Caderno de Artista #02

A curadoria de dança convida coreógrafos paulistas a comporem uma obra sobre seus modos de criação, seus entendimentos de dança, suas referências, suas matérias-primas, seus trânsitos. Um registro visual como desdobramento de seu próprio processo criativo, do que se constitui a sua criação e seu modo de produção. Cada qual usará o que melhor lhe traduzir. Cada qual é único. É memorial e legado num modo não convencional. Trata-se menos de apresentar um repertório, mas de pensar legado como futuro e arquivo poético.

O CCSP disponibilizará o projeto posteriormente no Arquivo Multimeios – referência em acervos de arte que reúne cerca de 900 mil itens entre registros visuais, audiovisuais e documentos.

Na primeira edição do Caderno de Artista, convidamos o coreógrafo e bailarino Cristian Duarte. Apresentamos agora a coreógrafa e bailarina Eliana de Santana:

Das Palavras
A partir das palavras e com as palavras. Meu trabalho de dança nasce de um profundo interesse na literatura, referência e estímulo para a criação no corpo e na cena. Para o projeto Caderno de Artista, o caminho inverso, a partir das anotações feitas durante ensaios e processos, tentar encontrar, entender, revelar um pouco de onde essa dança vem. As linhas muitas vezes traçadas às pressas, e de um modo que nunca pensei que seriam vistas. A caligrafia reveladora de alguma personalidade e intenção, palavras não são apenas significados, mas também corpo. Elas estão aqui, entre fotos, vídeos e meus livros tão lidos, realçando a memória de tantas propostas e meios de mexer o mundo.

Eliana de Santana é intérprete e coreógrafa. Em 1996 estreia seu primeiro trabalho autoral, dando início à sua pesquisa em dança e criação cênica. Em seu trabalho aborda questões como a do sujeito anônimo, buscando inspiração em temas e artistas da literatura brasileira e das artes visuais. Atualmente dirige a E² Cia de Teatro e Dança, onde mantém parceria com vários artistas da cena contemporânea paulistana.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo