Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band:
50 anos de experimentação e inovação

 

Lançado em 1º de junho de 1967, o oitavo álbum da Banda Britânica The Beatles, Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, está completando 50 anos. Para muitos a melhor e mais precisa definição para esse álbum é: O melhor disco de todos os tempos da música popular moderna.
Logo após seu lançamento se tornou sucesso comercial e de crítica, permanecendo durante 27 semanas no topo das listas de álbuns do Reino Unido e 15 semanas na primeira posição nos Estados Unidos.

Sgt. Pepper’s foi o primeiro disco de rock a apresentar em sua capa as letras completas de todas as faixas. Além de ter sido o primeiro LP a contar com uma capa dupla. A arte de capa é considerada um ícone artístico e de grande relevância, também reconhecida pela indústria que deu a Blake e Haworth, idealizadores da capa, um Grammy na categoria. Mas para muitos colecionadores a capa mais desejada é a que foi lançada nos Estados Unidos no natal de 1967, a arte alternativa substitui os Beatles e as outras personalidades por executivos da Capital Records, gravadora do grupo na América do Norte. Foram feitas 100 cópias e cada uma delas foi avaliada em 2011 em cerca de 70 mil libras, o que faz da capa a mais valiosa do mundo.

Apesar de dar a impressão, Sgt. Peppers não é um disco conceitual. Com exceção da faixa título e With a Little Help from My Friends, todas as outras canções não mantém relação alguma com os personagens idealizados por McCartney. “Elas poderiam estar em qualquer outro disco”, disse John Lennon.

Esse álbum do The Beatles rompeu paradigmas, por exemplo, incorporando ao som do rock’n’roll elementos da música clássica e se aproximando da novíssima música eletrônica que despontava. As letras das músicas traziam uma proposta diferente da narrativa linear, apesar de terem um grande poder de comunicação, as letras necessitavam um pouco mais de atenção do ouvinte.
Sem dúvida alguma esse disco em termos de experimentação, inovação e renovação foi de grande importância, já que o mundo estava em processo de transformação e Sgt. Peppers apesar de não querer ou ter a intenção de mudar o mundo, deu uma mostra de qual forma o mundo parecia estar se transformando.

Pesquisa, texto e seleção musical: Álvaro de Souza

Ouça abaixo uma pequena mostra do trabalho do The Beatles no álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band.

sgtpepperlogo1

Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band
título do disco: Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band
intérprete: The Beatles
autor: Lennon & McCartney
selo: Odeon BTX-1004
data: 1967
gênero: Música popular Internacional / Rock Inglaterra
tombo: D-02374

 

Sgt.-Peppers-Lonely-Hearts-Club-Band     

 

Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band-Back1

With a Little Help from My Friends
título do disco: Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band
intérprete: The Beatles
autor: Lennon & McCartney
selo: Odeon BTX-1004
data: 1967
gênero: Música popular Internacional / Rock Inglaterra
tombo: D-02374

 

With-a-Little-Help-from-My-Friends     

 

 

One thought on “Sargento Pimenta Cinquentão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *