de 24/6 a 11/7
- Verifique a programação de cada filme
- Sala Circuito Spcine – Lima Barreto
- Classificação indicativa: 18 anos
- Grátis
- Retirada de ingressos na bilheteria física do CCSP, 1h antes da sessão
Queer é um termo complexo, que carrega muitos significados e existe tanto à parte da cultura LGBTQIAPN+ quanto é inerentemente ligado a ela. Frequentemente usado como um termo genérico para uma espécie de desnormalização — uma fuga do “mundo heteronormativo” —, queer está entre as concepções mais maleáveis que se pode aplicar à identidade e à arte, como um meio de se localizar se definindo em oposição a um mainstream percebido. Por isso, a segunda edição do Território Queer, uma parceria entre Spcine, Centro Cultural São Paulo, Instituto Cervantes e Festival Fire!!, dá destaque a três épocas diferentes do cinema Queer: a primeira dedicada aos chamados Pride films, que aqui chamamos de “Queer Love”; a segunda dedicada a um período importante do cinema Queer, os anos 80 e 90, que chamamos de “coisas que tirei do armário”, em referência ao termo “armário”, hoje ressignificado; e finalmente ao período pós-Stonewall, que aqui chamamos de “Orgulho é Revolução”.
Queer Love
Sabemos que, por décadas, e ainda hoje, o cinema é majoritariamente heteronormativo. Michael Koreski, crítico americano, discutindo o termo Queer, escreveu que, “apesar da sua sensibilidade às dificuldades emocionais, o cinema não tem se interessado particularmente pelos corpos marginalizados – o que é uma das razões para a esperança que tantos nutrem hoje para uma mudança de paradigma definitiva. Hoje, mais do que em qualquer época, vemos tentativas isoladas de representação, com a razão de 01 (um) filme Queer por ano ganhando algum destaque relevante, um coeficiente desanimador. Koreski escreve que a explosão do New Queer Cinema nos anos 1980 (possibilitada por quatro elementos, “a chegada da AIDS, Reagan, filmadoras portáteis e alugueis baratos”) criou uma profusão de novas imagens queer, tanto positivas quanto negativas. Mas isso não resultou, nem de longe, na normalização de personagens marginalizados enquanto protagonistas no cinema. Um filme de grande estúdio com um protagonista gay ainda é tão raro quanto um unicórnio colorido. Neste contexto, Pride é um termo ressignificado pela comunidade LGBTQIAPN+ para qualificar filmes com protagonismo LGBTQIAPN+ sem finais trágicos para os seus personagens, ou que recorram à reiterada narrativa da impossibilidade de amor para os corpos LGBT.
Coisas que tirei do armário
Os anos 80 e 90 foram especialmente importantes para a comunidade LGBTQIAPN+ com a explosão de um Novo Cinema Queer nos anos 80, mas as representações eram, em sua maioria, problemáticas. No entanto, antes problemáticas do que inexistentes. Ainda estamos aprendendo a expressar as nossas narrativas sem que o reflexo das repressões ainda apareçam impressas, subvertendo as nossas histórias. Por isso, esta parte da mostra seleciona filmes gays dessas décadas à procura de uma memória afetiva de um horizonte perdido que ainda procuramos, o de uma representação que nos permita nos identificarmos como protagonistas. É claro que a simples identificação não deve ser o único objetivo; mas é parte inevitável do que constitui um cinéfilo — a necessidade de voltar repetidamente a esse lugar seguro que alguma vez deu alento à nossa solidão. Talvez o que precisamos seja evidência: não apenas de que estamos aqui e estivemos lá, mas de que o desejo que circulou pelo sangue de tantos homens e mulheres gays, muitas vezes escondidos nas gavetas de um armário, de alguma forma encontrou expressão nas imagens destes filmes.
Orgulho é Revolução
A história do cinema Queer se divide, principalmente, entre os filmes produzidos ANTES e DEPOIS dos eventos que aconteceram no dia 28 de junho de 1969, chamado de Revolta de Stonewall. A mostra propõe um panorama de filmes produzidos antes e sobre a Revolta, e os conflitos que marcaram o mês de Junho como o mês do Orgulho LGBTQIA+
Programação:
Terça-feira, 24 de Junho
15:00 – O Segredo de Brokeback Mountain (134 min)
17:40 – A Razão do Meu Afeto (111 min)
20:00 – Truques da Paquera (92 min)
Quarta-feira, 25 de Junho
15:00 – 20.000 Espécies de Abelhas (128 min)
17:30 – Screaming Queens (57 min)
19:00 – Nitrate Kisses (67 min)
Sexta-feira, 27 de Junho
15:00 – Weekend (97 min)
17:00 – Fim do Século (84 min)
19:30 – C.R.A.Z.Y. (127 min)
Sábado, 28 de Junho
15:00 – 20.000 Espécies de Abelhas (128 min)
17:30 – A Razão do Meu Afeto (111 min)
19:45 – Weekend (97 min)
Domingo, 29 de Junho
15:00 – Maré Alta (92 min)
17:15 – Três Formas de Amar (93 min)
19:30 – Baby (107 min)
Terça-feira, 1 de Julho
17:15 – O Armário de Celulóide (102 min)
19:30 -Trilogia Terence Davies (Children + Madonna and Child + Death and Transfiguration – 98 min)
Quarta-feira, 2 de Julho
15:00 – Bros (115 min)
17:15 – Sessão Curtas – Mostra Fire 1 (55 min)
19:10 – Truques da Paquera (92 min)
Quinta-feira, 3 de Julho
15:00 – O Segredo de Brokeback Mountain (134 min)
17:40 – Screaming Queens (57 min)
19:20 – Nitrate Kisses (67 min)
Sexta-feira, 4 de Julho
15:00 – As Filhas do Fogo (120 min)
17:30 – Caiam as Rosas Brancas (123 min)
20:00 – Eu Não Sou Tudo o Que Quero Ser (91 min)
Sábado, 5 de Julho
15:00 – C.R.A.Z.Y. (127 min)
17:30 – Fim do Século (84 min)
19:30 – Sessão Curtas – Mostra Fire 2 (51 min)
Domingo, 6 de Julho
17:00 – Trilogia Terence Davies (98 min)
20:00 – Eu Não Sou Tudo o Que Quero Ser (91 min)
Terça-feira, 8 de Julho
17:30 – As Filhas do Fogo (120 min)
20:00 – Baby (107 min)
Quarta-feira, 9 de Julho
16:30 – O Armário de Celulóide (102 min)
19:10 – Caiam as Rosas Brancas (123 min)
Quinta-feira, 10 de Julho
15:00 – Bros (115 min)
17:20 – Maré Alta (92 min)
Filmes:
A Trilogia de Terence Davies
Três filmes curtos que retratam a vida de Robert Tucker, uma espécie de alter ego do cineasta Terence Davies. A trilogia inclui “Children”, “Madonna and Child” e “Death and Transfiguration”, explora a infância, a vida adulta e a morte de Robert, um homem gay em conflito com a sua sexualidade, o catolicismo e as relações familiares. A trilogia é conhecida pela sua estética visual impressionista e pela profunda sensibilidade emocional, que são características do estilo cinematográfico de Terence Davies.
Children, de Terence Davies
1976, Reino Unido, 46 min, 16 anos, DCP
Elenco: Phillip Mawdsley, Nick Stringer, Valerie Lilley
Sinopse: O jovem Robert Tucker enfrenta uma infância difícil em uma escola católica, lidando com bullying, repressão e os primeiros sinais de sua identidade sexual. Em casa, a violência de seu pai e a rigidez de sua mãe tornam sua jornada ainda mais desafiadora.
Madonna and Child, de Terence Davies
1980, Reino Unido, 27 min, 16 anos, DCP
Elenco: Terry O’Sullivan, Sheila Raynor
Sinopse: Agora adulto, Robert Tucker divide sua vida entre o trabalho burocrático, os cuidados com sua mãe idosa e uma existência secreta onde explora sua sexualidade reprimida. Entre culpa e desejo, ele busca equilíbrio em um mundo que não parece pronto para aceitá-lo.
Death and Transfiguration, de Terence Davies
1983, Reino Unido, 25 min, 16 anos, DCP
Elenco: Terry O’Sullivan
Sinopse: Na velhice, Robert Tucker relembra sua vida enquanto enfrenta sua própria mortalidade. A morte de sua mãe e sua criação católica continuam a assombrá-lo, enquanto ele reflete sobre os momentos que definiram sua existência
Baby, de Marcelo Caetano
Brasil, 2024, 107 min, 16 anos, DCP
Elenco: João Pedro Mariano, Ricardo Teodoro, Bruna Linzmeyer
“Baby” narra a história de Wellington (João Pedro Mariano), um jovem que, ao deixar um centro de detenção juvenil, se encontra sem rumo nas ruas de São Paulo, sem contato com os pais e sem meios para recomeçar sua vida
Fim do Século, de Lucio Castro
Fin de siglo, 2019,
Argentina/Espanha, 84 min, 16 anos, DCP
Elenco: Juan Barberini, Ramon Pujol, Mía Maestro
Sinopse: Dois homens se reencontram em Barcelona após um encontro casual, revelando camadas de memórias e possibilidades de um relacionamento que transcende o tempo.
Maré Alta, de Marco Calvani
High Tide, 2023, EUA, 92 min, 12 anos, DCP
Elenco: Marco Pigossi, James Bland, Bill Irwin
Sinopse: Depois de se mudar com o namorado para Provincetown, cidade americana considerada uma meca LGBTQIAP+, o brasileiro Lourenço vê todo o cenário idealizado desmoronar. Abandonado pelo parceiro, trabalhando ilegalmente como faxineiro, e com o visto prestes a expirar, o imigrante passa a lidar com diversas incertezas sobre seu lugar no mundo. Com a chegada do envolvente Maurice, Lourenço recomeça uma busca interna por pertencimen
Bros, de Nicholas Stoller
Bros, 2022, EUA, 115 min, 14 anos, DCP
Elenco: Billy Eichner, Luke Macfarlane, Ts Madison
Sinopse: Bobby é um apresentador de podcast neurótico que está satisfeito com encontros casuais pelo Tinder e não busca um relacionamento sério. Tudo muda quando ele conhece Aaron, um advogado igualmente desapegado que adora manter vários romances sem compromisso. Apesar da resistência inicial, os dois são constantemente atraídos um pelo outro e começam a revelar seus lados vulneráveis. Aos poucos, a atração inegável entre eles se transforma em algo que se parece com um compromisso.
20.000 Espécies de Abelhas, de Estibaliz Urresola Solaguren
20.000 especies de abejas, 2023, Espanha, 128 min, 12 anos, DCP
Elenco: Sofía Otero, Patricia López Arnaiz, Ane Gabarain
Sinopse: Uma criança de 8 anos questiona sua identidade de gênero durante as férias no País Basco, enquanto sua família enfrenta conflitos intergeracionais.
Weekend, de Andrew Haigh
2011, Reino Unido, 96 min, 14 anos, DCP
Elenco: Tom Cullen, Chris New, Jonathan Race
Sinopse: Depois de uma festa regada a álcool na casa de seus amigos heterossexuais, Russell decide passar por uma discoteca gay. Pouco antes do local fechar, ele encontra Glen, e o que parecia ser no início apenas um caso de uma noite torna-se algo diferente, especial.
As Filhas do Fogo, de Albertina Carri
Drama / Híbrido, 2019, Argentina, 120 min, DCP, 18 anos
Elenco: Disturbia Rocío, Mijal Katzowicz, Violeta Valiente, Rana Rzonscinsky
Sinopse: Três mulheres começam uma jornada poliamorosa em busca de prazer, diversão e novas formas de relação. Através de suas anotações, Violeta nos conta sobre as aventuras das Filhas do Fogo: um grupo de mulheres em busca de seu próprio erotismo
Caiam as Rosas Brancas, de Albertina Carri
¡Caigan las rosas blancas!, Argentina, Brasil, 2025, 123 min, 18 anos, DCP
Elenco: Renata Carvalho, Luisa Gavasa, Carolina Alamino
Sinopse: Violeta é uma jovem diretora de cinema que, tempos atrás, realizou com um grupo de amigas um filme amador erótico lésbico. Graças ao sucesso inesperado daquela obra, ela é agora contratada para dirigir um pornô mainstream. Mas suas ideias sobre os sistemas de gênero — tanto cinematográficos quanto sexuais — a impedem de seguir com a filmagem, e ela decide fugir. O cinema se torna um desejo de outro tempo, e a vida, o único verdadeiro achado.
O Armário de Celulóide, de Rob Epstein e Jeffrey Friedman
The Celluloid Closet, 1995, EUA, 102 min, 14 anos, DCP
Elenco: Documentário (entrevistas com Lily Tomlin, Tom Hanks, Susan Sarandon)
Sinopse: Um documentário que faz um levantamento das várias representações em Hollywood de homossexuais e das atitudes por trás deles ao longo da história do cinema norte-americano.
Screaming Queens, de Susan Stryker e Victor Silverman
Screaming Queens: The Riot at Compton’s Cafeteria, 2005, EUA, 57 min, 12 anos, DCP
Sinopse: Documentário sobre a revolta transgênero de 1966 em São Francisco, predecessora de Stonewall, e sua luta por direitos e visibilidade.
Nitrate Kisses, de Barbara Hammer
1992, EUA, 67 min, 18 anos, DCP
Sinopse: Filme experimental que explora a erotização de corpos marginalizados através de colagens de filmes censurados e cenas íntimas. Lançado durante a crise da AIDS, o filme é um ato de resistência contra a patologização de corpos queer, afirmando a vida e o afeto em meio ao luto e ao estigma.
Eu não sou tudo o que quero ser, de Klára Tasovská
2024, República Tcheca, 91 min, 16 anos, DCP
Sinopse: Libuše Jarcovjáková, já apelidada de “Nan Goldin da Tchecoslováquia”, encontra-se num ambiente sufocante depois da Primavera de Praga de 1968. Há poucos locais onde pode se expressar livremente ou explorar a sua sexualidade. O documentário é composto pelas suas inúmeras fotografias e passagens dos seus diários, que capturam a ida dela para a Berlim Ocidental, a fuga para Tóquio e o regresso à Europa, sempre com sua câmera fotográfica como companheira constante. Exibido no Festival de Berlim de 2024, o documentário é um retrato íntimo e corajoso desta grande artista, abordando questões como a identidade e a sexualidade.
A razão do meu afeto, de Nicholas Hytner
The Object of My Affection, 1998, EUA, 111 min, 12 anos, DCP
Elenco: Jennifer Aniston, Paul Rudd, Alan Alda
Sinopse: Uma professora grávida se apaixona por seu melhor amigo gay, criando um triângulo amoroso que desafia convenções sobre família e amor romântico.
C.R.A.Z.Y., de Jean-Marc Vallée
2005, Quebec, 127 min, 16 anos, DCP
Elenco: Marc-André Grondin, Danielle Proulx, Pierre-Luc Brillant
Sinopse: No dia 25 de dezembro de 1960, Zachary Beaulieu vem ao mundo. É o 4º entre 5 irmãos, todos meninos. A infância de Zachary é marcada pelos aniversários natalinos em que seu pai (Michel Côté), invariavelmente, encerra a festa imitando Charles Aznavour. Sua adolescência traz a descoberta de uma sexualidade diferente e sua negação profunda para não decepcionar a família. E a maturidade, enfim, chega com uma libertadora viagem mística por Jerusalém, a cidade que sua mãe sempre sonhou conhecer.
Três Formas de Amar, de Andrew Fleming
Threesome, 1994, EUA, 93 min, 16 anos, DCP
Elenco: Lara Flynn Boyle, Josh Charles, Stephen Baldwin
Sinopse: Três estudantes universitários dividem um apartamento e exploram sexualidade fluida, ciúmes e amizade em uma comédia pré-“Friends”.
O Segredo de Brokeback Mountain, de Ang Lee
Brokeback Mountain, 2005, EUA, 134 min, 14 anos, DCP (cópia restaurada)
Elenco: Heath Ledger, Jake Gyllenhaal, Michelle Williams
Sinopse: Dois cowboys desenvolvem um amor proibido nas montanhas de Wyoming, enfrentando décadas de repressão e consequências sociais devastadoras.
Truques da Paquera, de Jim Fall
Tricks, 1999, EUA, 92 min, 16 anos, digital
Christian Campbell, John Paul, PitocBrad Beyer
Sinopse: Gabriel (Christian Campbell) é um tímido compositor de musicais que, em uma noite inesperada em Manhattan, cruza o caminho de Mark (John Paul Pitoc), um charmoso dançarino de boate. O que deveria ser um simples encontro casual se transforma em uma jornada repleta de desencontros e situações hilárias, enquanto os dois tentam encontrar um lugar para ficarem a sós.
Sessão Curtas Mostra Fire 1!!
Espanha, 55 min, digital
Seleção de curtas-metragens espanhóis em parceria com o Instituto Cervantes e o festival Fire!!. Filmes: Beicon, Nadie va a querer a un monstruo, Mindanao e Nocturnas.
Sessão Curtas Mostra Fire 2!!
Espanha, 51 min, digital
Seleção de curtas-metragens espanhóis em parceria com o Instituto Cervantes e o Festival Fire!! Filmes: Monte, La Cit@, Quédate quieto o te amo, Uranites
Fichas técnicas e sinopses dos curtas-metragens
Monte, de Javier Ferreiro
2022, Espanha, 20 min, 12 anos
Elenco: Miquel Insúa, Álvaro Larrán, Guillermo Weickert
Sinopse: Após um susto de morte, Luis busca refúgio na casa de seu ex-marido, mas seu jovem amante não aceita ser deixado para trás.
La cit@, de Itziar Castro
2024, Espanha, 10 min, 12 anos
Elenco: Itziar Castro, Beatriz Mbula, María Isabel Díaz
Sinopse: Uma comédia sobre os desafios de ter encontros amorosos quando se é uma pessoa famosa.
Quédate quieto o te amo, de Federico Luis
2023, Argentina/França, 13 min
Elenco: Andrés Andino, Pablo Martín Ríos, Lucas González
Sinopse: Em um bairro marginalizado, um jovem criminoso busca desesperadamente amor em meio ao caos.
Uranites, de Marina Arenas
2023, Espanha, 8 min, Livre
Elenco: Simone Sojo, Juan Vilches
Sinopse: Duas viajantes intergalácticas tentam conectar Urano à Terra, mas descobrem que o planeta não é como imaginavam.
Beicon, de José Montero
Beicon, 2024, Espanha, 12 min, Livre
Elenco: Ramon Pujol, Alberto Amayuelas
Sinopse: Ander reencontra sua expareja Carlos para discutir a custódia de seu cachorro Beicon, revivendo tensões de um passado traumático.
Nadie va a querer a un monstruo, de Leonor Segovia
Nadie va a querer a un monstruo, 2023, Espanha, 9 min, 16 anos
Elenco: Aitana Ahrens, Carmen Macías
Sinopse: Amanda e Carlota se conhecem online, mas um segredo de Carlota ameaça a relação que estão construindo.
Mindanao, de Borja Soler
Mindanao, 2021, Espanha, 16 min, 16 anos
Elenco: Carmen Machi, Paulina García, Ángel Burgos
Sinopse: A corrupta prefeita Marisol enfrenta suas últimas horas em liberdade, cercada por aliados e amores em uma noite de decadência.
Nocturnas, de Pau Canivell, Rubén García e María Sánchez García
Nocturnas, 2024, Espanha, 18 min, 12 anos (com selo de igualdade de gênero)
Elenco: Alba Sáez, Jourdan Daniel, Marta Fons
Sinopse: Ao fugir de casa, Luna encontra um grupo de drag queens que a ajudam a redefinir seu conceito de família e liberdade.