Que mistério tem Clarice?


Detalhes do Evento


Ponto de Encontro
dia 1º/12

A programação especial sobre Clarice Lispector realizará, no Ponto de Encontro de dezembro, uma mesa sobre a obra da escritora.
com: Vilma Areas (professora da Unicamp e pesquisadora de Clarice Lispector) e Alison Entrekin (tradutora de literatura brasileira para o inglês, inclusive de obras da própria Clarice e que atualmente prepara uma nova tradução para o inglês de Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa) – mediação: Deise Getúlia de Melo (curadora de Literatura do CCSP)

sexta, às 19h30 – 90min – livre – Espaço Mário Chamie (Praça das Bibliotecas)
grátis – sem necessidade de retirada de ingressos

 

Exibição do filme A hora da estrela seguida de debate
dia 2/12
A programação especial sobre a escritora Clarice Lispector exibirá o filme A hora da estrela, seguido de um debate com a diretora de cinema Suzana Amaral, mediado pela atriz e curadora de teatro infantojuvenil do CCSP, Lizette Negreiros.

A hora da estrela
(Brasil, 1986, 96min)
direção: Suzana Amaral – elenco: Marcélia Cartaxo, José Dumont, Tamara Taxman, Fernanda Montenegro
Macabéa (Marcélia Cartaxo) é uma imigrante nordestina, que vive em São Paulo. Ela trabalha como datilógrafa em uma pequena firma e vive em uma pensão miserável, onde divide o quarto com outras três mulheres. Macabéa não tem ambições, apesar de sentir desejo e querer ter um namorado. Um dia ela conhece Olímpico (José Dumont), um operário metalúrgico com quem inicia namoro. Só que Glória (Tamara Taxman), colega de trabalho de Macabéa, tem outros planos após se consultar com uma cartomante (Fernanda Montenegro).

sábado, às 19h30 – Sala Paulo Emilio Salles Gomes (99 lugares)
grátis – a bilheteria será aberta uma hora antes da sessão para retirada de ingressos