Céline e as Garotas


Detalhes do Evento

  • Date:

de 8 a 16/5/2019
Céline Sciamma é uma jovem diretora francesa com poucos filmes no currículo, ainda que impressionantes. Seus filmes falam sobre adolescências explosivas num meio de regras e atitudes conservadoras. Céline faz parte de uma nova conjunção de diretoras emergentes, que encontram ressonâncias uma no trabalho da outra, e que demarcam seu espaço de direito sem ser panfletárias, “fazendo filme com mulheres, e não sobre mulheres”, como disse Céline em uma entrevista recente. A mostra Céline e As Garotas traz uma breve retrospectiva dos filmes da diretora Céline Sciamma, além de uma seleção de filmes dirigidos por novas diretoras emergentes que decidiram ocupar o seu espaço sem a permissão da gangue dos garotos do cinema.Sala Lima Barreto (99 lugares)
R$2,00 – a bilheteria será aberta uma hora antes da primeira sessão do dia (consulte a programação completa das duas salas de cinema do CCSP no site Circuito Spcine)

PROGRAMAÇÃO

dia 8/5 – quarta
16h Palo Alto
18h Tomboy
20h Lady bird – A Hora de Voar

dia 9/5 – quinta
15h30 Boa de Briga
18h Garota Sombria Caminha Pela Noite
20h Cinco Graças

dia 10/5 – sexta
16h O Diário de Uma Adolescente
18h Lady Bird – A hora de Voar
20h Lírios d’água

dia 11/5 – sábado
18h Ratos de Praia
20h Garotas

dia 12/5 – domingo
16h Tomboy
18h O Mau Exemplo de Cameron Post
20h Palo Alto

dia 14/5 – terça
16h Garotas
18h Cinco Graças
20h Garota Sombria Caminha Pela Noite

dia 15/5 – quarta
16h Palo Alto
18h O Diário de Uma Adolescente
20h Boa de Briga

dia 16/5 quinta
16h Lírios D’água
18h Ratos de Praia
20h O Mau Exemplo de Cameron Post

SINOPSES E FICHAS TÉCNICAS

Boa de briga
[Girlfight, EUA, 2000, 110 min, DCP]
direção: de Karyn Kusama
elenco: Michelle Rodriguez, Jaime Tirelli, Paul Calderon
Diana Guzman é uma jovem com grandes sonhos e uma vida dura. Entre problemas na escola, um pai que a deprecia e nenhuma atividade social, ela busca respeito, amor e, acima de tudo, um desafio. Diana resolve se matricular, contra a vontade do pai, numa academia, onde começa a praticar boxe visando ao campeonato local para mulheres.
classificação indicativa: 14 anos

Cinco graças
[Mustang, Turquia/França, 2015, 93 min, DCP]
direção: Deniz Gamze Ergüven
elenco: Güneş Nezihe Şensoy, Doğa Zeynep Doğuşlu, Elit İşcan
No início do verão, em um vilarejo turco, Lale e suas quatro irmãs brincam de forma debochada com os meninos, o que acarreta em um escândalo de consequências muito fortes: a casa delas se torna praticamente uma prisão, elas aprendem a limpar, em vez de ir para a escola, e seus casamentos começam a ser arranjados. As cinco tentam resistir aos limites que lhes são impostos.
classificação indicativa: 14 anos

O diário de uma adolescente
[The Diary of a Teenage Girl, EUA, 2015, 102 min, DCP]
direção: Marielle Heller
elenco: Bel Powley, Alexander Skarsgård, Kristen Wiig
Minnie Goetze é uma garota de 15 anos aspirante a artista de histórias em quadrinho. Insaciavelmente curiosa pelo mundo ao seu redor, é uma típica jovem adolescente. Exceto pelo fato de dormir com o namorado de sua mãe.
classificação indicativa: 14 anos

Garota sombria caminha pela noite
[A Girl Walks Home Alone At Night, EUA, 2014, 100 min, DCP]
direção: Ana Lily Amirpour
elenco: Sheila Vand, Arash Marandi, Dominic Rains
Bad City é uma cidade iraniana abandonada e sem leis, onde vivem diversos traficantes e prostitutas. Enquanto Arash luta para sobreviver e para afastar o próprio pai do vício em drogas, a Garota perambula à noite com um segredo: ela é uma vampira, e mata seres solitários para saciar a sede de sangue. Quando os dois se encontram, as suas vidas se transformam.
classificação indicativa: 16 anos

Garotas
[Bande de filles, França, 2015, 112 min, DCP]
direção: Céline Sciamma
elenco: Karidja Touré, Assa Sylla, Lindsay Karamoh
Marieme é uma menina de 16 anos que vive cercada de proibições: a censura do bairro, a lei dos meninos, os impasses da escola. Entretanto, as coisas parecem mudar quando ela se encontra com três meninas que resolveram lutar por sua própria liberdade. Isso faz com que ela mude o seu jeito de vestir e seu comportamento e ainda saia da escola.
classificação indicativa: 16 anos

Lady Bird – a hora de voar
[Lady Bird, EUA, 2017, 95 min, DCP]
direção: Greta Gerwig
elenco: Saoirse Ronan, Laurie Metcalf, Tracy Letts
Christine McPherson está no último ano do ensino médio e o que mais deseja é fazer faculdade longe de Sacramento, Califórnia. Lady Bird, como exige ser chamada, leva o plano de ir embora adiante mesmo contrariando sua mãe. Enquanto não atinge seus objetivos, ela lida com obrigações estudantis, com o primeiro namoro, com típicos rituais de passagem para a vida adulta e com inúmeros desentendimentos com a mãe.
classificação indicativa: 14 anos

Lírios d’água
[Naissance des pieuvres, França, 2008, 85 min, DCP]
direção: Céline Sciamma
elenco: Pauline Acquart, Adèle Haenel, Alice de Lencquesaing
Subúrbio de Paris, durante o verão. Marie, Anne e Floriane são amigas e têm 15 anos. Elas praticam nado sincronizado e, enquanto convivem nos corredores e vestiários da academia, começam a ter os primeiros sentimentos de desejo, amor e violência.
classificação indicativa: 12 anos

O mau exemplo de Cameron Post
[The Miseducation of Cameron Post, EUA, 2018, 91 min, DCP]
direção: Desiree Akhavan
elenco: Chloë Grace Moretz, Sasha Lane, Forrest Goodluck
Flagrada pelo namorado transando com a melhor amiga em pleno baile de formatura, Cameron Post é enviada pela tia para um centro religioso que afirma curar jovens atraídos pelo mesmo sexo. Para se submeter ou não ao suposto tratamento, a adolescente precisa antes descobrir quem é de fato.
classificação indicativa: 14 anos

Palo alto
[EUA, 2013, 100 min, DCP]
direção: Gia Coppola
elenco: Emma Roberts, Jack Kilmer, James Franco
April é uma tímida garota que se vê dividida entre uma paixão mal resolvida com Teddy e um flerte com o seu treinador de futebol, Mr. B. Fred é um adolescente sem limites e sem filtros que sempre carrega Teddy para aventuras destrutivas. No filme, jovens tentam se encontrar de alguma forma em algum lugar.
classificação indicativa: 16 anos

Ratos de praia
[Beach Rats, EUA, 2017, 98 min, DCP]
direção: Eliza Hittman
elenco: Harris Dickinson, Madeline Weinstein, Kate Hodge
Um adolescente do Brooklyn, sem objetivos de vida, luta para escapar de seus problemas familiares e procura levantar questões de autoidentidade. Enquanto lida com amigos delinquentes conhece, na internet, homens mais velhos e arranja uma possível namorada.
classificação indicativa: 16 anos

Tomboy
[França, 2012, 82 min, DCP]
direção: Céline Sciamma
elenco: Zoé Héran, Malonn Lévana e Jeanne Disson
Laure é uma garota de dez anos que vive com os pais e a irmã caçula, Jeanne. A família que se mudou há pouco tempo e um dia Laure resolve ir para a rua e conhece Lisa, que a confunde com um menino. Como usa cabelo curto e gosta de vestir roupas masculinas, ela aceita a confusão e diz que seu nome é Mickaël. A partir de então leva uma vida dupla.
classificação indicativa: 10 anos