Fonografia e Patrimônio Cultural: a digitalização dos cilindros de cera pertencentes ao Acervo Histórico da Discoteca Oneyda Alvarenga

11/11, às 18h

  • no Youtube do Centro Cultural São Paulo
  • atividade gratuita 

O Centro Cultural São Paulo apresenta o seminário Fonografia e Patrimônio Cultural: a digitalização dos cilindros de cera pertencentes ao Acervo Histórico da Discoteca Oneyda Alvarenga. O evento online tem o objeto de trazer ao público o importante trabalho de preservação e recuperação deste singular acervo musical de povos tradicionais do Brasil, registrado com a técnica de gravação em cilindros de cera no começo do século XX.

Com participação da historiadora Juliana Pérez Gonzáles e do físico Nilson Souza Filho, o seminário tem como temas a história dos registros etnográficos, os meios e metodologias para preservação e digitalização desse suporte e história e as técnicas de gravação sonora, especificamente a respeito do fonógrafo de Edison. 

 

O evento acontece no YouTube. Para garantir certificado, é preciso preencher o formulário.

Este projeto possui o apoio financeiro dos países integrantes do Programa Iberarquivos e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) no projeto “Tratamento e conservação do Fundo Discoteca Oneyda Alvarenga: acondicionamento, descrição e restauro da documentação textual e fonográfica (cilindros de cera)” e da Universidade de São Paulo USP no Projeto “Fonografia e patrimônio cultural – digitalização de cilindros de gravação da Discoteca Oneyda Alvarenga do CCSP”. O projeto também conta com o apoio da Universidade de São Paulo por meio do professor Pedro Paulo Salles (ECA).

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo