Programação CCSP | Dança | Julho

A curadoria de dança do CCSP apresenta a programação online do mês de julho. Série de cursos gratuitos, que acontecem de segunda a sexta, no Instagram do CCSP. Já foram realizados cursos de forró, afro, dança e deficiência, funk e hip hop.

Programação

Workshop Academia do Funk

até 3/7 (segunda a sexta), às 10h, no Instagram do CCSP

Academia do Funk é uma iniciativa que oferece aulas teóricas e práticas sobre Funk, desde a história da cultura até a dança como prática artística a partir da corporeidade periférica.

com: Renata Prado – pesquisadora na área de educação na Faculdade de Pedagogia da UNIFESP. Idealizadora e articuladora da Frente Nacional de Mulheres no Funk. Dançarina, coreógrafa e professora de Funk.

Workshop Swingueira e Brega-Funk

6 a 10/7 (segunda a sexta), às 10h, no Instagram do CCSP

As aulas introduzem dois ritmos e suas coreografias, ambos criados nas periferias do Recife. A swingueira, que deriva do pagode baiano, e o brega-funk, um híbrido de canções dos funks carioca e recifense com as batidas do brega e as coreografias da swingueira. Ao longo da semana as aulas evoluirão até alcançarem as coreografias.

com: Duda Lemos – bailarina e coreógrafa de dança popular e pop periférica há 15 anos. Protagonista do filme de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca, o projeto que representou o Brasil na Bienal de Veneza 2019.

Workshop Lindy Hop

13 a 17/7 (segunda a sexta), às 10h, no Instagram do CCSP

O curso faz uma introdução à história das Swing Dances e as origens do Lindy Hop, apresentando o Charleston dos anos 30 e 40, o Swing Jazz, o Authentic Jazz e o Blues, e trabalhando a partir de aquecimento, passos básicos, giros, brincadeiras e improvisos.

com: Felipe Trizi – dançarino e professor, participa de festivais e tem aulas com grandes nomes da Swing Dance e do Blues Dance. Hoje faz parte da equipe de professores da 1941 Vintage.

Workshop Pagodão e Suas Conexões

20 a 24 de julho (segunda a sexta), às 10h, no Instagram do CCSP

As aulas têm por objetivo resgatar a ancestralidade do povo preto e suas danças, misturando o pagode baiano com danças modernas e periféricas como o funk, o vogue e as danças urbanas. O curso oferece aos alunos uma experiência afro futurista, cheia de referências e informações que empoderam principalmente o povo preto e periférico. 

com: Jean Jacarezinho – atua como assistente coreográfico e diretor de movimentação, passando por palcos como o Grande Prêmio Nacional do Cinema Brasileiro e o Show dos Famosos no Domingão do Faustão. É orientador e professor no espaço cultural Quilombolas de Luz e Capoeira, em São Paulo.

Programações anteriores

junho

Workshop Dança Afro

22 a 26/6 (segunda a sexta), às 10h, no Instagram do CCSP

A Dança Afro Brasileira é uma modalidade de dança acessível que promove um diálogo com a ancestralidade Afro Brasileira. O curso possibilita ampliar o conhecimento sobre essa cultura, despertar e desenvolver a criatividade, autonomia, liberdade, sensibilidade e percepção corporal.

com: Tainara Cerqueira – bailarina formada pelo Balé Folclórico da Bahia. Professora de Dança Afro Brasileira com carreira internacional na Europa, atuando artisticamente em publicidade e espetáculos.

Workshop Dança e Deficiência

15 a 19/6 (segunda a sexta), às 10h, no Instagram do CCSP

O curso apresenta a relação entre dança e deficiência, buscando refletir como se deu este encontro e como, a partir da década de 1990, essa relação se fortaleceu. Serão propostos, a cada aula, alguns exercícios utilizando ferramentas de acessibilidade como disparadores para a criação em dança.

com: Edu O. – professor da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia. É também coreógrafo, dançarino, escritor e ator.

Workshop de Hip-Hop

8 a 12/6 (segunda a sexta), às 10h, no Instagram do CCSP

A oficina apresenta a história do Hip-Hop com ênfase na dança de rua Breaking, as técnicas de ritmo, a elaboração de coreografias individuas e coletivas, e muito mais.

com: Rodolfo Almeida, conhecido pelo nome artístico de B.Boy Grilo – professor, convidado para compor júri em competições e apresenta shows profissionalmente.

Workshop de Voguing

1 a 5/6 (segunda a sexta), às 10h, no Instagram do CCSP

A proposta da aula é a experimentação das possibilidades de performance de vogue elementos, intenções e musicalidade Vogue Beat, Vogue Music, House, Pop, Funk e Afro House. É relevante a pontuação que essas oficinas têm como base a realidade e vivência travesti.

com: Zaila – performer, professora e coreógrafa de danças urbanas. Integra a House Of Zion, grupo de performers que desenvolvem a dança Voguing através de intervenções e encontros com a comunidade Ballroom em São Paulo e também em outros estados do Brasil. 

#corredordadancaccsp​

segundas, às 15h, no Instagram do CCSP

A curadoria de dança lançou o projeto #corredordadancaccsp​. Toda segunda, no Instagram, recriaremos virtualmente a cena vivida no espaço conhecido como corredor da dança. Para tanto, estamos convocando praticantes dos diversos gêneros que ocupam esse espaço a se reunirem para ensinar, aprender, praticar e divulgarem seus trabalhos no Instagram do CCSP em parceria com o Portal MUD (Museu da Dança), plataforma online desenvolvida para o fomento da dança. Criadores do projeto #danceemcasa, que já conta com mais de 1000 vídeos compartilhados nas redes socais.

maio

Workshop de forró

25 a 29/5 (segunda a sexta), às 10h, no Instagram do CCSP

A proposta da aula ao vivo é ajudar a entender melhor o corpo em movimento sem a dependência da parceria. Utilizando repertório a partir do forró pé de serra e da cultura popular, trabalharemos equilíbrio, eixo, consciência corporal e musical. A aula atende desde dancarines iniciantes até avançades, já que é uma proposta de melhora técnica e não apenas de repertório.

com: Juliana Freire – mestre em dança pela UFBA e idealizadora do Forró das Bonita.

#corredordadancaccsp

lançamento 25/5 (segunda), às 15h, no Instagram do CCSP

Esta ação tem o propósito de recriar virtualmente a cena vivida nos corredores do CCSP, conhecidos como “corredor da dança”. Para tanto, estamos convocando praticantes dos diversos gêneros que ocupam esse espaço a se reunirem para ensinar, aprender, praticar e divulgarem seus trabalhos no Instagram do CCSP em parceria com o Portal MUD (Museu da Dança), criadores do projeto #danceemcasa, que já conta com mais de 1000 vídeos compartilhados nas redes socais.

Lançamos o projeto com a apresentação do B.boy Grilo, produtor da Estação Hip Hop, arte educador e integrante da 011Crew e praticante do corredor da dança desde 2010 com seus parceiros da Style Crew e Sete Selos.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo