Direto da Curadoria: música com Monique Dardenne

Monique Dardenne, curadora de música do CCSP, faz indicações semanais de lançamentos nacionais e internacionais de álbuns, singles, EPs e videoclipes mais quentes da cena musical.

Singles

Aíla e Luísa e os Alquimistas – Amor e Sacanagem
@ailamusic @luisaeosalquimistas 

Dois dos nomes mais interessantes do pop brasileiro, as cantoras Aíla e Luísa Nascim (Luísa e os Alquimistas) estão juntas na colaborativa Amor e Sacanagem. Feita para grudar na cabeça do ouvinte logo em uma primeira audição, a faixa estabelece no lirismo provocativo um precioso elemento de diálogo com o ouvinte. “Gata, será que você tem coragem / De experimentar amor e sacanagem?“, questiona a letra da canção. Pouco mais de três minutos a dupla joga com a temática da bissexualidade e o desejo feminino. A produção da faixa ficou por conta do mineiro Baka. (fonte: Miojo Indie)

Tricky – Fall Please 
O single Fall Please, que traz o vocal da artista polonesa Marta lakowska, secede o álbum que será lançado ainda esse ano. O single foi gravado no final de 2019, enquanto Tricky estava de luto pela perda de sua filha. O álbum vem com a seguinte declaração: “Sinto que estou de volta…consegui fazer algo que nunca consegui fazer antes, e que todos irão sentir isso”. Aguardamos ansioses!
Sudan Archives – Glorious (Nídia Remix) 
“Você tem medo de cobras?” – pergunta feita por Britney Parks a um jornalista do New York Times. Goldie é o nome de uma cobra usada no videoclipe da faixa Glorious, que faz parte de seu primeiro álbum aclamado pela crítica, que agora ganha um remix da produtora portuguesa Nídia. 
L’Homme Statue – Desejos
@lhommestatue
A canção é o mais novo trabalho disponibilizado por Loïc Koutana, artista preto, imigrante e LGBTQI+, que compôs o novo som em português e francês, dizendo que essa é a primeira música que ele escreve em toda a vida. “Ela nasceu quando eu tinha 17 anos, em uma fase da minha vida em que eu ainda me questionava sobre o que eu queria ser e quem eu era”. (fonte: TMDQA)

Álbuns

Ellen Allien – AurAA
@ellenallien
Um dos big names da música eletrônica mundial, a alemã Ellen Allien acaba de lançar o seu terceiro álbum intitulado AurAA. Cru, emotivo e capaz de transportar-nos da realidade para uma fantasia eletrificada, o AurAA explora a noção de energias invisíveis que controlam o nosso planeta. 
Norah Jones – Pick Me Up Off The Floor 
@norahjones
A cantora e pianista Norah Jones lança seu oitavo álbum, Pick Me Up Off the Floor. Como a própria cantora disse a Associated Press, “ele tem um sentimento como quando você precisa da ajuda de alguém pra levantar”, porém suas produções sempre trazem uma leveza e a delicadeza que refletem em sua voz. 

Luana Carvalho – Baile de Máscara @luanacarvalhoaqui
Os sentimentos tomam conta do novo trabalho da cantora e compositora Luana Carvalho. Três anos após o lançamento do segundo álbum de estúdio da carreira, Branco (2017), a artista decidiu transformar a saudade dos pais, o futebolista Édson Cegonha (1943-2015) e a sambista Beth Carvalho (1946-2019), na base para o agridoce Baile de Máscara (2020). Co-produzido em parceria com Kassin (Los Hermanos, Clarice Falcão), o trabalho revela seis músicas de Carnaval, mas não necessariamente sambas, em que Carvalho estreita a relação com diferentes instrumentistas e vozes da cena carioca. (fonte: MiojoIndie)

EP

Jup do Bairro – Corpo Sem Juízo
Jup do Bairro lança o EP intitulado Corpo Sem Juízo, que pelas palavras da própria artista: “é como se fosse uma extensão de mim, a possibilidade de imortalizar as minhas memórias, o meu corpo. É pessoal, mas não termina em mim. É honesto com uma dignidade construída. Talvez seja a coisa mais importante que já fiz na minha vida e pela mesma. Esse EP passa por três fases de um corpo: nascimento, vida e morte…”

Videoclipes

Agoria feat. Blasé – 3 Letters 
@agoria
Agoria, em parceria com o cantor Blasé, lançam a faixa 3 Letters, que ganha um belo videoclipe dirigido pelos Argentinos Hernan Corera, Walter Cornas e Juan Cavia. O vídeo mostra um casal que nesse período de isolamento vivem no mesmo teto, mas cada um no seu cotidiano que se repete diariamente. Ela tocando o seu piano e ele dançando, um sem prestar atenção no outro, depois de tantos dias como se fossem fantasmas para eles próprios. 
Kunumí MC – Xondaro Kaáguy Reguá (Forest Warrior) 
A música retrata a realidade dos povos indígenas de força e resistência, desde a invasão dos portugueses até o presente momento, sob a visão de um indígena. Kunumí conta que a ideia do clipe foi retratá-lo na aldeia Krukutu, onde vive em Parelheiros (SP) e também na capital, São Paulo: “o vídeo tenta mostrar a diferença que é para o indígena entre viver na aldeia e na cidade. Aqui, na aldeia, o indígena vive melhor, porque esse é o nosso lugar. Não só o nosso lugar, mas deveria ser o lugar de todo mundo, né? A natureza, né?”, diz Kunumí.
Emicida, Drik Barbosa – Sementes 
@emicida @drikbarbosa
Emicida e Drik Barbosa lançam o single Sementes, que ganha um videoclipe animado. A música faz parte da campanha “The show must be paused”, que teve início nos EUA e chama atenção para o assassinato de George Floyd. Tendo como fio condutor uma mensagem contra o trabalho infantil, Sementes é mais um dos temas que giram em torno desta grande manifestação antirracista. 
Edi Rock – Vidas Negras 
Edi Rock reforça protestos antirracistas com o single Vidas Negras, faixa que compõe o repertório de Origens – Parte 2, álbum solo ainda inédito do rapper do grupo Racionais Mc’s. Acontecimentos recentes como os protestos pelo assassinato do negro norte-americano George Floyd e de tantas vidas negras motivaram Edi Rock a lançar o single, que vê seu posicionamento como uma coisa necessária no momento. 

>>> Veja mais matérias do #CCSPdeCasa aqui!

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
plugins premium WordPress