100 Anos de Arte Moderna 100 Ponto Final

04/06 a 14/08

  • Classificação Indicativa: livre
  • Grátis
  • É recomendado o uso de máscara 

A Cia. Articularte Teatro de Bonecos realiza Instalação Artística Modernista no Centro Cultural São Paulo, com visitações sensoriais diversas, apresentando também 40 sessões teatrais, incluindo estreia de seu novo espetáculo infantil FAROL DE CORES. Durante essa ocupação, o grupo também irá realizar oficinas de treinamento para a classe teatral, oficinas de construção de bonecos, além de fóruns e debates artísticos com a presença de herdeiros ou descendentes dos principais modernistas de 1922. Confira abaixo a programação completa:

OFICINAS

As três Oficinas de Expressão Cênica são dirigidas à classe teatral ou grupos de interesse como arte-educadores, professores, jovens, vocacionais, entre outros. Propõe contatos, debates e improvisos práticos englobando novos caminhos para expressão artística, dentro de três linguagens cênicas.

  • O Centro Cultural SP e a Cia. Articularte solicitam aos interessados que queiram se inscrever na oficina escreverem um pequeno texto de interesse, cerca de 10 linhas, descrevendo os porquês e importância pessoal ou social para realizarem tal atividade. Enviar para o e-mail cia.articularte@gmail.com

PROGRAMAÇÃO

Bufonaria – Workshop para Linguagem de Clown, com Allan Benatti 

  • 29 e 30/06
  • Quarta e quinta, das 14h às 18h
  • Sala de Ensaio 2
  • Até 25 participantes

Esta oficina tem como intuito introduzir o participante na linguagem da bufonaria. O bufão revela as “impurezas” da sociedade que, por ser amoral, não encontra dificuldades em expor o que jogamos descargas abaixo. Expõe nossas necessidades físicas como ações cotidianas, tornando o grotesco uma atuação costumeira ou política. Essa forma de agir deflagra, por exemplo, que todos os seres humanos precisam das mesmas coisas para sobreviver, não importando qual sua posição social. 

Sobre Allan Benatti

Membro fundador do espetáculo Jogando no Quintal, ator e diretor do espetáculo Subsolo e elenco rotativo dos espetáculos Improvável e Noite de Improviso. É diretor da Cia. Laranja. Formador convidado da SP Escola de Teatro, Casa 11, Espaço da Comédia e Centro de Pesquisa da Máscara.

Mimo Corpóreo – O corpo como metáfora, com Victor de Seixas

  • 27 e 28/07
  • Quarta e quinta, das 14h às 18h
  • Sala de Ensaio 2
  • Até 25 participantes

Esse curso visa a partir da técnica do Mimo Corpóreo explorar a criação metáforas conceituais, se referindo às possíveis representações linguísticas do corpo, quanto às suas qualidades e funções, peso, tônus, fluidez, etc. Pensando na criação de cenas, objetificando o corpo e se relacionando a objetos externos. 

Sobre Victor de Seixas 

Filósofo, Mímico e Diretor, doutorando e mestre pela USP, desde 1992 pesquisa linguagens relativas ao teatro físico, dança e mímica, estudou na International School of corporeal Mime (UK), School of Physical theatre (UK), Dance Research Studio (UK), entre outras, coordenou o Projeto Mímicas, organizando a Mostra de Mímica Contemporânea e atualmente dirige o Núcleo Angatu na cidade de São Paulo.

Clowns e Bonecos – Triangulação de narizes entre atores e bonecos, com Cida Almeida

  • 10 e 11/08 
  • Quarta e quinta, das 14h às 18h
  • Sala de Ensaio 2
  • Até 25 participantes

Uma introdução à expressiva arte do clown, englobando trejeitos de atores e deslocamentos de bonecos. No primeiro encontro, serão focadas estruturas sobre o clown em busca de suas reações diante dos objetos e do mundo. E no segundo encontro, um desafio para provocar as ações, reações e triangulações entre atores e bonecos, agregando técnicas de luvas, bonecos de meias (bocas falantes) e articulados.

Sobre Cida Almeida

Atriz e diretora formada pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (ECA/USP), Cida especializou-se em treinamento, conscientização e preparação corporal para atores, além de realizar pesquisa sobre a comédia e linguagem Clown em uma constante busca pelas “essências” e procedimentos desta forma de arte.

ESPETÁCULOS TEATRAIS

  • 04/06 a 14/08
  • Sextas, às 10h e 14h00 (APENAS PARA ESCOLAS),  sábados e domingos, às 16h (PÚBLICO GERAL)
  • No Espaço Cênico Ademar Guerra
  • Retirada de ingressos 1h antes na bilheteria

A Cia. Articularte faz temporada com apresentações da Trilogia Modernista, com os espetáculos: A Cuca Fofa de Tarsila, O Trenzinho Villa-Lobos, Portinari Pé de Moleque. Além da estreia e temporada do espetáculo inédito Farol de Cores.

PROGRAMAÇÃO E SINOPSES

O Trenzinho Villa-Lobos

A peça encena as aventuras e peraltices de Tuhu (apelido de infância de Heitor Villa-Lobos), seu contato com o mundo da música e a descoberta de sua verdadeira vocação. A trama fala da sensibilidade musical que existe em todos nós. E mostra também o relacionamento difícil do menino Heitor com o seu pai, bastante severo e de uma época antiga. O espetáculo é uma homenagem ao maestro Heitor Villa-Lobos, que compôs mais de 1.000 peças musicais.

Apresentações: 04 e 05/06 (às 16h); 10/06 (às 10h e 14h); 11, 12, 18 e 19/06 (às 16h).

A Cuca Fofa de Tarsila

O espetáculo inventa e conta de forma singela uma lenda de duelo entre o Abaporu e o mágico Boi da Lua pela disputa do amor da Negra Tarsila. O Passarinho Verde fofoca e aumenta a notícia do duelo e tudo se transforma em uma confusão tamanha, que a Negra Tarsila terá que resolver com a ajuda de entes fantásticos ou folclóricos como a Urutu, a Uiara e a Cuca. Através da técnica de Teatro de Bonecos adaptado da arte oriental Bunraku, a peça é inspirada na obra da artista plástica Tarsila do Amaral.

Apresentações: 24/06 (às 10h e 14h); 25 e 26/06 (às 16h); 01/07 (10h e 14h); 02 e 03/07 (16h); 08/07 (10h e 14h); 09 e 10/07 (16h).

Portinari Pé de Moleque

Uma vizinha invejosa coloca “olho gordo” (sem querer querendo) em uma obra de Cândido Portinari, fazendo com que a boneca Denise e seu Carneirinho caiam do um quadro recém pintado. Denise é curiosa e faz algumas artes marotas, quando derruba uma sacaria de café, deixando furioso o bravo Capataz que quer dar uma lição na menina. A boneca Denise passa por uma verdadeira aventura de diversão e suspense entre as obras do seu avô Portinari para encontrar o seu carneiro fujão, antes que suas tintas sequem. O espetáculo tem grande dinâmica e acontece com algumas músicas cantadas ao vivo pelos quatro atores animadores.

Apresentações: 15/07 (10h e 14h); 16 e 17/07 (16h); 22/07 (10h e 14h); 23 e 24/07 (16h).

Farol de Cores
Um espetáculo que apresenta uma personagem divertida, palhaça e exagerada, que vive com ideias inventivas. A menina-boneca ANITA se mostra como autora de brincadeiras insólitas, transformando e agitando todos ao seu redor. Seu vizinho, o menino Di, fica uma noite por semana na casa de Anita. E os dois brincam de quase tudo e também brigam por suas ideias. O que eles mais gostam de fazer é desenhar. E quando Di abre a janela da sala, as luzes do Farol do morro invadem tudo e projetam na parede seus desenhos com formas inusitadas. Assim, eles desenham cada vez mais rapidamente, para aproveitarem os movimentos da luz do Farol. Anita e Di inventam histórias sobre a terra, as nuvens e o mar. Vão surgindo personagens surpreendentes cada vez mais. E o que será que vai acontecer quando a luz do Farol se apaga de repente?

Apresentações: 29/07 (10h e 14h); 30 e 31/07 (16h); 05 (10h e 14h), 06 e  07/08 (16h), 12/8 (10h e 14h), 13 e 14/08 (16h).

DEBATES DO SÉCULO DAS CORES

Abordando o tema das Artes versus o tempo, serão convidados provocadores sensíveis de conhecimento histórico artístico ou crítico teatral, com o objetivo de criar mesas de debates com descendentes ou herdeiros dos artistas modernistas. 

PROGRAMAÇÃO ONLINE 

  • 28/06
  • Terça-feira, às 20h

Debate sobre a obra de Tarsila do Amaral: com a presença de Tarsilinha do Amaral, sobrinha-neta da modernista, abordando as diversidades e influências históricas provocadas por Tarsila do Amaral. Presença do Crítico Teatral Dib Carneiro Neto e Márcia Camargos – especialista em Modernismo. Moderação da Cia. Articularte – Teatro de Bonecos.

  • 26/07
  • Terça-feira, às 19h

Estarão presentes João Cândido Portinari (filho de Cândido Portinari) e o músico Dado Villa-Lobos, representante de Heitor Villa-Lobos. Debate sobre a importância, curiosidades e complexidade das obras dos dois modernistas. Presença no debate do Crítico Teatral Dib Carneiro Neto e Márcia Camargos – especialista em Modernismo. Moderação da Cia. Articularte – Teatro de Bonecos.

  • 09/08
  • Terça-feira, às 19h

Debate sobre detalhes expressivos das obras de Anita Malfatti e Di Cavalcanti, com abordagem sobre as intensidades, jogos e danças de cores e tintas de dois artistas singulares do Modernismo brasileiro. Presença no debate do Crítico Teatral Dib Carneiro Neto e Márcia Camargos – especialista em Modernismo e Presença da crítica teatral Mônica Rodrigues da Costa. Moderação da Cia. Articularte – Teatro de Bonecos.

INSTALAÇÃO ARTÍSTICA MODERNISTA

  • 04/06 a 14/08
  • Espaço Cênico Ademar Guerra 
  • Sextas, sábados e domingos 
  • A visitação pode ser feita até uma hora antes do início dos espetáculos, que começam às 10h e às 14h (sexta-feira) e às 16h (sábados e domingos) 

A instalação abriga quatro espaços de ambientações sensoriais e diversidade artística, além de mini teatro especialmente montado com 40 lugares e adereçado imitando a arquitetura em miniatura do nosso teatro municipal para a realização de apresentações teatrais.

Ficha técnica

Este projeto foi contemplado pela 37ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura.

Dramaturgo e diretor da Cia. Articularte: Dario Uzam | Bonequeira, atriz e animadora: Surley Valério | Produção: Deborah Correia. 

Espetáculos

“O Trenzinho Villa-Lobos” 

Direção e texto: Dario Uzam | Elenco: Surley Valério, Renato Bego, William Lobo, Tânagra Andria Antônio e José Flávio Borzi (Suplente) | Bonecos: Surley Valerio | Trilha sonora: Pesquisa e edição da Cia. Articularte | Iluminação: Dario Uzam | Cenografia: Hernandes de Oliveira. 

“A Cuca Fofa de Tarsila” 

Texto e Direção: Dario Uzam | Bonecos: Surley Valério | Pintura dos Bonecos e Cenografia: Hernandes Oliveira | Sonoplastia e Iluminação: Dario Uzam | Elenco: Surley Valério, Tanagra Andria, Renato Bego, William Lobo, José Flávio Borzi, (Suplente). 

“Portinari Pé de Moleque” 

Texto e Direção: Dario Uzam | Bonecos: Surley Valério | Escultura das Cabeças: Altair de Pádua Siqueira | Pintura dos Bonecos e Cenografia: Hernandes Oliveira | Direção Musical: Chico Botosso e Mariana Anacleto | Iluminação: Dario Uzam e Cia. Articularte | Elenco: Surley Valério, Renato Bego, Tanagra Andria e William Lobo | Suplente: Flávio Borzi | Produção: Dario Uzam– Teatro de Bonecos.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo