CCSP WEB

  • Centro Cultural São Paulo Centro Cultural São Paulo Arquivo Multimeios - Foto: Sossô Parma
  • Centro Cultural São Paulo Centro Cultural São Paulo Arquivo Multimeios - Foto: Arquivo do CCSP

 

Arquivo Multimeios

Atendimento ao público: de segunda a sexta, das 10h às 17h.
Atenção: o atendimento deve ser agendado com antecedência.
Informações: 3397-4039/ 3397-4040

O Arquivo Multimeios abriga em seu acervo cerca de 900 mil documentos referentes aos seguintes gêneros de manifestações da arte brasileira contemporânea:

A diversidade de temas e a originalidade documental conferem a esse arquivo sua especificidade como fonte de pesquisa. A coleção é formada por registros visuais (fotografias, slides, microformas), audiovisuais (fitas de áudio, vídeo, filmes 16mm/super 8mm, DVDs) e documentos escritos (catálogos, programas, folhetos, press releases, convites, cartazes, fotos publicitárias, mapas, plantas, scripts, roteiros, textos de pesquisas e outros).

Os materiais são processados tecnicamente e arquivados em sala equipada com instrumentos de controle de temperatura, umidade relativa do ar e gases poluentes, de acordo com normas de preservação recomendadas pelas instituições museológicas internacionais.
A alimentação do acervo é realizada pela Divisão de Curadoria em suas diversas áreas (Artes plásticas, Artes cênicas, Cinema, Música, Literatura) e pelos acervos particulares doados ao Centro Cultural São Paulo ou adquiridos pela instituição.

A coleção foi constituída a partir do trabalho do antigo IDART (Departamento de Informações e Documentação Artísticas), anexado ao Centro Cultural São Paulo em 1982, com a denominação de Divisão de Pesquisas.

Atualmente, o Arquivo Multimeios, responsável pela guarda do material, faz parte da Divisão de Acervos, Documentação e Conservação.

 


Clique aqui e conheça as regras de atentimento ao público do Arquivo Multimeios

seta topo

 

Consulta aos bancos de dados

 

Arquivo Multimeios (geral)

Os documentos podem ser consultados no próprio Centro Cultural São Paulo. A lista desses materiais está disponível online.

www Clique aqui para consultar a lista de materiais disponíveis

 

seta topo

 

Histórico

Criado em 1975, como parte do Departamento de Informação e Documentação Artísticas (Idart), o Arquivo Multimeios tem um acervo composto por 900.000 documentos, divididos entre registros visuais (negativos, contatos, ampliações, slides, microformas), audiovisuais (fitas de áudio, videoteipes, filmes 16mm/ super8mm) e documentos escritos (catálogos, programas, folhetos, press releases, convites, cartazes, fotos publicitárias, mapas, plantas, scripts, roteiros, textos de pesquisa, entre outros). Este material representa a consolidação do trabalho de documentação realizado tanto pelo IDART como pelo próprio CCSP.

Quando todo o Idart foi incorporado ao Centro Cultural São Paulo, tiveram início diversas discussões sobre a melhor localização do acervo deste arquivo, com vistas à sua preservação. A proposta aceita foi a de criação de uma sala própria para o Arquivo Multimeios, dentro do Centro Cultural, com controle climático e os demais procedimentos adequados para a conservação do material: a sala Jorge Andrade.

seta topo

 

Destaques do acervo

Depoimentos
Oneyda Alvarenga, Dulcina de Moraes, Eugênio Kusnet, Aracy Amaral, Nicholas Vlavianos, Lima Duarte, Jorge Andrade, Camargo Guarnieri, Hermeto Paschoal, entre outros.

Arquitetura
A pesquisa Arquitetura do Medo, pioneira na abordagem do tema, realizada em 1988, apresenta um levantamento documental da paisagem urbana alterada por grades de proteção.

Dança contemporânea
O acervo mantém material extenso relacionado a essa área. Um exemplo é a documentação fotográfica do espetáculo Escuta Zé, que estreou em 1977 no Teatro Galpão, com Marilena Ansaldi no elenco.

Teatro
Representado pelos conjuntos documentais que registram espetáculos encenados em São Paulo nos anos 1970 e 1980. Destaque para a documentação sobre a peça Macunaíma, que mostra o processo de produção pelo Centro de Pesquisa Teatral e Grupo Arte Pau Brasil, sob a direção de Antunes Filho.

Artes visuais
Tem destaque em suas várias vertentes, como por exemplo, na pesquisa A gráfica na TV, que analisa os aspectos gráficos das vinhetas de programas de TV. Também se pode citar a documentação sobre o Grupo Guanabara, que agregou, entre outros, Tikashi Fukushima, Manabu Mabe e Arcângelo Ianelli.

Cinema
Abordado em pesquisas e documentações, dentre as quais, a pesquisa Salas de Cinema em São Paulo, em que são analisadas as arquiteturas das salas, bem como a frequência das mesmas no período de 1920 a 1980.

Fotografia
Tema de vários documentos presentes no acervo, como em Fotografia paulistana: 90 anos de século XX, uma investigação do panorama fotográfico de São Paulo em seus vários aspectos.

Televisão
Tema de várias pesquisas e documentações registradas no acervo, como a Teleteatro Paulista, que mapeia o teleteatro desde sua origem até 1960.

Literatura
Registros de lançamentos de livros e análise da produção literária, como na pesquisa Literatura Marginal, em que é abordada a literatura editada à margem do circuito comercial, em 1976.

Música
O Arquivo mantém registros de espetáculos e pesquisas como Papel de Música, que acompanha o processo de produção de partituras.

seta topo

 

Veja também:

IDART (Departamento de Informação e Documentação Artística)
Grande parte do material preservado pelo Arquivo Multimeios foi coletada durante os 30 anos do Departamento. Confira o hotsite do Idart 30 anos e as publicações online da Revista D'art.

Nelson Rodrigues
Utilizando o material do Arquivo Multimeios como fonte de pesquisa, foi produzido um hotsite por ocasião de uma série de eventos realizados em 2008 em homenagem ao dramaturgo. Visite o hotsite

Eles não usam black-tie
A estréia da peça Eles não usam black-tie, escrita por Gianfrancesco Guarnieri e dirigida por José Renato, no dia 22 de fevereiro de 1958, no Teatro Arena, tornou-se marco histórico. O Arquivo Multimeios possui diversos materiais sobre a montagem original e adaptações posteriores, como a de Leon Hirszman para o cinema, em 1981. Confira o hotsite

seta topo

ícone facebook
ícone twitter
ícone enciar e-mail
ícone imagens
ícone audio
ícone webrádio
ícone vídeo
destaque
ícone saiba mais
ícone veja também
ícone aviso
ícone obs
audiodescricao
libras
ícone download
endereço eletrônico
ícone inscrições abertas
sem necessidade de inscrição
ícone inscrições encerradas
selecionados
facebook
twitter
boletim
imagens
áudio
lab.rádio
vídeo
destaque
saiba mais
veja também
aviso
obs
audiodescrição
libras
download
www ou email
oficinas
abertas
oficinas com inscrição
inscrições
encerradas
selecionados
 

Divisão de Informação e Comunicação
Direção: Márcio Yonamine
Coordenação: Juliene Codognotto

Conteúdo online
Álvaro Olintho, Danilo Satou, Márcia Dutra, Vinícius Máximo e Sabrina Haick

Imagens - Núcleo de Fotografia do CCSP
Edição de imagens: Sossô Parma
Fotógrafos: João Mussolin, João Silva e Sossô Parma

Materiais impressos
Projeto gráfico: Adriane Bertini ,Solange Azevedo e Yeda Gonçalves
Edição de textos: Camile Rodrigues Aragão Costa, Danilo Satou e Emi Sakai
Revisão: Paulo Vinicio de Brito

Layout e manutenção
Web design: Edmarcio da Silva

Ateliê sonoro
Mediação: Marta Fonterrada e Rodrigo Taguchi
Coordenação técnica: Eduardo Neves

Narrativas CCSP
Coordenação: Chicão Santos
Captação: Celso Toquetti, Giovanni Belleza, José Amador Martins e Thaís Orchi
Edição: Chicão Santos, Giovanni Belleza e Thaís Orchi

Marcia Dutra
Coordenadora do Site  - 11 3397.4066
Divisão de Informação e Comunicação
Rua Vergueiro 1000   -   CEP 01504-000   tel 3397 4002
Paraíso São Paulo – SP