Missão de Pesquisas Folclóricas

 

Idealizada por Mário de Andrade, a Missão de Pesquisas Folclóricas foi realizada em 1938 por um grupo de intelectuais coordenados por Luís Saia. Eles percorreram diversas cidades das regiões Norte e Nordeste do Brasil para registrar etnologicamente manifestações culturais brasileiras, principalmente a música e a dança.

A Missão visitou cidades em Pernambuco, Paraíba, Piauí, Ceará, Maranhão e Pará e presenciou representações como bumba-meu-boi, cabocolinhos, maracatu, tambor-de-mina, aboios, cocos, catimbó, sessões de desafio, xangôs e cantigas de roda.

Na bagagem dos pesquisadores vieram instrumentos musicais, objetos de culto, peças utilitárias, fotos, reproduções de desenhos, gravações musicais e filmes. A equipe de pesquisadores registrou em discos o folclore musical dessas regiões e colheu informações complementares às gravações, que possibilitaram uma visão ampla do contexto socioeconômico-cultural das regiões visitadas. Além dos discos registrados, com cerca de 1500 melodias, há ainda mais de mil fotografias, cadernetas de anotações, desenhos, notações musicais, letras de músicas, filmes de 16 e 35mm, peças catalogadas entre objetos etnográficos, instrumentos de corda, sopro e percussão.

A pesquisadora Oneyda Alvarenga organizou todo o material, incluindo a catalogação de objetos, fonogramas, filmes e fotografias e a elaboração de um fichário com possibilidade de recuperação das informações espalhadas nos diferentes suportes.

O tombamento dos registros da Missão de Pesquisas Folclóricas foi aprovado como patrimônio imaterial pela comissão de Avaliação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Além disso, em 2009 o acervo documental da Missão foi nominado pelo Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco no Registro Nacional do Brasil.

Mário de Andrade já havia idealizado a missão logo depois da Semana de Arte Moderna de 1922, que tinha em pauta o nacionalismo. Antes da planejada missão, Mário de Andrade já havia realizado duas viagens de registro folclórico, intituladas O turista aprendiz, mas encontrou uma série de dificuldades na coleta do material. Resolveu planejar outra viagem ao Norte e ao Nordeste do País com uma equipe de profissionais preparados para fazer o registro que seria documentado no livro Na pancada do Ganzá. Muitos motivos fizeram sua viagem ser adiada, entre eles, a criação do Departamento de Cultura, em 1935.

Finalmente, em fevereiro de 1938, a Missão de Pesquisas Folclóricas pôde ser realizada, mas sem a presença do seu mentor, Mário de Andrade.

 

miniatura-cadernetas

CADERNETAS DA MISSÃO

O hotsite do projeto Missão de Pesquisas Folclóricas – Cadernetas de Campo apresenta 21 cadernetas digitalizadas da Missão. Além das cadernetas digitalizadas e de textos sobre o projeto, a versão online do DVD traz parte dos registros audiovisuais feitos pelos pesquisadores da Missão de Pesquisas Folclóricas.

 

 

 

 

 

miniatura-elo da corrente

ELO DA CORRENTE

O grupo paulistano Elo Da Corrente foi convidado, em 2009, para a criação e realização de uma apresentação baseada no acervo da Missão de Pesquisas Folclóricas no Centro Cultural São Paulo.

 

 

 

 

 

miniatura-sesc

HOTSITE DA MISSÃO DE PESQUISAS FOLCLÓRICAS

A Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o SESC-SP, lançou uma caixa de CDs com uma seleção dos registros fonográficos da Missão de Pesquisas Folclóricas.

 

 

 

 

 

 

VEJA TAMBÉM:

joao silva (33)Entrevista com Flávia Toni sobre a extroversão do acervo

 

 

 

 

> Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados (exceto Carnaval e Páscoa), das 10h às 18h.
Atenção: A consulta a audições só será permitida até 1 hora antes do término do expediente e a entrada de usuários, até 30 minutos antes do fechamento da Discoteca.
Informações: 3397-4071 ou pelo e-mail discoteca@prefeitura.sp.gov.br

Os serviços oferecidos pela Discoteca são:

  • Empréstimo de livros
  • Empréstimos especiais a instituições
  • Atendimento a pesquisas pontuais via telefone e e-mail
  • Audição de discos e CDs
  • Plataforma Paradas Sonoras