Coletivo PinRolê no Laboratório Fotográfico


Detalhes do Evento


Diálogos com Pinhole
dia 9/3/2019

Neste mês, o Coletivo PinRolê convida o grupo umcertoolhar para falar sobre as vivências com a fotografia pinhole a partir da trajetória e dos experimentos de Silval Garcia, fundador do grupo, falecido em 2011. Garcia (in memoriam) foi fotógrafo e artista visual formado na USP. Nos anos 1990, foi membro do grupo Caixa de Pandora (Belém), onde desenvolveu técnicas com impressões alternativas de imagem. Em 2007, fundou o grupo umcertoolhar, que oferecia oficinas e jornadas fotográficas para participantes sem experiência em fotografar.
Com: Coletivo PinRolê
sábado, das 14h às 17h – Laboratório Fotográfico – LabFoto – público: livre – não é preciso ter experiência – 10 vagas (por ordem de chegada)

sábados, das 14h às 17h – Laboratório Fotográfico (LabFoto)
público: livre – não é preciso ter experiência – 10 vagas (por ordem de chegada)

ENCONTROS ANTERIORES

Pinhole com caixa de creme dental
dia 12/1/2019
Uma caixa de creme dental será transformada em uma câmera obscura que irá gerar uma imagem fotográfica. Sendo assim, os participantes desta atividade terão a experiência de fotografar com uma caixa de creme dental, compreendendo também os processos químicos de produção e revelação da fotografia analógica.

Pinhole no tubinho
dia 10/11/2018
Qualquer caixa, lata ou tubinho que possa ser transformado em câmera obscura gera uma imagem fotográfica. Sendo assim, os participantes terão a experiência de fotografar com tubinhos plásticos, um modelo de câmera idealizado por Miguel Chikaoka, compreendendo também os processos químicos de produção e revelação da fotografia analógica.

Positivando fotografias pinhole
dia 8/12/2018
A maioria dos processos fotográficos gera inicialmente imagens negativas, ou seja, invertidas na luminância e cores, se compararmos com a realidade. Nesta atividade, os participantes aprenderão a positivar negativos de papel (ou filme) em laboratório P&B (preto e branco).

Experimente uma câmera pinhole
dia 9/2/2019
Você sabia que qualquer lata, caixa ou recipiente escuro com um pequeno furo por onde a luz possa acessar um material foto-sensível pode servir como câmera fotográfica? Neste encontro, os participantes poderão escolher uma das câmeras disponíveis e experimentar a captura da imagem e sua revelação analógica.
com: Coletivo PinRolê

Página do Coletivo PinRolê no Facebook