Cinco expressivas coleções acessíveis
O Centro Cultural São Paulo é a casa de importantes acervos públicos do país. É responsável pela conservação das obras e documentos, e por torná-las disponíveis ao público por meio de exposições e publicações.
Abaixo, conheça um pouco mais sobre essas ricas coleções e saiba como ter acesso aos materiais impressos e digitais.
Coleção de Arte da Cidade
A coleção possui algumas obras pontuais do período colonial e do século 19, além de importantes peças modernistas e contemporâneas provenientes dos Prêmios Aquisitivos do Salão Paulista de Belas Artes e do Programa de Exposições do CCSP. Atualmente, conta com cerca de 2.900 obras de arte em diversas técnicas e seis coleções de Arte Postal, com 10 mil peças no total.
Acesso ao acervo:
Basta entrar em contato por telefone ou e-mail e agendar sua visita com antecedência.
Contato:
3397-4039
colecaodeartedacidade@prefeitura.sp.gov.br
Discoteca Oneyda Alvarenga
Concebida em 1935 por Mário de Andrade, a Discoteca é formada por um acervo de música popular, folclórica e erudita, de procedência nacional e estrangeira, disponível para consulta e audição. São discos de 78rpm, 33rpm e CDs, além de partituras, periódicos e livros de música.
Em 1982, depois de passar por várias sedes, a Discoteca foi transferida para o Centro Cultural São Paulo.
Horário de funcionamento:
Terça a sexta, das 10h às 20h
Sábados e domingos, das 10h às 18h
Fechada em feriados e pontos facultativos – exceto feriados aos sábados e domingos
(A entrada é permitida até 30 minutos antes do fechamento)
Contato:
3397-4071
discoteca@prefeitura.sp.gov.br
Missão Folclóricas de Mário de Andrade
Com o objetivo de investigar aspectos formadores da identidade nacional, a Missão foi idealizada e organizada por Mário de Andrade, na década de 1930, período em que uma equipe percorreu o Norte e o Nordeste do Brasil para registrar manifestações culturais e folclóricas, em especial de dança e música. Na bagagem, trouxeram instrumentos musicais, objetos de culto, peças utilitárias, fotos, reproduções de desenhos, gravações musicais e filmes – mantidos atualmente pelo Centro Cultural São Paulo.
Acesso ao acervo:
Basta entrar em contato por e-mail e agendar sua visita com antecedência.
Arquivo Multimeios
O Arquivo Multimeios abriga em seu acervo cerca de 900 mil documentos – registros visuais, audiovisuais e documentos escritos – referentes a diversas manifestações da arte e da cultura brasileira contemporânea, tais como: arquitetura, artes cênicas (circo, dança, teatro), artes gráficas, artes plásticas, cinema, comunicação de massa (publicidade, imprensa, rádio e TV), fotografia, literatura e música.
Acesso ao acervo:
Basta entrar em contato por telefone e agendar sua visita com antecedência.
Horário de funcionamento:
Segunda a sexta, das 10h às 17h
Contato:
3397-4039/4040
ammccsp@prefeitura.sp.gov.br
Núcleo Memória do CCSP
Integrante da Supervisão de Acervo, o Núcleo Memória abriga documentos em diferentes suportes referentes ao CCSP desde a inauguração em 1982.
Acesso ao acervo:
Basta entrar em contato por telefone ou e-mail e agendar sua visita com antecedência.
Horário de funcionamento:
Segunda a sexta, das 11h às 17h
Contato:
3397-4049
ccspmemoria@prefeitura.sp.gov.br
Laboratório de Conservação e Restauro
O projeto do Centro de Salvaguarda e Documentação do Centro Cultural São Paulo, iniciado em agosto de 2004, desdobra-se em dois módulos: Laboratório de conservação e restauro de papéis (módulo A) e Reserva Técnica Unificada (módulo B).