Acervo

Responsável por expressivos acervos públicos de São Paulo, o Centro Cultural realiza a guarda e a conservação de obras e documentos, além de promover ações para sua extroversão ao público.

São cinco expressivas coleções acessíveis por meio de exposições, publicações impressas e online, eventos diversos e pessoalmente, em horários específicos (e, em alguns casos, via agendamento); além de um Laboratório de Conservação e Restauro, fundamental ao cuidado das obras.

Descubra abaixo o rico acervo do CCSP e veja como acessá-lo.


Coleções

Coleção de Arte da Cidade

A coleção possui algumas obras pontuais do período colonial e do século 19, além de importantes peças modernistas e contemporâneas provenientes dos Prêmios Aquisitivos do Salão Paulista de Belas Artes e do Programa de Exposições do CCSP. Atualmente, conta com cerca de 2.900 obras de arte em diversas técnicas e seis coleções de Arte Postal, com 10 mil peças no total.

Acesso ao acervo:
Basta entrar em contato por telefone ou e-mail e agendar sua visita com antecedência.

Contato:
3397-4039
colecaodeartedacidade@prefeitura.sp.gov.br

Saiba mais

Discoteca Oneyda Alvarenga

Concebida em 1935 por Mário de Andrade, a Discoteca é formada por um acervo de música popular, folclórica e erudita, de procedência nacional e estrangeira, disponível para consulta e audição. São discos de 78rpm, 33rpm e CDs, além de partituras, periódicos e livros de música.

Acesso ao acervo:
A consulta a audições só será permitida até uma hora antes do término do expediente e a entrada de usuários, até 30 minutos antes do fechamento da Discoteca; a consulta de livros é de acesso livre: o consulente retira diretamente o livro que pretende consultar. Diferentemente dos livros, a consulta às partituras, discos e CDs é restrita, isto é, apenas os funcionários têm acesso ao espaço do acervo, pois esses materiais requerem um manuseio mais cuidadoso. Já o acesso ao material do Acervo Histórico da Discoteca deve ser agendado antecipadamente por telefone (3397-4049) ou e-mail (acervohistorico@prefeitura.sp.gov.br).

Horário de funcionamento:
Terça a sexta, das 10h às 20h
Sábados e domingos, das 10h às 18h
Fechada em feriados e pontos facultativos
(A entrada é permitida até 30 minutos antes do fechamento)

Contato:
3397-4071
discoteca@prefeitura.sp.gov.br

Saiba mais

Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade

Com o objetivo de investigar aspectos formadores da identidade nacional, a Missão foi idealizada e organizada por Mário de Andrade, na década de 1930, período em que uma equipe percorreu o Norte e o Nordeste do Brasil para registrar manifestações culturais e folclóricas, em especial de dança e música. Na bagagem, trouxeram instrumentos musicais, objetos de culto, peças utilitárias, fotos, reproduções de desenhos, gravações musicais e filmes – mantidos atualmente pelo Centro Cultural São Paulo.

Acesso ao acervo:
Basta entrar em contato por e-mail e agendar sua visita com antecedência.

Contato:
acervohistorico@prefeitura.sp.gov.br

Saiba mais

Arquivo Multimeios

O Arquivo Multimeios abriga em seu acervo cerca de 900 mil documentos – registros visuais, audiovisuais e documentos escritos – referentes a diversas manifestações da arte e da cultura brasileira contemporânea, tais como: arquitetura, artes cênicas (circo, dança, teatro), artes gráficas, artes plásticas, cinema, comunicação de massa (publicidade, imprensa, rádio e TV), fotografia, literatura e música.

Acesso ao acervo:
Basta entrar em contato por telefone e agendar sua visita com antecedência.

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta, das 10h às 17h

Contato:
3397-4039/4040
ammccsp@prefeitura.sp.gov.br

Saiba mais

Núcleo Memória do CCSP

Integrante da Supervisão de Acervo, o Núcleo Memória abriga documentos em diferentes suportes referentes ao CCSP desde a inauguração em 1982.

Acesso ao acervo:
Basta entrar em contato por telefone ou e-mail e agendar sua visita com antecedência.

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta, das 11h às 17h

 

Contato:
3397-4049
ccspmemoria@prefeitura.sp.gov.br

Saiba mais

Laboratório de Conservação e Restauro

O projeto do Centro de Salvaguarda e Documentação do Centro Cultural São Paulo, iniciado em agosto de 2004, desdobra-se em dois módulos: Laboratório de conservação e restauro de papéis (módulo A) e Reserva Técnica Unificada (módulo B).

Saiba mais