Ação Cultural: Peripatumen! O que as crianças pensam de casa

O Peripatumen! O que as crianças pensam é um projeto da Supervisão de Ação Cultural do CCSP que desde 2017 busca oferecer às crianças espaços para reflexão e trocas. O projeto teve como ponto de partida a inquietação sobre a ausência de momentos de reflexão e trocas para os pequenos, e vem abordando com sucesso temas abstratos como o afeto, o tempo, a memória, o pensamento e a própria identidade.

Considerando as crianças como seres pensantes e surpreendentes, o Peripatumen! alia a curiosidade dos pequenos com a ideia de Aristóteles, que acreditava que só se aprendia passeando. A proposta é criar, como numa visita, um lugar de liberdade que possibilite a prática do diálogo aberto e da cidadania cultural para todas as idades. 

Agora, em quarentena, os pensamentos podem se agigantar, explorando lugares novos, inesperados. Pensando nisso, os organizadores do Peripatumen! trazem três vídeos que podem gerar um espaço de livre expressão, troca de ideias e construção conjunta entre adultos e crianças em casa.

1) Para os pequenos, sugerimos a história O Rato e a Montanha, do filósofo Antonio Gramsci, publicada pela Boitatá, selo infantil da editora Boitempo. 
Sinopse: um rato bebe um copo de leite e só depois se dá conta de que seria o único alimento de um bebê. A contação é feita por Daniela Mussi, Zeca Loureiro e Gael Loureiro e a edição do vídeo e do som é de Zeca Loureiro.

2) Para os mais velhos, sugerimos o vídeo O Novo em Tempos de Urgências Sociais e Culturais, uma conversa que fez parte do Seminário Arte, Cultura e Política no Brasil Contemporâneo: uma Perspectiva a Partir do Rumos Itaú Cultural, em abril de 2019.
Com Peter Pal Pelbart, mediada por Ana de Fátima Sousa.

3) Vídeo produzido pela equipe de comunicação do CCSP sobre o encontro Ágora agora: a prática política entre crianças, com o educador Marcelo Soler. 
Sinopse: a conversa permeou o conceito de política em sua acepção filosófica e etimológica: palavra que vem de polis, cidade estado grego. Ou seja, tudo o que diz respeito ao bem comum, ao universo público.
>>> Vídeo disponível no Facebook da Ação Cultural do CCSP

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo