Conheça as coleções do Centro Cultural São Paulo

O Centro Cultural São Paulo é a casa de importantes acervos públicos do país. É responsável pela conservação das obras e documentos, e por torná-las disponíveis ao público por meio de exposições e publicações.

Acervo do Centro Cultural São Paulo

Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade

A Missão foi idealizada e organizada em 1930 por Mário de Andrade, poeta, historiador e folclorista que era então Chefe do Departamento de Cultura da cidade de São Paulo. Nesse período, uma equipe especializada percorreu as regiões Norte e Nordeste do Brasil com o objetivo de registrar suas manifestações culturais e folclóricas. O acervo reunido consiste numa grande diversidade de instrumentos musicais, objetos de culto, peças utilitárias, fotos, reproduções de desenhos, gravações musicais e filmes que são hoje mantidos e conservados pelo Centro Cultural São Paulo.

Acesso ao acervo:
Pesquisas podem ser realizadas no acervo mediante agendamento prévio por e-mail.

Contato:
acervohistorico@prefeitura.sp.gov.br

Acervo do Centro Cultural São Paulo

Arquivo Multimeios

O Arquivo Multimeios do Centro Cultural São Paulo foi criado para ser um depositário das pesquisas, documentações e registros de eventos produzidos pelos pesquisadores do Departamento de Informações e Documentação Artísticas – IDART, entre os anos de 1970 e 1990, que se pautou por trabalhar com a Arte Brasileira Contemporânea nas áreas das artes cênicas (teatro, dança e circo), plásticas, gráficas, arquitetura, cinema, literatura, música, fotografia e comunicação de massa (televisão, rádio, imprensa, propaganda e publicidade). Abriga também alguns arquivos pessoais de artistas e profissionais das áreas acima citadas.
O acervo é formado por aproximadamente um milhão de documentos escritos (documentos textuais, textos de pesquisas.), impressos (programas, catálogos, cartazes, folhetos) e audiovisuais (Fitas sonoras. fotografias, filmes, vídeos, dvds,).

Acesso ao acervo: As pesquisas devem ser agendadas com antecedência.

Contato:
Tel: 33974040/ 33974098
E-mail: ammccsp@prefeitura.sp.gov.br

Acervo do Centro Cultural São Paulo

Coleção de Arte da Cidade

A Coleção de Arte da Cidade (antiga Pinacoteca Municipal) foi criada oficialmente em 1961 com a finalidade de reunir, catalogar e expor as obras de artistas nacionais e estrangeiros pertencentes ao patrimônio do município de São Paulo. A partir de 1982 o acervo passou a ser gerido pelo Centro Cultural São Paulo. Atualmente, possui sob sua guarda cerca de 10 mil obras de diferentes períodos, técnicas e suportes, sendo 5 mil delas pertencentes ao conjunto de Arte Postal.

Acesso ao acervo:
Pesquisas podem ser realizadas no acervo mediante agendamento prévio por e-mail.

Contato:
Tel: 3397-4096
E-mail: colecaodeartedacidade@prefeitura.sp.gov.br

Acervo do Centro Cultural São Paulo

Discoteca Oneyda Alvarenga

Concebida em 1935 por Mário de Andrade, e presente no Centro Cultural São Paulo desde 1982, a Discoteca tem seu acervo formado por coleções de música popular, folclórica e erudita, de procedência nacional e estrangeira. São discos de 78rpm, 45 rpm, 33rpm e CDs para consulta e audição. Além disso, guarda partituras, métodos, periódicos, hemeroteca (coleção de recortes de jornais) e livros de música.

Acesso ao acervo:
Horário de atendimento: de terça a sábado, das 11h às 17h.

Contato:
Tel: 3397-4071
E-mail: discoteca@prefeitura.sp.gov.br

Acervo do Centro Cultural São Paulo

Núcleo Memória do CCSP

Para o resgate histórico de um espaço de tamanha importância, o CCSP conta com o Núcleo Memória. Criado em 2000, o acervo é composto de aproximadamente 50.000 documentos entre fotografias, registros sonoros, cartazes, programas, vídeos, premiações etc, e é um dos principais acontecimentos realizados na instituição desde sua fundação.

Acesso ao acervo: As pesquisas devem ser agendadas com antecedência.

Contato:
E-mail: ccspmemoria@prefeitura.sp.gov.br

Acervo do Centro Cultural São Paulo

Laboratório de Conservação e Restauro

Inaugurado em 2008, o Laboratório de Conservação e Restauro do Centro Cultural São Paulo tem como objetivo principal garantir a conservação e a preservação dos acervos que estão sob sua guarda – Coleção de Arte da Cidade, Arquivo Multimeios, Missão de Pesquisas Folclóricas, Discoteca Oneyda Alvarenga e Acervo Memória, além de tratamentos específicos de encadernação dos livros pertencentes às Bibliotecas do CCSP. Todas as práticas realizadas no Laboratório visam garantir a maior durabilidade dos acervos, seguindo as normas de conservação, além de proporcionar ações direcionadas à difusão do acervo.

Clique aqui para receber ou cancelar os envios de boletins informativos da programação do Centro Cultural São Paulo

Copyright Centro Cultural São Paulo | Rua Vergueiro 1000 – CEP 01504-000 – Paraíso São Paulo – SP | ccsp@prefeitura.sp.gov.br

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
plugins premium WordPress