#14 CADERNO DE ARTISTA Wellington Duarte

O projeto Caderno de Artista, idealizado pela curadoria de dança do CCSP, tem a intenção de acessar procedimentos de criação ou, por assim dizer, a materialização de um pensamento em processo.

Convidamos coreógrafas(os) a compor uma obra audiovisual sobre modos de criação, entendimentos de dança, corpo e movimento, referências, matérias-primas e fases.

Os cadernos produzidos dentro do programa serão incorporados ao Arquivo Multimeios do CCSP, referência em acervos de arte e um dos principais de dança do país, contribuindo para a sua atualização com informações sobre importantes criadores de dança que ainda não tiveram suas obras catalogadas.

Nesta edição do Caderno de Artista, o artista Wellington Duarte apresenta a obra De Acordo Com Quê?

O caderno De Acordo Com Quê? do artista Wellington Duarte, dá a ver sua lógica de criação, seu pensamento de corpo, seus gestos artísticos enquanto gestos políticos. O artista da dança aparece como alguém que reflete seu tempo, dá caminho para potências numinosas através do acontecimento do corpo que se faz em seu dançar. Um desmantelo do corpo instituído, uma fala-fragmento que move os corpos a partir dos seus desastres. 

Para a montagem do caderno, utilizamos registros de obras que datam dos fins dos anos 80 aos tempos mais recentes, colocando-os lada a lado, de tal forma, que se nos revela lugares de corpo que se repetem, que insistem, que reaparecem as vezes depois de dez anos, para além de uma consciência coreográfica do artista, mas sim pela força do próprio lugar, do próprio topos corporal. Corpos que se atracam, a multivetorialidade do movimento, corpos-bomba, danças-grito, situações de atrito.

Aparecem no caderno também, vestígios de textos, imagens, músicas, pinturas de artistas e pensadores com quem Wellington trava conversas, embates, lutas corporais, em seus processos de criação. Indícios de conversas que nunca se findam em um único processo. A insistência daquele que diz: preciso continuar, não posso continuar, vou continuar.

O caderno De Acordo Com Quê? cria um caminho de pensamento através de todos esses materiais, que através da montagem, busca se aproximar da forma do pensamento e da dança do artista Wellington Duarte. 

 

WELLINGTON DUARTE

atua em São Paulo como diretor, bailarino e performer desde 1990 e atualmente dirige o Núcleo EntreTanto. Em sua trajetória promoveu um fazer/dizer no corpo e investiga qualidades corporais que vão além de temas pontuais. Neste contínuo fazer tem elaborado propostas experimentais da fisicalidade, conectando lógicas, pensamentos e questões insuspeitas no corpo.

 

Ficha Técnica

Montagem: Daniel Fagus Kairoz | Edição: Wellington Duarte e Daniel Fagus Kairoz | Digitalização de Acervo: Portal MUD

 

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo