Do Palco às Ruas: CCSP realiza performance com figurinos do Theatro Municipal

Como parte da programação da Virada Cultural 2020, o Centro Cultural São Paulo apresenta – nos dias 12 e 13/12 (sábado e domingo) – a performance inédita Do Palco às Ruas, em que modelos desfilam figurinos do acervo do Theatro Municipal, que, quase em sua totalidade, serão apresentadas pela primeira vez fora dos palcos. Essa programação, que mistura tempo, contexto e representatividade, é uma iniciativa da Curadoria de Moda do CCSP e vem sendo planejada desde o ano passado.

O projeto faz parte de um extenso trabalho de pesquisa sobre os figurinos de produções líricas e de dança do Theatro Municipal de São Paulo, que reúne mais de 18.000 peças de vestuário, formando cerca de 5.000 trajes completos. São peças que, em sua maioria, foram apresentadas publicamente apenas nos palcos (as mais antigas datam de 1948). Do Palco às Ruas visa extravasar esse acervo mágico, rico e único, aos olhos da população, e à luz das linguagens do vestir contemporâneo.

Numa primeira etapa, ainda em 2019, foram selecionadas 745 peças que, entre setembro e janeiro de 2020, foram identificados por Ópera/Balé, ano de produção, estilista/figurinista. Para compreensão do contexto da produção artística, também foram elaborados textos orientadores sobre a caracterização cênica do conjunto de figurinos. Numa segunda etapa, a diretora do CCSP, Erika Palomino, editou 141 trajes de cena e acessórios. Posteriormente, entre maio e setembro de 2020, as peças foram catalogadas por uma equipe coordenada pela pesquisadora Vivi Junqueira.

Por fim, foram editados 80 figurinos, que serão registrados em foto, vídeo e apresentados num backstage armado, instalado na Praça das Bibliotecas, onde modelos convidadas(os) serão produzidas(os) por uma vasta equipe de estilo e beleza para desfilarem rumo aos diversos shootings que acontecem simultaneamente por todo o CCSP. Durante a programação, o público frequentador poderá também acompanhar essa grande performance, fazer parte dela, e viver essa sensação de proximidade real com os figurinos. Do Palco às Ruas é também uma maneira contemporânea de olhar para a memória, para a necessidade de preservação e para a produção cultural de São Paulo, tirando o processo acervístico do lugar do passado e mostrando seus processos para novos públicos.

Entendendo que o acesso a linguagens como a dança e a ópera, no Theatro Municipal, não era, até pouco tempo atrás, acessível a todas pessoas, em sua real diversidade, para o CCSP realizar este projeto se tornou necessário colocar mais uma camada de comentário sobre ele, diante das mais urgentes discussões em curso no país. Para tanto, reunimos uma grande e diversa rede de profissionais e personalidades, ganhando protagonismo sobre este acervo.

Figurinos do acervo do Theatro Municipal no CCSP (foto: Artur Cunha)

Quais corpos/classes vestiam ou podiam ver esses trajes? Que significados podem surgir quando outras configurações sociais, de corpo e vivências se apropriam dessas roupas, e as usam? Que questões esses deslocamentos de uma roupa pensada para um palco até então tido como “de elite” provocam ao serem vestidos na/para/pela rua?

Para tal, espalhados pelo equipamento cultural, 18 times estarão vestindo e fotografando simultaneamente esses figurinos históricos, partindo do grande camarim que será montado na icônica Praça das Bibliotecas e se estendendo pelo resto do Centro Cultural.

Do Palco às Ruas promete causar diferentes reações na Virada 2020, em que passado, presente, teatral e cotidiano se misturam. Os registros da performance serão disponibilizados online na forma de catálogo (online e impresso), um videoclipe e um documentário. Os trajes de cena mais antigos serão apresentados em forma de exposição em uma vitrine no CCSP, para sua devida fruição.

Dentre os looks da performance estão, do acervo do Balé da Cidade de São Paulo: Paraíso Perdido; Perpetuum; Antiche Danze, Sagração da Primavera; Um Passo Acima; Baile na Roça; Giselles; do acervo da Ópera do Theatro Municipal vêm Dom Carlo (Gabriel Vilela); Madame Butterfly (Tomie Ohtake/Fábio Namatame); Ariadne em Naxos (Marcelo Marques); Turandot (Sofia di Nunzio); The Rake’s Progress (Mira Haar); Falstaff (Fabio Namatame); O Morcego (Olinto Malaquias); O Rouxinol (Fernando Anhê); Scheherazade (Fernando Anhê), e Orfeu (de Naum Alves de Souza).

Quando e onde:
12/12 (sábado), das 10h às 22h, e 13/12 (domingo), das 10h às 18h – em todo o prédio do CCSP, com transmissão ao vivo pelo Instagram @ccsp_oficial

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo