Dezembro/2013 – Férias

Para o mês de dezembro, indicamos leituras para as férias. Todos os livros indicados estão disponíveis para empréstimo na Biblioteca Sérgio Milliet do CCSP.

 

Ovelhas negras
autor: Caio Fernando Abreu
Este livro se fez por si durante 33 anos. De 1962 até 1995. Uma espécie de autobiografia ficcional, uma seleta de textos que ficaram fora de livros individuais. Alguns proibidos pela censura; outros, pelo autor, que os condenou como obscenos, cruéis, jovens, herméticos, etc. Eram e são textos marginais, bastardos, deserdados. Ervas daninhas, talvez, que foi, a propósito, um dos títulos que imaginou. Cada conto tem seu “conto do conto”, frequentemente mais maluco que o próprio, e essas histórias também entram em forma de miniprefácios.

 

Garranchos: textos inéditos de Graciliano Ramos
autor: Graciliano Ramos
Garranchos é uma reunião de 81 textos inéditos em livros produzidos pelo escritor alagoano em diferentes momentos de sua trajetória artística, intelectual e política, abrangendo um período que vai desde meados dos anos 1910 até o início da década de 1950. Neste conjunto encontram-se crônicas, epigramas, artigos de crítica literária, discursos políticos, cartas publicadas na imprensa, o primeiro ato de uma peça de teatro, além de um conto juvenil intitulado O ladrão, datado de julho de 1915, entre outras valiosas revelações descobertas em acervos de todo o País.

 

O Livro Branco: 19 contos inspirados em músicas dos Beatles + bônus track
autor: Henrique Rodrigues
Seguindo a bem-sucedida fórmula da antologia “Como se não houvesse amanhã”, que reunia contos inspirados em letras do Legião Urbana, desta vez Henrique Rodrigues chamou vinte autores – dentre eles Marcia Tiburi, Carola Saavedra e Zeca Camargo, estreante na ficção – para escreverem contos inspirados nas músicas de uma das mais importantes bandas de rock de todos os tempos e que serviu de inspiração para o surgimento de tantas outras: Os Beatles.

 

Neptuno
autora: Letícia Wierzchouwski
Apaixonado, um jovem acredita que encontrou sua alma gêmea. Em pouco tempo, o que seria uma bela história de amor se transforma em um pesadelo, um desfecho trágico.

 

Um solitário à espreita
autor: Milton Hatoum
O amazonense Milton Hatoum é um dos grandes nomes da literatura brasileira contemporânea, traduzido no exterior, reconhecido por um vasto número de leitores e admirado pela crítica. Tanto que, na próxima edição da Flip, Hatoum irá proferir a conferência de abertura, uma honraria destinada, em edições anteriores, a nomes como Antonio Cândido e Fernando Henrique Cardoso. As crônicas selecionadas para este volume são noventa e seis amostras do texto sensível e arguto do autor de Relato de um certo Oriente, Dois irmãos e outros títulos.

 

City Boy: Minha vida em Nova York
autor: Edmund White
“City Boy é um testemunho sincero sobre Nova York, suas ruas mal iluminadas, em uma época em que se podia perder ou ganhar tudo. Intrigante, ácido, mordaz e delicioso, este livro cita nomes e constantemente nos deixa com a pulga atrás da orelha. Homens apaixonados e homens sem amor, artistas no caminho da consagração, estilistas e futuros magnatas se movendo em um submundo capaz de influenciar a cidade e definir uma geração”. Gay Talese

 

Foto: Carlos Rennó

Tags:, , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *