Acervo

Slider

Cinco expressivas coleções acessíveis

O Centro Cultural São Paulo é a casa de importantes acervos públicos do país. É responsável pela conservação das obras e documentos, e por torná-las disponíveis ao público por meio de exposições e publicações.

Abaixo, conheça um pouco mais sobre essas ricas coleções e saiba como ter acesso aos materiais impressos e digitais.

Coleção de Arte da Cidade

Coleção de Arte da Cidade é o nome dado ao acervo artístico da Prefeitura de São Paulo. Construída gradativamente desde o século 19, a Coleção já reúne cerca de 2.900 obras de diversas linguagens e épocas, datando desde o período colonial até o modernismo e o contemporâneo. São pinturas, gravuras, desenhos, aquarelas, esculturas, instalações, vídeos, tridimensionais e fotografias. Em 1982, o acervo foi incorporado ao CCSP, que até hoje se encarrega de sua manutenção e conservação.

Acesso ao acervo:
Basta entrar em contato por e-mail e agendar sua visita com antecedência.

Contato:
colecaodeartedacidade@prefeitura.sp.gov.br

Discoteca Oneyda Alvarenga

Trata-se de uma iniciativa de conservação da música popular, folclórica, erudita, nacional e estrangeira, que foi concebida em 1935 por Mário de Andrade. A Discoteca Oneyda Alvarenga foi muito importante para as primeiras políticas de preservação do patrimônio cultural brasileiro, pois registrou e coletou músicas, danças e outras manifestações culturais brasileiras em discos, fotografias e filmes. Quando incorporada ao CCSP, em 1982, a então Discoteca Pública Municipal foi intitulada com o nome de sua primeira diretora, Oneyda Alvarenga. Esse vasto acervo sonoro, que inclui também livros, partituras e uma hemeroteca, está disponível para consulta no próprio CCSP.

Horário de funcionamento:
Terça a sexta, das 11h às 15h

Contato:
acervohistorico@prefeitura.sp.gov.br

Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade

A Missão foi idealizada e organizada em 1930 por Mário de Andrade, poeta, historiador e folclorista que era então Chefe do Departamento de Cultura da cidade de São Paulo. Nesse período, uma equipe especializada percorreu as regiões Norte e Nordeste do Brasil com o objetivo de registrar suas manifestações culturais e folclóricas. O acervo reunido consiste numa grande diversidade de instrumentos musicais, objetos de culto, peças utilitárias, fotos, reproduções de desenhos, gravações musicais e filmes que são hoje mantidos e conservados pelo Centro Cultural São Paulo.

Acesso ao acervo:
Basta entrar em contato por e-mail e agendar sua visita com antecedência.

Contato:
acervohistorico@prefeitura.sp.gov.br

Arquivo Multimeios

O Arquivo Multimeios abriga em seu acervo cerca de 900 mil documentos – registros visuais, audiovisuais e documentos escritos – referentes a diversas manifestações da arte e da cultura brasileira contemporânea, tais como: arquitetura, artes cênicas (circo, dança, teatro), artes gráficas, artes plásticas, cinema, comunicação de massa (publicidade, imprensa, rádio e TV), fotografia, literatura e música.

Acesso ao acervo:
Basta entrar em contato por e-mail e agendar sua visita com antecedência.

Contato:
ammccsp@prefeitura.sp.gov.br

Núcleo Memória do CCSP

O Núcleo de Memória do CCSP é um integrante adjacente do Arquivo Multimeios. Seu acervo consiste em registros visuais, audiovisuais e documentais da história e programação do Centro Cultural São Paulo desde sua inauguração, em 1982.

Acesso ao acervo:
Basta entrar em contato por e-mail e agendar sua visita com antecedência.

Contato:
ccspmemoria@prefeitura.sp.gov.br

O Centro de Salvaguarda e Documentação do Centro Cultural São Paulo é um dos principais projetos do CCSP. Destina-se à conservação e recuperação de documentos e obras das importantes coleções pertencentes à Secretaria Municipal de Cultura, reunindo num só local as mais modernas instalações para esse fim, como também os profissionais que antes estavam distribuídos em diferentes setores da instituição. Para tal, o projeto desdobra-se em dois módulos: Laboratório Restauro (módulo A) e Reserva Técnica Unificada (módulo B). 

Newsletter

Clique aqui para receber boletins informativos da programação do Centro Cultural São Paulo

Copyright Centro Cultural São Paulo | Rua Vergueiro 1000 – CEP 01504-000 – Paraíso São Paulo – SP | ccsp@prefeitura.sp.gov.br

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo