#CCSPindica: Clima de Olimpíadas – 5 livros que se dedicam a pensar o esporte


Começaram nessa semana as Olimpíadas em Tóquio 2021. O evento reúne atletas do mundo todo e desperta a atenção do público para o mundo dos esportes. E para não perdermos a oportunidade de entrar no clima dos jogos, selecionamos 5 livros que abordam o esporte de diversas maneiras: De biografias inspiradoras a livros poemas que refletem questões históricas e sociais.


Atletas olímpicos brasileiros
de Kátia Rubio

Neste livro lançado pela editora Sesi-SP, a professora e pesquisadora Kátia Rubio apresenta um estudo sobre os atletas olímpicos brasileiros. Na primeira parte, o leitor verá aspectos dos Jogos Olímpicos da Era Moderna e as questões históricas que os acompanharam. Na segunda parte, o livro traz como protagonista a figura do atleta e o estudo da história de vida e trajetória dos atletas olímpicos brasileiros. São reportadas 1.796 histórias (apresentadas na forma de verbetes biográficos), fruto de incontáveis horas de coleta de informações e entrevistas com os próprios atletas e, por vezes, com seus familiares e amigos.

Quando é dia de futebol 
de Carlos Drummond de Andrade

Lançada pela editora Companhia das Letras, a obra é uma seleção de crônicas e poemas escritos por Carlos Drummond de Andrade a partir de sua observação sobre Copas do Mundo, rivalidades entre grandes times e lances geniais de Pelé, Mané Garrincha e outros. Publicados em sua maioria nos jornais Correio da Manhã e Jornal do Brasil, os textos do livro mostram um Carlos Drummond de Andrade atento ao futebol em suas múltiplas variantes: o esporte, a manifestação popular, a metáfora que nos ajuda a entender a realidade brasileira.

Toque de gênio – A história e os exemplos de Fofão
de Kátia Rubio e Rodrigo Grilo 

O livro “Toque de Gênio” conta toda trajetória de Hélia antes e depois de virar Fofão. Todas as histórias em detalhes sobre conquistas de títulos, suas dificuldades na carreira e como as superou. Uma história de vida que inspira e emociona e um exemplo real de dedicação, resiliência e disciplina.

Veneno Remédio – O futebol e o Brasil 
de José Miguel Wisnik 

O autor José Miguel Wisnik apresenta um livro de ensaios dedicado à temática do futebol. Lançado pela editora Companhia das Letras, a obra, que abre reflexões sobre as questões políticas, sociais e econômicas em torno do esporte, aborda questões como a “democracia racial” e o “homem cordial”. Ideias de Machado de Assis, Mário e Oswald de Andrade, Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Caio Prado Júnior dão luz às reflexões sobre os jogadores e o desenvolvimento do futebol no País. 

Ode a Mauro Shampoo e outras histórias de várzea 
de Luiz Antonio Simas

Lançada pela editora Mórula, a obra reúne 32 crônicas que contam histórias de times pequenos, derrotas, sonhos e conquistas da várzea. Tudo indica que a expressão “futebol de várzea” surgiu em São Paulo, em campos que ficavam às margens do Rio Tietê. Para efeito deste livro, a várzea é qualquer terreno – do campinho de terra ao estádio famoso – onde o futebol inventa, margeando modestos ribeirões, a vida.

 

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo