5ª Mostra de Cinema Chinês de São Paulo

de 4 a 12/10/2019

Esta edição da mostra, organizada pelo Instituto Confúcio, da Unesp, em parceria com SPCine, Prefeitura da Cidade de São Paulo e Centro Cultural São Paulo, coloca em evidência as Diretoras Chinesas Contemporâneas, trazendo uma seleção de filmes dirigidos apenas por mulheres. Os filmes estão divididos em dois ciclos, ambos de curadoria inédita no mundo, feita por Wang Yao, pesquisador do Instituto de Cultura Cinematográfica da China da Academia de Cinema de Pequim.

Sala Lima Barreto (99 lugares)
entrada gratuita – a bilheteria será aberta uma hora antes da primeira sessão do dia (consulte a programação completa das duas salas de cinema do CCSP no site Circuito Spcine)

4/10 sexta

A Travessia
[2019, drama, 99min, DCP]
direção: Bai Xue
Uma jovem estudante que sonha em viajar para o Japão se une a uma quadrilha de criminosos, valendo-se da identidade estudantil para contrabandear celulares entre Hong Kong e a China Continental. Aos poucos suas amizades e relações familiares vão se esfacelando e ela começa a perder o controle de seu próprio cotidiano.
Entrando na Cidade Proibida
[2019, drama, 113min, DCP]
direção: Hu Mei
A trama se passa no século 18, quando uma trupe teatral do Sul da China viaja até Pequim para as comemorações do aniversário do imperador. Na capital chinesa, a companhia acaba ajudando a criar o que hoje conhecemos como a Ópera de Pequim.
Flores Vermelhas e Folhas Verdes
[2018, drama, 96min, DCP]
direção: Liu Miaomiao
No Nordeste da China, onde vivem os muçulmanos, o jovem aldeão Gubo se vê dividindo o leito com a bela Ashiyen, graças a um arranjo de sua família. Com o passar do tempo o casal descobre segredos do passado um do outro.
Garotas sempre felizes
[2018, drama, 117min, DCP]
direção: Yang Mingming
Tendo que dividir a mesma casa, mãe e filha vivem uma cruel batalha familiar, permeada de ressentimento e frustração. Quando já não conseguem mais suportar uma à outra, a ternura acaba por brotar do desespero. A vida contemporânea nas grandes cidades é abordada sob um novo ponto de vista.

Lembre-se de Mim, Por Favor
[2017, drama/Romance, 96min, DCP]
direção: de Peng Xiaolian
Ao mudar-se para Xangai, uma atriz interiorana descobre a antiga coleção de filmes de seu colega de quarto e fica fascinada com a trajetória da atriz Huang Zongying. A partir daí o filme narra, em paralelo, as vida, os amores e a carreira da aspirante a estrela de cinema e de seu grande ídolo.

Três Aventuras de Brooke
[2018, aventura,100min, DCP)
direção: de Yuan Qing
Ao se deparar com um pneu furado durante uma viagem à Malásia, uma jovem chinesa passa a assumir três identidades diferentes, em três aventuras distintas. Que segredos estarão por trás dessas identidades? E o que a jornada lhe dará em troca?
Um Primeiro Adeus
[2018, 88min, DCP]
direção: Wang Lina
A obra conta com pessoas reais representando seu próprio dia a dia. Concentra-se nos acontecimentos da infância de Isa, um garoto de uma aldeia uigur. Diante das dificuldades de saúde, pessoais e financeiras da família e dos vizinhos, ele deixa seus dias de serenidade para trás, vendo-se obrigado a se despedir das pessoas que mais ama.
classificação indicativa: livre

Uma Cidade Chamada Macau
[2019, drama, 120min, DCP]
direção: de Li Shaohong
Ao fugir com o filho recém-nascido para longe do marido jogador, uma mulher tenta reconstruir sua vida em Macau. Com uma nova carreira e novos amores, ela acabará se vendo como peça de um jogo arriscado. O filme é baseado no romance homônimo de Yan Geling, que também assina o roteiro, ao lado de Lu Wei e Chan Man-Keung.
Viver e Morrer em Ordos
[2013, drama, 113min, DCP]
direção: Ning Ying
Um honrado chefe de polícia de uma cidade da Mongólia morre de maneira repentina. Tido como herói, as autoridades pedem a um jornalista que faça uma reportagem sobre ele. Ao resgatar a história dessa incorruptível figura, Viver e Morrer em Ordos disserta sobre a realidade por trás do crescimento econômico desenfreado da China nos últimos anos.