Direto da Curadoria: cinema com Carlos e Célio

Célio Franceschet e Carlos Gabriel Pegoraro, curadores de cinema do CCSP, comentam sobre os festivais no Brasil e no mundo que acontecem durante o mês de maio. Desde uma surpreendente fusão de gigantes internacionais do cinema até uma celebração do nacional brasileiro em um festival de documentários etnográficos.

We Are One: A Global Film Festival

Os principais festivais de cinema do mundo (Cannes, Sundance, Berlim, Toronto, Veneza e Tribeca), após optarem pelo cancelamento de suas edições, decidiram unir forças para produzir um só festival, online e gratuito. O We Are One: A Global Film Festival vai ocorrer entre 29 de maio e 7 de junho pelo Youtube. 

O line-up de filmes será revelado numa data mais próxima da estreia do evento, então ainda não sabemos qual será o calibre de lançamentos – se serão filmes de diretores aclamados ou de uma projeção comercial. O que se sabe é que a programação não deve deixar a desejar, considerando que a iniciativa é da Tribeca Enterprises (responsável pelo festival Tribeca), e que Cannes, Sundance, Berlim e outros grandes festivais vão contribuir com uma curadoria conjunta. Essa bem-vinda cooperação entre os 20 maiores festivais do mundo para integrar um festival online e gratuito durante a pandemia não pode ser qualquer coisa.

Forumdoc.bh: Vivências indígenas, imigração e construção política

O Forumdoc.bh, um dos festivais de documentários etnográficos mais interessantes realizados no Brasil, acontecerá online este ano, seguindo a tendência de isolamento adotada por praticamente todos os eventos de cinema do mundo. Entre os dias 5 e 19 de maio, serão disponibilizados seis curtas e longas-metragens, incluindo documentários de diretores indígenas premiados em festivais nacionais, novos trabalhos de Vincent Carelli em parceria com Wewito Piyãko, e o documentário Banquete Coutinho, de Josafá Veloso. 

Segue a lista de filmes disponibilizados: 
Yãmiyhex, as Mulheres-Espírito, de Sueli e Isael Maxakali
Mãtãnãg, a Encantada, de Charles Bicalho e Shawara Maxakali
Eleições, de Alice Riff
Banquete Coutinho, de Josafá Veloso
Enquanto Estamos Aqui, de Clarissa Campolina e Luiz Pretti
Antonio e Piti, de Vincent Carelli e Wewito Piyãko.

>>> Veja mais matérias do #CCSPdeCasa aqui!

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo