Discoteca do CCSP celebra 85 anos com potente programação

Discoteca CCSP 85 celebra oito décadas e meia de existência da Discoteca Oneyda Alvarenga, única instituição pública em seu gênero na cidade de São Paulo, cuja salvaguarda pertence ao CCSP. A comemoração da efeméride se dá a partir de extensa pesquisa sobre este histórico acervo musical: traz 12 residências artísticas, 14 mesas de debate e 10 back to backs (bate-papos sobre música e discos), apresentadas em dezembro de 2020 e janeiro de 2021.

O projeto é encabeçado por Chico Dub, curador com foco em música de invenção e arte sonora, e tem cocuradoria de Tiganá Santana, músico, compositor e pesquisador.

O principal objetivo do evento é jogar luz no inestimável acervo da Discoteca Oneyda Alvarenga. O enfoque, portanto, é mais amplo e mais acessível do que normalmente se espera de um evento ligado a coleções e arquivos. Há ainda um recorte ligado à música negra e perspectivas decoloniais, com curadoria de Tiganá Santana, que perpassa toda a programação, investigando, principalmente, etnomusicologias e epistemologias afro-descendentes.

O projeto continua agora em janeiro, seguindo com a exibição de conteúdos gerados a partir das residências artísticas – dentre elas, a residência da artista Numa Gama, que traz pesquisa sobre sonoridades eletrônicas que revisitam ritmos originais/ancestrais e abordam o acervo de modo a misturar tempos e referências. Nas mesas de debate Didi Couto (condução), Negro Leo, Marcus Preto e Teresa Cristina conversam sobre os legados de Zuza Homem de Mello, Aldir Blanc, Moraes Moreira e João Gilberto.

A primeira parte da celebração, que aconteceu em dezembro de 2020, contou com Jonathan Ferr apresentando ao vivo sua pesquisa feita a partir da coleção de piano de Magdalena Lebeis e outras figuras do arquivo histórico da Discoteca. No dia 19/12, a cantora Josyara fez um show na icônica Sala Adoniran Barbosa e trouxe referências da coleção de violão de Ronoel Simões. Dia 20 de dezembro, para fechar a primeira parte da programação, Beat Brasilis mostrou sua música improvisada e coletiva, tomando a ideia do sample nas dependências do CCSP.  Parte dessa programação foi disponibilizada online e pode ser acessada no YouTube do CCSP.

Em atendimento ao plano de retomada, os shows foram realizados com capacidade reduzida e seguindo todos os protocolos de segurança. Os mesmos procedimentos continuarão em vigor na programação de janeiro, de forma a garantir que o legado da Discoteca seja celebrado da melhor maneira possível.

Russo Passapusso, do BaianaSystem, participa dia 1/2 da mesa "2011-2020: 10 anos de música no Brasil"

Programação janeiro e fevereiro de 2021

18/1 (segunda), no YouTube do CCSP
Mesa Disco de Artista
com Franz Manata, Julia Morelli, Pedro Barbosa e Vivian Caccuri

20/1 (quarta), no YouTube do CCSP
com Alberto Pitta e Carlos Rennó

22/1 (sexta), no YouTube do CCSP
Mesa Mário de Andrade – Mário ao Encontro de Estéticas e Epstemologias Negras: Reflexões e Desdobramentos
com Angela Teodoro Grillo, Carlos Sandroni, Grillo Tiganá Santana e Ligia Ferreira

25/1 (segunda), no YouTube do CCSP
Mesa Elsie Houston – Cantares e Performances Femininas Negras
com Biancamaria Binazzi, Fabiana Cozza, Héloa e Marilda Santanna

27/1 (quarta), no YouTube do CCSP
Mesa Lorenzo Turner – Africanias Linguísticas e Experiências Religiosas Afro-Brasileiras
com Félix Ayoh’Omidire, Tiganá Santana, Xavier Vatin e Yeda Pessoa de Castro

29/1 (sexta), no YouTube do CCSP
com Dubstrong e Zegon

1/2 (segunda), no YouTube do CCSP
Mesa 2011-2020: 10 Anos de Música no Brasil
com Fillipe Catto, Lorena Calábria, Patricia Palumbo e Russo Passapusso

3/2 (quarta), no YouTube do CCSP
Mesa O Mundo Sonoro de Comunidades Indígenas
com Djuena Tikuna, Kunumi MC e Rádio Indígena Yándê (Brisa Flow)

5/2 (sexta), no YouTube do CCSP
Mesa Música Eletrônica Made in São Paulo
com Claudia Assef, Eli Iwasa, DJ Cashu e DJ Marky

8/2 (segunda), no YouTube do CCSP
Mesa Etnomusicologia e Epistemologias Afro-Brasileiras
com Eurides Santos, Kazadi Wa Mukuna. Laila Rosa e Xavier Vatin

10/2 (quarta), no YouTube do CCSP
Mesa Sons, Poéticas e Vivências Bantu no Brasil
com Mestre Janja, Leda Maria Martins, Luiz Antonio Simas e Tiganá Santana

12/2 (sexta), no YouTube do CCSP
Mesa Sons, Ancestralidades e Criações Tamboriladas
com Beth Beli, Mestra Joana, Mônica Millet e Viviam Caroline

Programação dezembro de 2020

9/12 (quarta), no YouTube do CCSP
Back to Back

com Charles Gavin e Arthur Dapieve (Parte 1)

10/12 (quinta), no YouTube do CCSP
Back to Back
com Charles Gavin e Arthur Dapieve (Parte 2)

11/12 (sexta), no YouTube do CCSP
Mesa Novo Resgate da Música Brasileira
com Augusto Olivani (Salvagem), Biancamaria Binazzi (Gomalaca), Fernando Iazetta (Berro), Rafael Toledo e João Victor (Lugar Alto)

16/12 (quarta), no YouTube do CCSP
com Clarice Falcão e Guilherme Guedes

18/12 (sexta), às 19h, na Sala Adoniran Barbosa
Show Jonathan Ferr

19/12 (sábado), no YouTube do CCSP
com Isadora Almeida e Lucio Ribeiro

19/12 (sábado), às 19h, na Sala Adoniran Barbosa
Show Josyara

20/12 (domingo), às 18h, na Praça das Bibliotecas
Show Beat Brasilis

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo