Nossos Compositores: Eduardo Guimarães Álvares

O pianista Paulo Álvares (foto) esteve no programa Nossos Compositores em setembro de 2013, para apresentar o trabalho de seu irmão, o compositor Eduardo Guimarães Álvares, falecido aos 54 anos, em março do mesmo ano.

Com conhecimento de causa, Paulo realizou uma palestra ilustrada muito rica, em que situou os processos criativos de Eduardo no contexto da música atual, analisando as influências que recebeu, suas preferências, a inclinação à música cênica, ao trabalho com texto, com literatura, e a busca por uma heterogeneidade de linguagem. As peças abaixo relacionadas estão presentes no programa, em execução ao vivo ou em gravações (localize pela minutagem citada):

14’30 – Estudo nº1 para piano (1982)
17’15 – Ditirambo (1984)
20’10 – trecho do Concerto nº1 para piano e orquestra
23’28 – Pétula Petulância (1990)
32’20 – Com som sem som – Paisagens Paulistas (1997)
40’55 – Abertura da ópera O Rei Ubu – simulação orquestral (programa Sibelius)
46’45 – Bagatelle nº1 (2002)
48’47 – Prelúdio da ópera O Enigma de Caim (Sibelius)
53’40 – Prelúdio – Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (2007)
1h03’40 – Via Sacra, Estação nº8
1h08’55 – Fogo no Canavial, 3º movimento – OSUSP/Sala São Paulo (2012)

Mais sobre os artistas

Mineiros de Uberlândia, Paulo e Eduardo graduaram-se em Música pela Universidade de São Paulo. Paulo realizou o mestrado nos EUA, transferindo-se em seguida para a Alemanha, como bolsista do DAAD – Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, onde reside até hoje. Pianista de sólida carreira internacional, atualmente é professor na Escola Superior de Música de Colônia e professor coordenador na ESART – Escola Superior de Artes Aplicadas, em Castelo Branco (Portugal).

Eduardo fixou-se em São Paulo após um período em Belo Horizonte (MG), onde presidiu a Fundação Clóvis Salgado e coordenou festivais de música contemporânea. Na Fundação Padre Anchieta (SP) foi coordenador de programação da Sinfonia Cultura – Orquestra da Rádio e TV Cultura e diretor de programas na Rádio Cultura FM. Professor na EMESP Tom Jobim a partir de 2005, coordenava o ateliê de Criação Musical / Composição. Como compositor, foi premiado por diversos trabalhos, como as Três Canções para barítono e clarinete, sobre poemas de Guimarães Rosa (III Trimalca-Unesco); Melhor Trilha Sonora original para Álbum de Família de Nelson Rodrigues; primeiro prêmio no concurso Musik Kreativ (Alemanha) com o filme A Generalíssima do Piano; Bolsa Vitae de Artes para composição da ópera O Enigma de Caim.

Ouça também:

Apresentação de Paulo Álvares realizada na Sala Jardel Filho no dia 10/9/2013 e disponível aqui no +CCSP, na seção Concertos Centro Cultural São Paulo

Apresentação em homenagem a Eduardo Guimarães Álvares realizada na Sala Jardel Filho no dia 17/9/2013 e disponível aqui no +CCSP, na seção Concertos Centro Cultural São Paulo

Programa de Irineu Franco Perpetuo na Rádio UOL sobre o compositor Eduardo Guimarães Álvares

 

Tags:, , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *