CCSP WEB

edições anteriores

 

Atalho para edições

   2014    MAR   MAI     AGO          
 
   2013      ABR MAI JUN JUL   SET   NOV    
 
   2012     MAR   MAI   JUL     OUT            
 
   2011      ABR MAI   JUL AGO SET OUT   DEZ        
 
   2010          JUN JUL   SET   NOV DEZ        

Agosto de 2014

Mary Halvorson (EUA)

dia 6/8 - quarta - 20h30

Uma das mais requisitadas guitarristas de improvisação da atualidade, Mary Halvorson atua intensamente na cena musical de Nova York, onde se graduou na Wesleyan University e onde está à frente de grupos com diferentes formações, de duo a septeto, dentre eles as bandas Sun Ship, com o guitarrista Marc Ribot, e Convulsant Trio, com o baixista Trevor Dunn. (90min, 12 anos) Entrada franca - retirada de ingressos: na bilheteria, até dois ingressos por pessoa, duas horas antes do início do show Sala Lima Barreto

topo

Maio de 2014

Trolleybus (Brasil / Holanda)

dia 8/5 - quinta - 20h30

Elementos da improvisação livre e da música contemporânea de concerto formam a sonoridade desse trio criado pela holandesa Nora Mulder (piano) e pelos brasileiros Yedo Gibson (saxofone e clarone) e Renato Ferreira (contrabaixo), que há anos vivem em Amsterdã atuando intensamente na cena de música improvisada. No palco o grupo faz usos não tradicionais dos instrumentos, que não obedecem uma hierarquia pré-estabelecida, resultando em um teatro musical idiossincrático, brincalhão e absurdo.
Entrada franca - retirada de ingressos: na bilheteria, até dois ingressos por pessoa, duas horas antes do início do show
Sala Jardel Filho (321 lugares)

Site oficial do Trolleybus

topo

Março de 2014

Oficina de improvisação com Carlos Zíngaro

dia 8/3 - sábado - das 13h às 16h
Esta atividade abordará a prática da improvisação em formato de master class. Nascido em Lisboa, Carlos Zíngaro é um dos pioneiros na improvisação livre em seu país. Formou o grupo Plexus, em 1967, teve influência da música contemporânea e do rock e tocou com Derek Bailey, Peter Kowald, Roger Turner, Evan Parker e Paul Lovens, entre outros.
20 vagas (por ordem de chegada) - sem necessidade de inscrição Sala Adoniran Barbosa (622 lugares)

Abdul Moimême, Carlos Zíngaro e João Pedro Viegas

dia 8/3 - sábado - 19h
O violinista português Carlos Zíngaro é um dos improvisadores de maior destaque na cena europeia, tendo dezenas de discos gravados, desde a década de 1960, ao lado de figuras importantes dessa prática musical. Neste concerto apresenta-se ao lado de outros dois expoentes da improvisação em Portugal, Abdul Moimême (guitarra elétrica) e João Pedro Viegas (clarineta e clarone).
Entrada franca - retirada de ingressos: na bilheteria, duas horas antes do início do show Sala Adoniran Barbosa (622 lugares)
(30 vagas) - público: músicos e estudantes de música

topo

Novembro de 2013

Marco Scarassatti, Guilherme Antonio e Felipe José

Homenagem a Walter Smetak
dia 28/11 - quinta - 20h30 
O trio desenvolve pesquisa de criação e construção de esculturas e ambientes sonoros com o propósito de intervir radicalmente sobre o espaço que se forma em ambiente triangular. O concerto contará com uma homenagem ao centenário do músico suíço radicado na Bahia, Anton Walter Smetak, violoncelista, compositor, escritor, criador e construtor de instrumentos não convencionais.
Entrada franca - retirada de ingressos: na bilheteria, duas horas antes do início do show
Sala Jardel Filho (321 lugares)

Oficina de improvisação

com: Marco Scarassatti
Essa atividade abordará a prática da improvisação a partir de objetos e instrumentos inventados. Marco Scarassatti é artista sonoro e compositor formado pela Unicamp. Foi o criador do trio Sonax e é também autor do livro Walter Smetak - o alquimista dos sons. Atualmente é professor na Universidade Federal de Minas Gerais.

(30 vagas) - público: músicos e estudantes de música

Oficinas abertas Oficina aberta - não há necessidade de inscrição - data da oficina: dia 27/11, quarta, das 19h às 22h - local: Sala de Ensaio

aviso As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada dos participantes

topo

Setembro de 2013

Terry Day (Inglaterra)

dia 12/9 - quinta - 20h30
Entre os músicos residentes em Londres ligados à improvisação livre, Terry Day é um dos mais multifacetados. Toca bateria, piano e flautas de bambu que ele mesmo fabrica, entre outros instrumentos, além de objetos, como brinquedos e bexigas. É também poeta, incorporando a sonoridade de seus textos em suas apresentações. Desde os anos 1960 desenvolve projetos originais de música e interação com outras artes, tendo sido membro dos grupos People Band e Alterations. Atua regularmente em variadas formações instrumentais e em apresentações solo.
Entrada franca - retirada de ingressos: na bilheteria, duas horas antes do início do show
Sala Jardel Filho (321 lugares)

Oficina de improvisação livre
com: Terry Day
Esta atividade abordará os aspectos intuitivos da improvisação, trabalhando o vínculo de questões da prática musical com a improvisação livre, tais como exploração do instrumento, condução, reação a um determinado estímulo, textura, ritmo e pulsação. Terry Day é um dos mais originais improvisadores da cena inglesa dessa prática musical. É poeta, toca bateria, percussão, piano e flautas de bambu, entre outros instrumentos (ou objetos). Apresenta-se regularmente em variadas formações, incluindo a London Improvisers Orchestra. Recentemente foi convidado a participar do Festival Hurta Cordel, em Madri, tocando em duo com a violista e cantora suíça Charlotte Hug e regendo a orquestra espanhola Foco.

(30 vagas) - público: músicos e estudantes de música

Oficinas abertas Oficina aberta: não há necessidade de inscrição - data da oficina: dia 11/9, quarta, das 19h às 22h - local: Sala Jardel Filho

aviso As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada dos participantes

aviso Os participantes devem trazer seus próprios instrumentos


topo

Julho de 2013

Oficina de improvisação livre musical
com: Coletivo Abaetetuba
A oficina aborda um pluralismo musical criativo visando à investigação sonora dos instrumentos além do convencional e sua relação com a escuta, a prática e a criação. Pioneiro no âmbito da música improvisada no Brasil, o coletivo Abaetetuba conta com membros com experiência nacional e internacional, incluindo trabalhos junto à London Improvisers Orchestra.

(30 vagas) - público: interessados em geral

Oficinas abertas Oficina aberta: não há necessidade de inscrição - data da oficina: dia 1º/8, quinta, das 19h às 22h - local: Sala Adoniran Barbosa

aviso As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada dos participantes.

aviso Os músicos deverão trazer seus próprios instrumentos

Fundo Nacional da Cultura                  Ministério da Cultura

topo

Junho de 2013

dia 13/6 - quinta - 20h30 - apresentação

A arte do Instante - com: Dimos Goudaroulis (violoncelo) e Eduardo Contrera (percussão)
Conhecido por concertos e gravações consagradas de música barroca, como as suítes de Bach, e pela atuação junto à Camerata Aberta, grupo dedicado ao repertório dos séculos 20 e 21, o violoncelista Dimos Goudaroulis se une ao percussionista Eduardo Contrera, que traz a influência do candomblé e da música brasileira, para apresentar o trabalho focado em improvisação que desenvolvem juntos há anos.
Entrada Franca - Espaço Cênico Ademar Guerra

 

dia 12/6 - quarta - das 19h às 22h - oficina

com: Dimos Goudarolis e Eduardo Contrera
A oficina abordará técnicas estendidas do instrumento, o som e o timbre como matéria prima/matéria bruta, o tempo e o silêncio como matérias primas, a questão da forma na improvisação livre e a composição instantânea.
(20 vagas) - público: músicos, estudantes de música ou pessoas que já possuem algum conhecimento musical.
Local: Espaço Cênico Ademar Guerra

Oficinas abertas Oficina aberta - não há necessidade de inscrição

aviso É necessário trazer o próprio instrumento (a oficina é aberta a todos os instrumentos musicais)

aviso As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada dos participantes

topo

Maio de 2013

dia 30/5 - quinta - 20h30 - apresentação

Lisa Cay Miller (Canadá)
Especializada em preparação de piano e improvisação livre, a pianista Cay Miller traz a São Paulo seu estilo próprio, que flerta com o free jazz ao mesmo tempo em que incorpora elementos da música dos séculos 20 e 21.
Entrada Franca - retirada de ingressos: na bilheteria, duas horas antes do início do show 
Sala Jardel Filho

 

dia 30/5 - quinta - das 14h às 17h - oficina

com: Lisa Cay Miller (Canadá)
A oficina abordará a relação da pianista canadense com dois tópicos fundamentais da sua música: a preparação do piano, tratando de materiais e maneiras de preparar o instrumento que confiram a ele a delicadeza e a sutileza que pautam sua música, e o uso da improvisação, tanto em relação à sua música notada quanto àquela criada em tempo real.
Os participantes são convidados a trazer seus próprios instrumentos para que possam também participar de exercícios de improvisação conjunta orientados pela instrumentista.

(30 vagas) - público: pessoas que toquem qualquer instrumento ou que já possuem algum conhecimento musical

oficina aberta Oficina aberta - não há necessidade de inscrição - local: Sala Adoniran Barbosa

aviso As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada dos participantes


logo Canadá Council

topo

Abril de 2013

dia 13/4 - sábado - 21h - apresentação

Phil Minton e Audrey Chen (Inglaterra / China-EUA)
Referência da improvisação livre mundial, o cantor britânico Phil Minton apresenta-se em duo com a também cantora sino-americana Audrey Chen, parceria que resultou no CD By The Strem, lançado no início do ano. Com grande domínio vocal, ambos utilizam a variedade de sons que produzem, que inclui ruídos e sons não convencionais, para expandir as possibilidades da voz e explorar novas formas musicais por meio de um intenso diálogo.
Entrada franca - retirada de ingressos: na bilheteria, duas horas antes do início do show
Espaço Cênico Ademar Guerra


dia 12/4, sexta, das 19h às 22h - oficina

Feral Choir
oficina com: Phil Minton e Audrey Chen (Inglaterra/China-EUA)
O Feral Choir originou-se no final dos anos 80 a partir de uma experiência do cantor britânico Phil Minton com “não-cantores” no Centrum Musik de Estocolmo, Suécia. Desde então o projeto tem sido realizado em diversos países com uma resposta muito positiva por parte do público. Trata-se de uma atividade para o público em geral, não somente cantores e estudantes de música, mas qualquer pessoa disposta a usar a voz de múltiplas maneiras, e na qual os participantes são encorajados a explorar todas as possibilidades vocais por meio de exercícios e improvisações coletivas.
(30 vagas) - público: cantores, estudantes de música e interessados em geral

Oficinas abertas  Oficina aberta - não há necessidade de inscrição - local: Espaço Cênico Ademar Guerra
aviso  As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada dos participantes.

topo

Outubro de 2012

Parallax (Noruega)
com: Stian Omenås (trompete), Are Lothe Kolbeinsen (guitarra) e Ulrik Ibsen Thorsrud (bateria)
apresentação - dia 27/10 - sábado, 20h

topo

Julho de 2012

John Butcher (saxofone) e Eddie Prévost (percussão) - Inglaterra

apresentação
dia 28/7 - sábado, 20h

oficina
dia 27/7, sexta, das 20h às 22h30

topo

Maio de 2012


Roger Turner (Inglaterra) e Urs Leimgruber (Suiça)

apresentação
dia 24/5 - quinta, 21h

workshop
dia 23/5, quarta, às 20h

topo

Março de 2012

Ken Vandermark (Estados Unidos) e Christof Kurzmann (Áustria)
apresentação - dia 24/3 - sábado, 20h

topo

Dezembro de 2011

Sabu Toyozumi (Japão)

apresentação
dia 7/12 - quarta,  21h

oficina
dia 6/12, terça, das 19h às 22h

Royal Improvisers Orchestra (Holanda)
com: Mikael Szafirowski (Finlândia), John Dikeman (EUA), James Hewitt (Reino Unido), Sandra Pujols (Espanha), Alfredo Genovesi (Reino Unido) e Felicity Provan (Áustria)

apresentação - dia 17/12 - sábado, 19h

workshop, oficina e master class - dia 9/12, sexta, das 18h30 às 22h30 e dia 17/12, sábado, das 10h às 14h

master class - dia 14/12, quarta, das 16h30 às 18h (Mikael Szafirowski - guitarra), das 18h às 19h30 (John Dikeman - saxofone) e das 19h30 às 21h (James Hewitt - violino); também no dia 14/12, das 16h30 às 18h (Sandra Pujols/Espanha - voz), das 18h às 19h30 (Alfredo Genovesi/Reino Unido - música e dança) e das 19h30 às 21h (Felicity Provan/Áustria - trompete)

topo

Outubro de 2011

II Festival Internacional Abaetetuba de Improvisação Livre

apresentação
dias 22 e 23/10 - sábado, 21h e domingo, 19h

oficinas

de 19 a 21/10 - quarta e quinta, das 19h às 22h; e sexta, das 19h às 20h
Oficina de improvisação livre musical
coordenação: Thomas Rohrer e Panda Gianfratti - ministrantes: Marcio Mattos, Hans Koch, Javier Carmona, John Russell, Thomas Rohrer e Panda Gianfratti

dias 19 e 20/10 - quarta e quinta, das 16h às 18h
Oficina de improvisação livre com John Russell
com: John Russell (guitarra)

topo

Setembro de 2011

SOL6

apresentação
dia 18/9 - domingo, 18h

oficina
dia 21/9 - quarta, das 18h às 22h

topo

Agosto de 2011

Duo Baars Henneman (Holanda)
com: Ab Baars (saxofone tenor, clarinete e shakuhachi) e Ig Henneman (viola)

apresentação
dia 14/8 - domingo, 18h

oficina
dia 13/8 - sábado, das 15h às 18htopo

Julho de 2011

Celio Barros (contrabaixo) e Michelle Agnes (piano)
apresentação - dia 26/7 - terça, 21h

topo

Maio de 2011

Knalpot (Holanda)
apresentação
dia 24/5 - terça, 21h

Musica Livre - Orquestra de Improvisaçäo Livre
coordenação: Marcio Mattos (violoncelo, contrabaixo e eletrônica)
com: Marcio Mattos (violoncelo, Brasil/Reino Unido), Charlotte Hug (viola, Suiça) e Phil Wachsmann (violino, Reino Unido), integrantes do Stellari String Quartet.
oficina
dias 26, 27 e 28/5, quinta e sexta, das 18h às 21h; sábado, das 14h às 17h

Stellari String Quartet (Inglaterra/Suíça)
com: Charlotte Hug (viola), John Edwards (contrabaixo), Marcio Mattos (violoncelo) e Philipp Wachsmann (violino)
No dia 29/5, às 21h, houve apresentação dos alunos na Sala Jardel Filho.
apresentação
dia 29/5 - domingo, 19h

topo

Abril de 2011

Chefa Alonso (Espanha)
com: Chefa Alonso (sax soprano e percussão), Sergio Kafejian (eletrônica) e Giuliana Audra (flauta) - convidado: Daniel Murray (violão)
apresentação - dia 21/4/2011 - quinta, 19h

Oficina de Improvisação Livre em música
com: Chefa Alonso (sax soprano e percussão)
oficina - dia 24/4, às 21h

topo

Dezembro de 2010

Ken Vandermark (sax e clarinete - EUA), Luc Ex (baixo - Holanda) e Mark Sanders (bateria - Inglaterra)
dia 10/12/2010 - sexta, 19h

Han Bennink (bateria - Holanda) e Phil Minton (voz - Inglaterra)
dia 11/12/2010 - sábado, 19h

topo

Novembro de 2010

Festival Abaetetuba - Encontro Internacional de Improvisação em Música
dias 13 e 14/11

apresentações
com: John Edwards (contrabaixo - Reino Unido), Michelle Agnes (piano - Brasil), Panda Gianfratti (percussão - Brasil), Raymond MacDonald (saxofone - Reino Unido), Ricardo Tejero (clarinete e sax tenor - Espanha), Saadet Türköz (voz - Turquia) e Thomas Rohrer (sax e rabeca - Brasil/Suíça)

oficinas

dia 13/11 - sábado
12h Ricardo Tejero
15h Saadet Türköz

dia 14/11 - domingo
12h Raymond MacDonald
15h John Edwards

topo

Setembro de 2010

Luo Chao-yun e Michelle Agnes
dia 10/9 - sexta, 21h

topo

Julho de 2010

Eke Trio
Trio de improvisação com Yedo Gibson (sax), Oscar Jan Hoogland (clavicorde
elétrico) e Gerri Jaeger (bateria)
dia 17/7 - sábado, 19h

topo

Junho de 2010

Koch - Rohrer - Gianfratti
com: Hans Koch (clarone e eletrônicos), Thomas Roher (rabeca e sax) e Panda
Gianfratti (percussão)
dia 24/6 - quinta, 21h

topo