Usos dos espaços – recomendações e determinações

Convívio e valores

O convívio entre as pessoas é uma das coisas mais importantes que oferecemos a quem vem até aqui. Por isso, alguns valores são muito importantes:

RESPEITO E ESCUTA DO OUTRO
GENTILEZA
CORDIALIDADE
CUIDADO COM O QUE É DE TODOS

Uso público – é seu e é de todos

É muito importante que o público se sinta bem recebido e use os espaços da instituição. O uso do público é o que justifica a existência do CCSP. Por isso, os funcionários do CCSP participam de encontros de formação para garantir a receptividade, o acolhimento, a boa convivência e a preservação do que é público. Esperamos também o mesmo cuidado e gentileza de todos os que frequentam o CCSP.

Especificidades – só se vê por aqui

Diferente de outros lugares mais formais, aqui é permitido, por exemplo, sentar no chão, dançar, ensaiar, cantar, conversar, usar equipamentos e muitas outras atividades que não são comumente aceitas em espaços como museus, estações de metrô etc. O que todos nós precisamos garantir, como funcionários e frequentadores deste espaço, é o acolhimento de todos e o bom senso na realização dessas atividades, para que uma atividade não atrapalhe ou impeça as outras.
Atenção e cuidado
O Centro Cultural é um espaço público e aberto. A segurança neste local é responsabilidade compartilhada por todos. O CCSP mantém equipe e estrutura de vigilância exclusivamente patrimonial, por isso alertamos que cada frequentador é o principal responsável por cuidar de suas coisas neste espaço.

PODE X NÃO PODE

Algumas atividades são regulamentadas em Lei e outras são restritas pela administração do CCSP para garantir que o espaço seja confortável para todos. Conheça as recomendações para estes casos específicos:

Fumar
Em respeito à Lei nº 12.546/2011 e aos não-fumantes, é proibido fumar em todo o prédio, inclusive nos jardins suspensos

Comida e Bebida
É permitido comer e beber (exceto bebida alcoólica) somente nas áreas livres do CCSP.
Nos espaços expositivos, salas de espetáculo e bibliotecas recomendamos não consumir alimentos nem bebidas para garantir a preservação dos acervos e o bom desenvolvimento das apresentações. Nestes locais, somente é permitido consumir água em garrafas transparentes.

Bebida alcoólica
De acordo com o artigo 196 da Constituição Federal e artigo 212 da Lei Orgânica do Município, o Centro Cultural São Paulo se reserva o direito de proibir o consumo de bebidas alcoólicas em suas dependências, incluindo áreas de convivência e rampas de acesso.

Registro de imagens
Nas áreas livres, pisos expositivos e bibliotecas é permitido o registro de imagens sem fins lucrativos.
O registro das obras em salas de espetáculo só é permitido com autorização da respectiva produção.
Para informações sobre a realização de imagens com fins lucrativos, clique aqui

Bicicletas
Nas áreas livres é permitido circular com sua bicicleta, conduzindo-a desmontado, sem pedalar.
Nos pisos expositivos, salas de espetáculos e bibliotecas não é permitida a entrada com bicicletas.
O CCSP disponibiliza Bicicletário para seus frequentadores. Lembre-se: o Centro Cultural São Paulo é um espaço público aberto, por isso, recomendamos o uso de travas e atenção com a sua bicicleta, uma vez que nossa vigilância é apenas patrimonial.

Namoro
Namorar no CCSP é uma prática muito comum e bem-vinda. Aos namorados, pedimos sempre o cuidado e a gentileza em relação aos demais frequentadores. Os vigilantes do CCSP estão orientados para realizar recomendações para garantia da boa convivência quando for necessário.

Jardins suspensos
Como em todo o Centro Cultural, não é permitido fumar.
É permitido tomar sol com roupas de banho, beber e comer, fazer piquenique, ouvir música, fazer música, correr, brincar…
Pedimos também que todos estejam atentos ao horário de funcionamento específico dos jardins: de terça a domingo, das 10h às 18h (No horário de verão, somente de terça a sexta, o acesso é permitido até às 19h).

Uso das mesas e tomadas
Não há restrição em relação ao uso das mesas e tomadas. Recomendamos a todos que cuidem para que o próximo frequentador a utilizar este mobiliário público encontre-o em perfeitas condições.

Crianças
Não há restrições específicas ao uso do CCSP por crianças acompanhadas de seus pais ou responsáveis. Recomendamos verificar as classificações indicativas dos espetáculos e pedimos a atenção com os espaços cuja altura oferece mais riscos, como as áreas expositivas, jardins suspensos e rampas.

Silêncio
É importante compreender que o barulho é condição da realização de muitas das atividades realizadas no CCSP. Pedimos a todos que cuidem para que uma atividade não impeça as demais.
O Centro Cultural solicita também cuidado especial com essa questão nas áreas de estudo e de apresentações e indicará essas necessidade por meio de cartazes e da equipe de vigilantes, quando for necessário. Pedimos acolher as recomendações com tranquilidade nestes casos.

Sentar no chão, ficar descalço, etc.
Em todos os espaços do CCSP (exceto nos pisos expositivos) é permitido sentar no chão e ficar descalço. É sempre recomendado aos frequentadores que cuidem de sua segurança e do conforto de todos. O CCSP informará ao público em casos de riscos específicos, por meio de cartazes e de sua equipe de vigilantes. Pedimos acolher as recomendações com tranquilidade nestes casos.