Exposições nacionais para visitar online

Diversas instituições culturais brasileiras disponibilizam visitas virtuais gratuitas por seus acervos, espaços expositivos e prédios. A Bienal de São Paulo, por exemplo, que em 2020 chega a sua 34ª edição, convida o público para visitar as exposições que rolaram no Pavilhão de 2010 a 2018. Confira as indicações:

Inside Brazil’s Museu Nacional
Por dentro do Museu Nacional Google Arts & Culture: a plataforma do Google, que se dedica a disponibilizar exposições online, tem uma área dedicada ao Museu Nacional. Lá estão disponibilizadas algumas obras que integravam o museu antes do incêndio ocorrido em 2018. Além de poder apreciar algumas das obras que fazem parte do patrimônio brasileiro – como o Crânio de Luzia, “o esqueleto mais antigo descoberto nas Américas” -, está disponibilizado uma visita online pelo próprio museu com áudio que narra sua história e das obras contidas nele.

Acervo do MNBA – Museu das Belas Artes
Estão também no Google Arts & Culture algumas peças do Museu das Belas Artes. Com a proposta de democratizar o acervo, foram digitalizadas mais de 500 obras. O acervo da plataforma conta com a obra Retrato do Intrépido Marinheiro Simão Carvoeiro do Vapor Pernambucana, de José Correia de Lima (1814-1857), importante peça para as representações do negro na história da arte nacional. O MNBA, herdeiro da brasileira Academia Imperial de Belas Artes, conta também com uma gama de obras digitalizadas, disponíveis para acesso no seu site

Acervo online do MIS – Museu de Imagem e Som
Famoso entre os paulistanos, o Museu da Imagem e do Som conta com um acervo de mais de 200 mil peças, entre fotografias, vídeos, entrevistas, cartazes, peças gráficas, equipamentos de imagem e som, registros sonoros, entre outras variedades. Algumas dessas peças você pode conferir virtualmente, no site dedicado ao acervo online da instituição.

Museu Casa de Portinari
O Museu Casa de Portinari, localizado em Brodowski (SP), conta com uma tour virtual por toda a unidade. Edificado na casa onde viveu o pintor Candido Portinari, o local guarda não só alguns trabalhos do artista, mas uma coleção de desenhos, objetos de uso pessoal e mobiliários do pintor.

Museu Oscar Niemeyer – MON
O Museu Oscar Niemeyer, localizado em Curitiba (PR), é considerado o maior museu da América Latina. O prédio, arquitetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, funciona desde 2002 e já recebeu mais de 350 mostras nacionais, internacionais e itinerantes. Algumas das exposições você pode conferir online, no site do museu.

Instituto Inhotim
Localizado em Minas Gerais, o Instituto Inhotim é considerado o maior museu a céu aberto do mundo e detém um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil. Além de museu, o espaço funciona também como jardim botânico, preservando espécies raras de todos os continentes.

Bienal a Bienal
Usando um conteúdo parecido com o Google Street view, a Bienal disponibiliza tours virtuais para 5 de suas edições. Além disso, o site conta com conteúdos de diversas edições que podem ser visualizados e até baixados.

Sugestão de leitura:
Arte manifesta o impacto do Coronavírus no mundo: O G1 publicou uma matéria que mostra as diferentes manifestações artísticas sobre o novo Coronavírus (COVID-19). A galeria de fotos expõe sentimentos diversos ao redor do mundo, que tematizam temas como política, impacto ambiental e questões subjetivas do ser humano. 

Obra da capa: Desvio Para o Vermelho, de Cildo Meireles | Acervo do Instituto Inhotim

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
plugins premium WordPress