobre a produção, o artista escreveu: “As aquarelas que estão apresentadas são fruto de um recorte da América do Sul, e foram escolhidas por representarem figuras de poder, de opressão e/ou colonização. São, na maioria das vezes homens brancos, militares, políticos ou monarcas. 

Nossos “heróis”: Pedro Álvares Cabral, D. Pedro I, D. Pedro II, Marechal Deodoro, Caxias, Colombo, Baquedano, Belalcázar, Castilla, Solano López… Homens que estão nas páginas dos livros, e seus atos fizeram parte do nosso passado. Nos últimos cinco séculos invadiram, saquearam, mataram, torturaram, exterminaram, escravizaram povos originários ou negros vindos da África, mas, por fim, ganharam um pedestal de herói”.

Além da abertura da exposição no sábado, 29 de janeiro de 2022, também será lançado o livro “DesMonumento”, que apresenta um panorama completo dos trabalhos do artista e a pesquisa em relação à América do Sul. A publicação conta com textos de curadores internacionais, sendo eles, Eduardo M. Saubidet (Argentina) e Joaquin Sánchez (Bolívia), e ainda um texto depoimento do próprio artista sobre sua produção e processo criativo nos últimos anos.

Sobre o artista

Evandro Prado nasceu em 1985, Campo Grande (MS). Vive e trabalha em São Paulo. É formado em Artes Visuais pela UFMS em 2006. Fez exposições individuais em São Paulo, Campo Grande e Rio de Janeiro. Integrante do Grupo Aluga-se desde 2010, participou de importantes exposições coletivas e salões de arte como o Rumos Itaú Cultural 2006; Salão do Centro Oeste (GO); Abre Alas da A gentil Carioca (RJ) e 65o Salão Paranaense (PR). Foi premiado com residências artísticas em Epecuén, na Argentina e duas vezes pelo Prêmio Rede Nacional Funarte Artes Visuais 2012 e 2015.

www.evandroprado.com.br 

@evandroprado

 

 

 

A programação acontecerá de acordo com os protocolos de segurança estabelecidos pelas autoridades sanitárias em prevenção à propagação do vírus da Covid-19, sendo obrigatório o uso de máscara, a apresentação do comprovante de vacinação (físico ou digital) com no mínimo duas doses, e a manutenção do distanciamento entre os participantes.

icone-compr-de-vacinacao

Obrigatório comprovante de vacinação.

É obrigatório o uso de máscara.

O álcool gel estará disponível no local.

Respeitar distanciamento 1,5m a 2m.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
plugins premium WordPress