#CCSPindica: conheça mais sobre alguns nomes da literatura brasileira #03

Mais do que uma maneira de valorizar a cultura à qual pertencemos, o consumo de literatura nacional se tornou uma forma de resistência e de empoderamento – especialmente para combater episódios recentes que beiram a censura. Para valorizar a essência revolucionária da literatura, assista a uma coletânea de entrevistas disponíveis no YouTube de/sobre alguns grandes nomes da literatura brasileira:

Carolina Maria de Jesus

Conheça mais sobre o fenômeno que foi Carolina Maria de Jesus. Mulher, negra, catadora de papel, a escritora revolucionava e resistia produzindo uma literatura manuscrita em cadernos. Nessa entrevista, concedida por Vera Eunice de Jesus Lima (a filha de Carolina), você pode conhecer histórias particulares sobre a vida e a personalidade dessa potente figura. Para conhecer mais ainda, vale conferir o vídeo da Fapesp com a historiadora Elena Pajaro Peres, também sobre a biografia e a obra de Carolina.

Elisa Lucinda

Elisa Lucinda é poetisa, atriz e jornalista. Natural de Vitória, Espírito Santo, Elisa popularizou a poesia pela sua maneira coloquial de escrever e declamar. Para conhecer ainda mais a autora, vale conferir também sua outra entrevista dada ao Itaú Cultural

Cora Coralina

Conheça melhor a goiana Cora Coralina, a poetisa renomada que só começou a publicar seus trabalhos aos 76 anos. Apesar de escrever desde pequena, os estandartes sociais do começo do século XX inviabilizaram a divulgação dessa escrita preciosa que hoje é tão conhecida. Na entrevista, conferimos um depoimento de sua filha sobre a história de Cora Coralina. 

Rachel de Queirós

Poetisa, nordestina, comunista e primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras, Rachel de Queirós é um nome que vale a pena conhecer. Nesse documentário-depoimento um pouco mais longo, pode-se conhecer melhor sobre essa romancista de notável destaque.

Ariano Suassuna

Dramaturgo e autor de Auto da Compadecida, Ariano Suassuna é consagrado pelo humor e pela valorização da cultura nordestina. Sua famosa “aula espetáculo”, realizada no Tribunal Superior do Trabalho em 2012, está disponível integralmente no Youtube para quem quiser conhecer, se inspirar e se entreter com a sabedoria do querido escritor.

Texto: Isabela Pretti

>>> Veja mais matérias do #CCSPdeCasa aqui

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo