Retromania 80

de 1º a 8/5/2018
A mostra Retromania 80 selecionou os filmes mais emblemáticos do cinema contemporâneo que homenageiam os anos 1980 nos mais variados modos. Desde o apuro visual retrô de um mestre cinematográfico como Nicolas Winding Refn até a exagerada cultura eastern egg-iana de seriados como Black Mirror e Stranger Things, para os superlativos remakes de filmes emblemáticos daquela época.

Sala Lima Barreto (99 lugares)
grátis – a bilheteria será aberta uma hora antes da primeira sessão do dia (consulte a programação completa das duas salas de cinema do CCSP no site Circuito Spcine)

dia 1º/5 – terça

Adventureland
(EUA, 2009, 107min, DCP)
direção: Greg Mottola – elenco: Jesse Eisenberg, Kristen Stewart, Ryan Reynolds
1987. James Brennan acaba de se formar na faculdade e sonha em passar as férias de verão na Europa. Porém, a difícil situação financeira de seus pais o impede de realizar o sonho e, além disso, ele precisa encontrar um emprego. James consegue uma vaga no Adventureland, um parque de diversões. De início ele não gosta do local, mas tudo muda quando ele começa a se interessar por Em Lewin, uma colega de trabalho.

Atômica
(Atomic Blonde, EUA, 2017, 115min, DCP)
direção: David Leitch – elenco: Charlize Theron, James McAvoy, Sofia Boutella
Lorraine Broughton, uma agente disfarçada do MI6, é enviada para Berlim, durante a Guerra Fria, para investigar o assassinato de um oficial e recuperar uma lista perdida de agentes duplos. Ao lado de David Percival, chefe da localidade, a assassina brutal usará todas as suas habilidades nesse confronto de espiões.

Blade Runner 2049
(2017, 164min, DCP)
direção: Denis Villeneuve – elenco: Ryan Gosling, Harrison Ford, Jared Leto
California, 2049. Após os problemas enfrentados com os Nexus 8, uma nova espécie de replicantes é desenvolvida, de forma que seja mais obediente aos humanos. Um deles é K, um blade runner que caça replicantes foragidos da polícia de Los Angeles. Após encontrar Sapper Morton, K descobre um fascinante segredo: a replicante Rachel teve um filho, mantido em sigilo até então. A possibilidade de que replicantes se reproduzam pode desencadear uma guerra deles com os humanos, o que faz com que a tenente Joshi, chefe de K, o envie para encontrar e eliminar a criança.

Corrente do mal
(It Follows, EUA, 2014, 100min, DCP)
direção: David Robert Mitchell – elenco: Maika Monroe, Keir Gilchrist, Daniel Zovatto
A jovem Jay leva uma vida tranquila entre escola, paqueras e passeios no lago. Após uma transa, o garoto com quem passou a noite explica que ele carregava no corpo uma força maligna, transmissível às pessoas apenas pelo sexo. Enquanto vive o dilema de carregar a sina ou passá-la adiante, a jovem começa a ser perseguida por figuras estranhas que tentam matá-la e não são vistas por mais ninguém.

De volta para o futuro 2
(Back to the Future Part II, EUA, 1989, 107min, DCP)
direção: Robert Zemeckis – elenco: Michael J. Fox, Christopher Lloyd, Lea Thompson
O cientista Doc Brown leva Marty e sua namorada para o ano 2015, com a finalidade de resolver uma questão familiar no futuro deles. Mas Biff , velho inimigo da família, obriga-os a correrem contra o tempo para não alterarem os acontecimentos.

Demônio de neon
(The Neon Demon, França, 2016, 118 min, DCP, )
direção: Nicolas Winding Refn – elenco: Elle Fanning, Jena Malone, Bella Heathcote
Jesse é uma jovem de 18 anos que acaba de chegar a Los Angeles. Dona de uma beleza natural impressionante, ela tenta a sorte como modelo profissional. Após tirar algumas fotos mórbidas para um jovem fotógrafo, é contratada por uma conceituada agência de modelos. Bastante ingênua, ela passa a lidar com o ego sempre inflado das demais modelos e também com a maquiadora Ruby, que possui intenções ocultas com a jovem.

IT – A coisa
(IT, EUA, 2017, 135min, DCP)
direção: Andy Muschietti – elenco: Bill Skarsgård, Jaeden Lieberher, Finn Wolfhard
Sete adolescentes de Derry, uma cidade do Maine, formam o autointitulado “Losers Club” – o clube dos perdedores. A pacata rotina da cidade é abalada quando crianças começam a desaparecer e tudo o que é encontrado são partes de seus corpos. Logo, os integrantes do “Losers Club” acabam ficando face a face com o responsável pelos crimes: o palhaço Pennywise.

Mad Max: Estrada da fúria
(Mad Max: Fury Road, Austrália/EUA. 2015, 120min, DCP)
direção: George Miller – elenco: Tom Hardy, Charlize Theron, Zoë Kravitz
Após ser capturado por Immortan Joe, um guerreiro das estradas chamado Max se vê no meio de uma guerra mortal iniciada pela Imperatriz Furiosa na tentativa de salvar um grupo de garotas. Também tentando fugir, Max aceita ajudar Furiosa em sua luta contra Joe e se vê dividido entre mais uma vez seguir sozinho seu caminho ou ficar com o grupo.

San Junipero
(EUA, 2016, 60 min, Digital)
direção: Owen Harris – elenco: Denise Burse, Gavin Stenhouse, Gugu Mbatha-Raw
Elas não parecem ter nada em comum. Mas, em 1987, a conexão entre uma jovem tímida e outra extrovertida vai transcender tempo e espaço.

Turbo Kid
(Canadá, 2015, 92 min, DCP, )
direção: François Simard, Anouk Whissell e Yoann-Karl Whissel – elenco: Munro Chambers, Michael Ironside, Laurence Leboeuf
Um adolescente é fascinado por quadrinhos de super-heróis, e vive no mundo da imaginação. Um dia ele conhece uma garota que também adora HQs e os dois decidem partir em uma verdadeira missão. Quando o vilão Zeus ameaça a dupla, eles devem provar que possuem mais poderes do que imaginavam.

Foto de capa: Divulgação do filme Demônio de neon