Missão de Pesquisas Folclóricas

Histórico
Parte integrante do Acervo Histórico da Discoteca Oneyda Alvarega, a Missão de Pesquisas Folclóricas foi idealizada e organizada por Mário de Andrade no período em que o escritor esteve à frente do Departamento de Cultura de São Paulo. Com o objetivo de investigar aspectos formadores da identidade nacional, a Missão percorreu, na década de 1930, o Norte e o Nordeste do Brasil para registrar manifestações culturais e folclóricas, em especial de dança e música. Na bagagem, trouxeram instrumentos musicais, objetos de culto, peças utilitárias, fotos, reproduções de desenhos, gravações musicais e filmes – mantidos atualmente pelo Centro Cultural São Paulo.

O conjunto coletado vem demonstrando, mais de setenta anos depois, a importância dos documentos preservados, tendo sido objeto de dissertações, teses, livros, discos e obtido o reconhecimento internacional pela sua importância. Além de discos registrados, contendo perto de 1.500 melodias, a Missão trouxe na sua bagagem 1.126 fotografias, 17.936 documentos textuais (cadernetas de anotações, cadernos de desenhos, notas de pesquisas, notações musicais, letras de músicas, versos da poética popular e dados sobre arquitetura), 19 filmes de 16 e 35mm, mais de mil peças catalogadas entre objetos etnográficos, instrumentos de corda, sopro e percussão.

Contato:
Para pesquisar o acervo da Missão de Pesquisas Folclóricas é necessário realizar agendamento pelo e-mail acervohistorico@prefeitura.sp.gov.br

Clique aqui para consultar o catálogo da Missão