Arte Western


Detalhes do Evento


de 17 a 23/1/2019
A mostra Arte Western seleciona os filmes de faroeste que mais impressionam pelas suas estruturas híbridas, pelo respeito e desrespeito às tradições do gênero, mas principalmente pela nuança e pela riqueza de seus personagens, que dominam a narrativa e levam o western para outras paragens.Sala Lima Barreto (99 lugares)
R$2,00 – a bilheteria será aberta uma hora antes da primeira sessão do dia (consulte a programação completa das duas salas de cinema do CCSP no site Circuito Spcine)

PROGRAMAÇÃO

dia 17/1 – quinta
15h Alabama Monroe
17h O atalho
20h Boi neon

dia 18/1 – sexta
15h O assassinato de Jesse James pelo covarde Robert Ford
18h Rifle
20h Zama

dia 19/1 – sábado
15h Zama
17h30 Domando o destino
20h The Rover – A caçada

dia 20/1 – domingo
15h Alabama Monroe
17h30 Westerm
20h Boi neon

dia 22/1 – terça
15h Domando o destino
17h Rifle
19h30 Western

dia 23/1 – quarta
15h The Rover – A caçada
17h30 O atalho
19h O assassinato de Jesse James pelo covarde Robert Ford

SINOPSES E FICHAS TÉCNICAS

Alabama Monroe
(The Broken Circle Breakdown, 2012, 109min, DCP)
direção: Felix Van Groeningen – elenco: Johan Heldenbergh, Veerle Baetens, Nell Cattrysse
Elise (Veerle Baetens) e Didier (Johan Heldenbergh) se apaixonam à primeira vista. Ele é um músico romântico e ela a realista dona de um estúdio de tatuagem. Apesar das diferenças, o relacionamento dá certo e eles têm uma filha, Maybelle (Nell Cattrysse). Aos seis anos a menina fica gravemente doente e a família se desestabiliza.

O assassinato de Jesse James pelo covarde Robert Ford
(The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford, 2007, 159min, DCP)
direção: Andrew Dominik – elenco: Brad Pitt, Casey Affleck, Sam Shepard
Carismático e imprevisível, Jesse James (Brad Pitt) foi o mais notório fora-da-lei da América. Ele planejava mais um de seus grandes assaltos quando soube que seus inimigos, ávidos por glória e fortuna, haviam se lançado numa corrida em sua captura. James declara guerra a todos eles. No entanto não poderia imaginar que a maior ameaça à sua vida viria de um dos homens em que mais confiava.

O atalho
(Meek’s Cutoff, 2010, 104min, DCP)
direção: Kelly Reichardt – elenco: Michelle Williams, Paul Dano, Bruce Greenwood
No Estado de Oregon, em 1845, três famílias contratam o viajante Stephen Meek para levá-los em uma longa viagem até as montanhas Cascade. No entanto, depois de alguns dias de trajeto, eles percebem que estão perdidos no deserto. Com fome e com sede, eles encontram um índio, que afirma conhecer o caminho, e se oferece para ajudá-los. Mas será que podem confiar neste desconhecido?

Boi Neon
(2015, 101min, DCP)
elenco: Juliano Cazarré, Maeve Jinkings, Alyne Santana
Iremar (Juliano Cazarré) é um vaqueiro de curral que viaja pelo Nordeste, ao lado de Galega (Maeve Jinkings) e a pequena Geise (Samya de Lavor). Por onde passa Iremar recolhe revistas, panos e restos de manequins, já que seu grande sonho é largar tudo para iniciar uma carreira como estilista no Pólo de Confecções do Agreste.

Domando o destino
(The Rider, 2017, 104min, DCP)
direção: Gabriel Mascaro – elenco: Brady Jandreau, Tim Jandreau, Lilly Jandreau
A frustração e a angústia passam fazer parte da rotina de Brady quando ele se vê impedido de montar em cavalos após sofrer um grave acidente no rodeio. Pouco a pouco, o cowbow aprende a domar sua impaciência e tirar maior proveito dessa experiência de profunda introspecção, refletindo sobre sua identidade e a cultura local.

Rifle
(2017, 88min, DCP)
direção: Davi Pretto – elenco: Dione Avila de Oliveira, Andressa Nogueira Goularte, Evaristo Pimentel Goularte
Dione (Dione Ávila de Oliveira) é um jovem com hábitos estranhos, que vive isolado com sua família em uma região rural e remota. Mas toda a tranquilidade do local é abalada quando um rico proprietário tenta comprar a pequena propriedade onde ele e sua família vivem. O jovem então começa a carregar sempre um rifle, de forma a defender seu território.

The Rover – A caçada
(2014, 102min, DCP)
direção: David Michôd – elenco: Guy Pearce, Robert Pattinson, Scoot McNairy
Em um futuro próximo, os habitantes australianos vivem uma rotina perigosa, onde a criminalidade impera. Com o passar dos anos, Eric (Guy Pearce) já perdeu quase tudo o que tem, e torna-se um homem duro e impiedoso. Quando sua última posse, seu carro, é roubado por uma gangue, ele vai atrás destes homens. No caminho, ele é obrigado e levar consigo Reynolds (Robert Pattinson), o ingênuo membro da gangue, abandonado por seus comparsas.

Western
(2017, 120 min, DCP)
direção: Valeska Grisebach – elenco: Meinhard Neumann, Reinhardt Wetrek, Waldemar Zang
Um grupo de trabalhadores alemães da construção civil iniciam uma jornada de trabalho dura em uma remota região rural bulgária. No local, enquanto o senso de aventura dos homens aparece, eles também são confrontados com seu próprio preconceito e pela desconfiança devido à barreira da língua e às diferenças culturais. Mas tudo se itensifica quando passam a competir por reconhecimento.

Zama
(2017, 115min, DCP)
direção: Lucrecia Martel – elenco: Daniel Giménez Cacho, Lola Dueñas, Rafael Spregelburd
No fim do século XVIII, Don Diego de Zama (Daniel Gimenez Cacho) é um oficial da Coroa Espanhola que deseja partir para Buenos Aires. Ele se junta a um grupo de soldados para caçar de um perigoso bandido e explora terras distantes habitadas por índios selvagens.

Imagem de capa: Divulgação do filme Rifle