4 coleções para conhecer

 

Coleções Mario Ficarelli - créditos: Felipe Gonçalvez

COLEÇÃO MÁRIO FICARELLI

Acervo particular do compositor Mário Ficarelli (1935 – 2014), membro da Academia Brasileira de Música e professor do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, do qual foi diretor entre 1997 e 2005. A doação foi feita em vida pelo próprio maestro.

Entre as composições encontradas na coleção completa do compositor, encontra-se a partitura de “Peças Breves para Piano”, com anotações manuscritas do compositor.

 

 

 

 

Coleções Oneyda Alvarenga 1 - créditos: Felipe Gonçalvez

COLEÇÃO ONEYDA ALVARENGA

Do acervo particular de Oneyda Alvarenga , destacam-se livros e partituras, como “Valsa n. 2 para piano”, com dedicatória de Clorinda para Oneyda, datada de 1941, e “Iaiá você quer morrer”, primeira canção em partitura, de Xisto Bahia.

 

 

 

 

 

 

Coleções Magdalena Lebeis - crédito: Felipe Gonçalvez

COLEÇÃO DE DONA MAGDALENA LÉBEIS

Todo o acervo da cantora Magdalena Lébeis, incluindo livros de estudo para canto e partituras, encontra-se na Discoteca Oneyda Alvarenga. Na coleção, encontra-se o manuscrito de toda a orquestra da obra “Recitatif et Air d’ Ephigenie”, do compositor Gluck, com toda a instrumentação copiada em 2 de Julho de 1943.

 

 

 

 

 

 

Coleções Angelo Camin - créditos: Felipe Gonçalvez

COLEÇÃO ANGELO CAMIN

A Discoteca Oneyda Alvarenga adquiriu todo o acervo de livros de Ângelo Camin. O professor e músico, um dos maiores organistas de São Paulo, guardou livros e partituras. Sua coleção encontra-se catalogada na Discoteca, preenchendo uma lacuna de material didático para organistas. O livro “Il Canto Nel Suo Meccanismo” faz parte desse acervo.

 

 

 

 

 

VEJA TAMBÉM:

joao silva (33)Entrevista com Flávia Toni sobre a extroversão do acervo

 

 

 

 

> Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados (exceto Carnaval e Páscoa), das 10h às 18h.
Atenção: A consulta a audições só será permitida até 1 hora antes do término do expediente e a entrada de usuários, até 30 minutos antes do fechamento da Discoteca.
Informações: 3397-4071 ou pelo e-mail discoteca@prefeitura.sp.gov.br

Os serviços oferecidos pela Discoteca são:

  • Empréstimo de livros
  • Empréstimos especiais a instituições
  • Atendimento a pesquisas pontuais via telefone e e-mail
  • Audição de discos e CDs
  • Plataforma Paradas Sonoras